SUPERNATURAL - A SEGUNDA TEMPORADA COMPLETA
Direção: Vários
Elenco:
Jared Padalecki, Jensen Ackles, Jeffrey Dean Morgan, Jim Beaver, Samantha Ferris, Alona Tal
Distribuidora: Warner
Duração: 903 min.
 

Região: 4

Lançamento: 15/10/2007

Nº de discos: 6
Cotações:
Filme
DVD

Comentários de
Jorge Saldanha

A SÉRIE
As criaturas sobrenaturais estão de volta - vampiros, espíritos vingativos, lobisomens, demônios e entidades ainda mais aterrorizantes. E onde quer que esses seres do mal estejam, lá também encontraremos os irmãos Sam e Dean Winchester (Jared Padalecki e Jensen Ackles), caçadores incansáveis na trilha do demônio que assassinou a mãe deles mas poupou Sam, à época um bebê.

Com sua bem calibrada mistura de terror, ação e humor, Supernatural conquistou um merecido culto entre aqueles que se sentiam órfãos de séries como Arquivo X e Buffy, A Caça Vampiros, entrando firme em sua terceira temporada (atualmente exibida no Brasil pelo canal pago Warner Channel) sem sinal de perder o pique. Pelo contrário, cada temporada vem sendo melhor que a outra, graças a tramas que, além de introduzir interessantes personagens recorrentes, colocam a dupla de irmãos combatendo ameaças sobrenaturais em meio a situações criativas, cheias de referências a filmes e séries de horror. Mas na base disso tudo está o desenvolvimento do relacionamento entre Sam e Dean, e para isso ajuda bastante o excelente entrosamento entre os dois jovens atores Jared Padalecki e Jensen Ackles, que atuam como se realmente fossem irmãos. À vontade nos papéis eles fazem os irmãos brigarem e zoarem um com o outro, mas sempre mantendo-se unidos em sua constante luta contra o Mal. Também mantém segredos um do outro - o que terá sérias conseqüências conforme a temporada vai progredindo. Ao final de primeira temporada, deixamos Sam, Dean e o pai deles (Jeffrey Dean Morgan) inconscientes em seu carro, que fora abalroado por um caminhão dirigido pelo demônio de olhos amarelos. Esta temporada começa exatamente após o acidente de carro, que levará a um sacrifício que cimentará definitivamente o laço que une os irmãos Winchester. Se no ano anterior a meta deles era encontrar seu pai, a desta temporada é descobrir a verdade que está por trás da morte da mãe deles em um incêndio, que como sabem não foi um caso isolado – mortes semelhantes ocorreram pelo país na mesma época, e as crianças sobreviventes adquiriram habilidades especiais – no caso de Sam, ele tem visões de eventos que irão acontecer. Portanto, Dean e Sam terão de encontrar o demônio de olhos amarelos e impedir seus planos, que incluem os jovens com habilidades paranormais. Fora isso, em suas viagens a dupla encontra outros caçadores de criaturas sobrenaturais, como Gordon Walker, que persegue vampiros, e num bar de beira de estrada, freqüentado principalmente por caçadores, descobrem que a proprietária Ellen (Samantha Ferris) e sua filha, Jo (Alona Tal), possuem uma ligação com seu pai. Enfim, com todos os seus sustos e surpresas, Supernatural continua sendo a melhor série do gênero que surgiu em anos, e os muitos fãs certamente esperam que seu criador, Eric Kripke, continue mantendo o ótimo padrão atual.

O DVD
A Warner lança a segunda temporada de Supernatural num box de seis DVDs idêntico ao da primeira, onde no lugar do digipack do americano, há duas embalagens Amarays para três DVDs, envoltas por uma luva de cartolina fina e plastificada. O layout dos discos e dos menus também segue o estilo do box anterior, apenas mudando imagens e cores. As transferências dos 22 episódios da temporada são ótimas, preservando o aspecto original do vídeo na proporção 1.78:1 (widescreen anamórfico). O áudio original em inglês agora é Dolby Digital 5.1, que proporciona um bom efeito surround e ressalta as baixas freqüências. Outra novidade em relação ao box anterior é a inclusão da dublagem em português Dolby 2.0, recurso para mim dispensável (até pela qualidade inferior do som) mas que atende ao segmento que prefere o áudio em português. As legendas disponíveis são português e inglês.

OS EXTRAS
Os extras desta segunda temporada Supernatural continuam sendo atraentes, com a Warner inclusive buscando tornar sua apresentação mais criativa, como no caso de O Mapa de Estradas do Diabo. Exceto pelos comentários, todos os extras possuem áudio em inglês 2.0 e legendas em português.

Discos 1 a 6

  • Cenas Adicionais – No formato 4:3 letterbox, as cenas eliminadas são curiosas, mas dispensáveis. Elas estão presentes nos episódios "Na Hora da Minha Morte", “Sede de Sangue", "Os Suspeitos Habituais" e "Caçado";

  • Comentários em Áudio – Cada faixa de comentários em áudio possui participantes diferentes, resultando numa exposição de pontos de vista variados sobre a série. O destaque é do criador, Eric Kripke, com seus comentários empolgados e detalhados no episódio "Apenas um Sonho". O episódio "Na Hora da Minha Morte" traz comentários de Jared Padalecki, Jensen Ackles e do diretor Kim Manners. Finalmente, em "Demônios à Solta – 1ª Parte" temos comentários de Eric Kripke, do diretor Robert Singer e da roteirista Sera Gambles. Infelizmente, como é comum nos lançamentos da Warner, os comentários em áudio não receberam legendas em português.

Disco 6

  • Erros de Gravação (9:16) – Eis a prova definitiva de que o elenco se diverte mais durante as filmagens do que nós, ao assistirmos aos seus erros e piadas;

  • Os Primeiros Testes de Câmera Jared (7:44) – É o teste original de Jared Padalecki para o papel de Sam. A imagem é muito granulada, mas comprova que a escolha do rapaz, que possui um estilo de representar muito natural, foi acertada;

  • Galeria de Websódios (13:08) – Três websódios disponibilizados na internet durante a produção da temporada, que duram entre três e oito minutos e tratam superficialmente de efeitos visuais, roteiro e objetos de cena (props).

  • O Mapa de Estradas do Diabo – O destaque dos extras, como o nome indica, é um mapa interativo dos EUA que apresenta featurettes e informações sobre alguns episódios e criaturas da temporada. O mapa também ajuda a acompanhar as viagens dos irmãos, em um jeito interessante de apresentar bons extras. Só não sei por que, na embalagem, um dos featurettes que o compõe (“Os Episódios do Inferno: O Making Of de Demônios à Solta – 2ª Parte”, é destacado como um extra à parte.

MENUS
Os menus, como os da primeira temporada, continuam estáticos. A navegação é simples, seja para acessar os episódios, seja para selecionar idiomas ou extras.

DVDs COMENTADOS