O VINGADOR DO FUTURO
Direção: Paul Verhoeven
Elenco:
Arnold Schwarzenegger, Rachel Ticotin, Sharon Stone, Ronny Cox, Michael Ironside, Marshall Bell, Mel Johnson Jr., Michael Champion, Roy Brocksmith, Rosemary Dunsmore
Distribuidora: Universal / Studio Canal
Duração: 108 min.
 

Região: 4

Lançamento: 13/09/2006

Nº de discos: 1
Cotações:
Filme
DVD

Comentários de
Jorge Saldanha

O FILME
No ano de 2048, Douglas Quaid tem sonhos recorrentes com o planeta Marte, uma colônia da Terra. Disposto a tirar férias de sua vida mundana, ele decide contratar o laboratório Recall para implantar uma falsa memória em seu cérebro, e viver uma grande aventura no planeta que vê em seus sonhos. Mas algo dá errado, e ele tem que fugir para Marte a fim de entrar em contato com revolucionários e descobrir se, afinal de contas, sua viagem é verdadeira ou apenas o resultado de um implante mal sucedido no seu cérebro.

Inspirado num conto de Phillip K. Dick, famoso autor sci fi que também escreveu Blade Runner, Total Recall (que no Brasil recebeu um título em português que busca uma ligação com o maior sucesso de seu astro, Arnold Schwarzenegger) foi dirigido por Paul Verhoeven em 1990. Após este filme Verhoeven dirigiria o destaque de sua carreira hollywoodiana, Instinto Selvagem, que transformou Sharon Stone - que aqui faz o papel da esposa má do herói - em estrela. Já para Schwarzenegger, O Vingador do Futuro foi um dos últimos filmes da sua fase áurea. É uma aventura de ficção científica com a ação, o humor e a sátira típicos das melhores obras do diretor holandês, tudo valorizado pela vibrante trilha sonora de
Jerry Goldsmith e uma trama dinâmica e criativa que brinca com o que pode ser real ou não. Apesar de seu visual futurista ultrapassado e de já ter sido reprisado à exaustão nas sessões da tarde da vida, este é um filme que, no seu gênero, marcou época.

O DVD
O Vingador do Futuro era o único dos melhores filmes de Schwarzenegger que ainda estava inédito em DVD no Brasil, e ele finalmente chegou aqui com o selo da francesa Studio Canal, distribuído pela Universal. Como normalmente ocorre com os lançamentos desta infame parceria, ele é merecedor de reparos. Para começar, o preço de lançamento de quase R$ 40,00, para um título já antigo e com poucos extras, é excessivo. Os menus dos DVDs são bonitos e animados, uma das poucas coisas herdadas da caprichadíssima edição da Artisan disponível nos EUA e Europa. O filme é apresentado em seu formato original widescreen anamórfico na proporção 1.85:1, e a imagem possui boa qualidade. No entanto mais uma vez, a exemplo dos outros lançamentos da Universal / Studio Canal, foi utilizada uma transferência PAL (que possui uma aceleração de 4% em relação à master original) que foi reconvertida para NTSC. Deste modo o filme ficou alguns minutos mais curto que sua versão original, que tem 113 minutos de duração. Outra conseqüência recorrente deste processo de reconversão da transferência PAL para NTSC é a perda de qualidade de imagem, com menor nitidez e surgimento de ghosting. Isto passa despercebido para a grande maioria dos espectadores, mas é uma realidade para quem possui televisores grandes. O áudio do filme é Dolby Digital 5.1 em inglês e português - esta não é a dublagem original da TV, mas pelo menos o "Schwarza" foi novamente dublado pelo Garcia Júnior, a voz nacional mais conhecida do ator - com uma qualidade satisfatória de fidelidade e espacialidade. Quanto à escolha das legendas, a exemplo de outros títulos da Universal / Studio canal, ela é vinculada à opção de áudio (por exemplo, áudio em inglês + legendas em português) e, por conseqüência, limita as opções do espectador.

OS EXTRAS
Como outros lançamentos da Universal lançados na Europa pela Studio Canal, também este Vingador do Futuro baseou-se numa edição caprichada da Artisan que possuía muitos extras que, infelizmente, ficaram no meio do caminho entre lá e aqui. Inclusive este DVD chegou a ser anunciado em pré-venda como se não tivesse extra nenhum, mas acabou sendo lançado trazendo como bônus galeria de fotos, galeria de desenhos e filmografias dos principais atores, do maquiador Rob Bottin e de Paul Verhoeven. Nada de making of, featurette, documentário ou mesmo trailer. Será que, a exemplo de Instinto Selvagem e da trilogia Rambo, a Universal / Studio Canal relançará este filme aqui numa edição com mais extras?

MENUS
Os menus dos DVDs são bonitos e animados, uma das poucas coisas herdadas da caprichadíssima edição da Artisan disponível nos EUA e Europa.

DVDs COMENTADOS