TUBARÃO (EDIÇÃO ESPECIAL DE ANIVERSÁRIO)
Direção: Steven Spielberg
Elenco:
Roy Scheider, Richard Dreyfuss, Robert Shaw, Lorraine Gary, Murray Hamilton
Distribuidora: Columbia / Universal
Duração: 125 min.

Região: 4

Lançamento: 2000

Nº de discos: 1
Cotações:
Filme:
DVD:

Comentários de
Jorge Saldanha

Baseado no popular bestseller de Peter Benchley, Jaws vem fascinando e aterrorizando as audiências de todo o mundo desde o seu lançamento em 1975, quando quebrou recordes de bilheteria e tornou-se o primeiro blockbuster de verão, gênero que Guerra nas Estrelas, dois anos após, consagrou. Com cenas de grande tensão e suspense, o filme foi o primeiro grande sucesso de público e crítica do então jovem (27 anos) Spielberg, e arrebatou três Oscars: Melhor Som, Melhor Trilha Sonora e Melhor Edição. O impacto foi tão duradouro que ninguém, nunca mais, olhou as águas do mar sem imaginar que, de repente, nelas surgiria a sinistra nadadeira de um tubarão branco. É difícil que exista alguém que ainda não tenha assistido ao filme no cinema, nas inúmeras reprises da TV ou em vídeo, mas a trama resumidamente é a seguinte: um enorme tubarão branco começa a atacar banhistas e mergulhadores nas águas do pequeno balneário marítimo de Amity. Apesar da ameaça do predador e dos avisos do chefe de polícia Brody (Roy Scheider), o prefeito (Murray Hamilton) decide não interditar as praias, e logo a matança de veranistas se inicia. Para caçar o animal, juntam-se a Brody o ictiólogo Hooper (Richard Dreyfuss) e o pescador Quint (Robert Shaw). O emocionante terço final do filme mostra os três homens, a bordo do barco pesqueiro Orca, enfrentando o terrível tubarão.

As interpretações do trio de atores principais são antológicas, e o tubarão mecânico (carinhosamente batizado de Bruce pela equipe), apesar de meio tosco se comparado aos tubarões reais ou mesmo aos modernos animatronics, ainda provoca arrepios nas cenas de ataque. Nos EUA, a edição especial de aniversário de Tubarão foi lançada em duas versões: uma com áudio em Dolby Digital 5.1, outra com áudio DTS 5.1. A versão Região 4 do DVD possui apenas áudio em Dolby Digital 5.1, com sete opções de legendas e todos os extras da versão Região 1 (como aliás é de praxe nos lançamentos nacionais da Columbia/Universal). O material adicional inicia com um excelente Making Of de 50 minutos dirigido por Laurent Bouzereau repleto de informações e raras imagens da conturbada produção, entrevistas com o diretor Steven Spielberg, o autor/roteirista Peter Benchley, o compositor John Williams, atores, produtores  e membros da equipe de produção e de criação do tubarão Bruce - que sempre quebrava na hora errada. Outros extras incluem 11 minutos de cenas inéditas, bloopers, o texto científico "O Mundo do Tubarão," três trailers de cinema, 720 (!) fotos, storyboards e desenhos de produção, e o jogo de conhecimento “Saia da Água!” totalmente em Português.

Na seção de DVD-ROM, há um protetor de tela para PC e links para o site oficial JAWS 25, o qual também possui muitas das cenas eliminadas e bloopers do disco. Indiscutivelmente, esta é a melhor apresentação de Tubarão em vídeo. A imagem possui excelente definição, cores vibrantes e tela em formato widescreen anamórfico. Quanto ao áudio, todas as versões anteriores (VHS e Laserdisc) apresentavam a mesma trilha mono original, e a presença, no DVD, de som Dolby 5.1 é algo a comemorar. A maior beneficiária desta nova mixagem é a brilhante partitura de John Williams, que apesar de não poder ser ouvida separadamente dos efeitos sonoros (provavelmente para não prejudicar as vendas do novo CD da trilha), ganhou fidelidade e um perfeito balanceamento em todos os canais. Enfim, Tubarão é um clássico moderno que ainda continua a nos entreter passados 25 anos desde o seu lançamento, e esta completa versão em DVD é, para dizer o mínimo, obrigatória.

DVDs COMENTADOS