VOYAGE TO THE BOTTOM OF THE SEA / FANTASTIC VOYAGE
Direção: Irwin Allen / Richard Fleischer
Elenco:
Walter Pidgeon, Joan Fontaine, Robert Sterling, Peter Lorre, Barbara Eden, Michael Ansara, Frankie Avalon / Stephen Boyd, Rachel Welch, Edmond O´Brien, Donald Pleasence, Arthur O´Connell, Arthur Kennedy
Distribuidora: Fox
Duração: 105 / 100 min.

Região: 4

Lançamento: 2000

Nº de discos: 1
Cotações:
Filmes:
DVD:

Comentários de
Jorge Saldanha

Indiscutivelmente, a Fox possui um dos melhores acervos (senão o melhor) de filmes de ficção científica e do gênero fantástico, muitos dos quais viraram franquias de sucesso, como Guerra nas Estrelas, A Profecia, Alien e O Planeta dos Macacos. Nos EUA, além de edições especiais de alguns destes sucessos, também foram lançados em DVD “Double Features” (programas duplos), ou seja, dois filmes de culto em um só disco. Nesta modalidade, já saíram A Mosca da Cabeça Branca/A Volta da Mosca (os originais dos anos 50), e as novas versões dos anos 80, A Mosca/A Mosca 2. Mas o título mais interessante da coleção talvez seja o que reúne Voyage To The Bottom of The Sea/Fantastic Voyage.

Viagem ao Fundo do Mar foi dirigido em 1961 pelo célebre Irwin Allen. Nele, vemos a tripulação do poderoso submarino nuclear Seaview, comandado pelo Almirante Nelson (Walter Pidgeon) e o Capitão Lee Crane (Robert Sterling) travar uma corrida contra o tempo, a fim de disparar um míssil nuclear tendo como alvo o cinto de radiação Van Hallen (que circunda a terra), incendiado por uma chuva de meteoros. Se o cinturão não for destruído, a temperatura da Terra subirá a níveis insuportáveis para a vida. Em sua missão, o submarino enfrenta uma lula e um polvo gigantes, outro submarino e um sabotador. O elenco, além de Pidgeon e Sterling, inclui Michael Ansara (figura conhecida nas produções de Allen) e sua esposa, Barbara Eden (antes de Jeannie é um Gênio), e o cantor Frankie Avalon. Posteriormente, Allen transformou o longa na famosa série de TV, com Richard Basehart e David Hedison, e em um dos episódios (“Fogo no Céu”) adaptou o roteiro do filme, do qual utilizou muitas cenas.

Viagem Fantástica, de 1966, mostra uma equipe comandada por Stephen Boyd e Arthur Kennedy, que a bordo de um submarino miniaturizado, penetra na corrente sangüínea de um cientista com a missão de alcançar seu cérebro e dissolver um coágulo, que ameaça a sua vida. Os entraves à missão incluem anticorpos, que consideram o submarino Proteus um vírus, a força da corrente sangüínea, em especial no coração, e também um sabotador (vivido por Donald Pleasence). A equipe também inclui William Redfield e Rachel Welch, em seu primeiro papel. A idéia da Fox de juntar estes dois filmes em um só disco foi interessante, já que ambos possuem muito em comum: passam-se a bordo de submarinos; Viagem Fantástica foi dirigido por Richard Fleischer, o diretor de 20.000 Léguas Submarinas (da Disney, 1954), fonte de inspiração de Allen para o seu filme; contam com efeitos especiais de L. B. Abbott; alguns dos cenários de Viagem Fantástica foram utilizados por Allen no episódio “Jonas e A Baleia”, da série Viagem ao Fundo do Mar; o conceito do projeto secreto de miniaturização de Viagem Fantástica, com suas enormes instalações subterrâneas, inspirou o projeto de viagem no tempo mostrado por Allen na série de TV Túnel do Tempo.

O DVD inclui os dois filmes em formato widescreen, seus trailers de cinema, legendas em inglês e espanhol, e áudio em inglês (no caso de Viagem ao Fundo do Mar, em Dolby Digital 4.0), e por ser um lançamento americano, somente reproduzirá em players compatíveis com a Região 1. Com o lançamento no Brasil destes filmes em DVDs individuais, a Fox optou por descartar o lançamento dos “Double Features” por aqui.

DVDs COMENTADOS