ALPHA DOG (Alpha Dog, EUA, 2007)
Gênero: Drama
Duração: 117 min.
Elenco:
Bruce Willis, Emile Hirsch, Fernando Vargas, Vincent Kartheiser, Justin Timberlake, Shawn Hatosy, Heather Wahlquist, Alex Solowitz, Sharon Stone, Harry Dean Stanton, Frank Cassavetes
Compositor: Aaron Zigman
Roteiristas: Nick Cassavetes
Diretor: Nick Cassavetes

Do Brasil ao Paraguai

Filme baseado na história real do mais jovem criminoso a entrar para a lista de procurados do FBI tem bom elenco, mas o roteiro não ajuda

Nick Cassavetes tem bons filmes no currículo, pode ser apontado como um diretor esforçado. Em UM ATO DE CORAGEM (JOHN Q.), com o sempre competente Denzel Washington, ele conseguiu unir drama e policial num belo exemplar de “baseado numa história real”. O mesmo não pode se aplicar ao seu novo trabalho ALPHA DOG.

No novo longa, o diretor também parte de uma história real: a do jovem playboy que conseguiu se tornar o criminoso mais jovem a entrar para a lista de procurados do FBI. Entretanto, faltou a este trabalho a força emocional que sobrou em UM ATO DE CORAGEM, muito menos por culpa do elenco e mais do roteiro, que dá voltas e não diz a que veio.

Emile Hirsch, de SHOW DE VIZINHA, é o responsável em dar vida ao jovem Johnny Truelove, que entrou para a história como Jesse James Hollywood. Traficante de drogas, ele seqüestra Zack (Anton Yelchin) para pressionar o irmão mais velho do garoto, o violento Jake (Ben Foster), a quitar uma dívida. No entanto, as coisas saem do controle e mais de duas dezenas de pessoas testemunham um crime.

Bruce Willis vive o pai de Truelove, também traficante e pouco presente na vida desregrada e de eterna festa do filho. Numa posição semelhante está Sharon Stone, como uma mãe sem muito pulso, enquanto Justin Timberlake faz a estréia no cinema de uma forma até surpreendente, no papel de um dos amigos mais chegados e com participação efetiva na morte do jovem Zack.

Na versão original, por assim dizer, Johnny foi emboscado e preso no Rio de Janeiro numa ação conjunta da Interpol e FBI, após um longo período de investigação. Na de Nick Cassavetes, o jovem marginal tem como palco da prisão o vizinho Paraguai.

Cotação:
Rosana de Souza
FILME EM DESTAQUE