AMAR... NÃO TEM PREÇO (Hors de Prix, França, 2006)
Gênero: Romance
Duração: 104 min.
Elenco: Audrey Tautou, Marie-Christine Adam, Vernon Dobtcheff, Jacques Spiesser, Charlotte Vermeil, Claudine Baschet
Compositor: Camille Bazbaz
Roteirista: Benoît Graffin
Diretor: Pierre Salvadori

Cinderelos em Paris

Filme do diretor Pierre Salvadori pode ser considerado um verdadeiro bálsamo de graça, alegria e diversão na atual temporada cinematográfica

Audrey, encantadora como sempre, lá está, percorrendo as ruas européias entre um passeio, o consumo de uma gulodice, o ato cotidiano de deixar um homem aturdido (não só um, obviamente). "A Princesa e o Plebeu"? Não especificamente. Em seu passeio, Audrey não quer fugir de sua condição de membro de uma corte real. Pelo contrário: ela adoraria pertencer a uma, e, enquanto não realiza tal sonho, segue contemplando com fascínio e uma elegante cobiça sua paisagem favorita: vitrines de boutiques sofisticadas. "Bonequinha de Luxo"?

Na verdade, a ação do filme não se passa ao redor da Tiffany's, nem em ponto algum de New York, mas sim na França. E lá está Audrey, no solo da nação considerada a mais elegante do mundo, encantando-se com a beleza daquela localidade e encantando com a sua beleza. "Cinderela em Paris"?

Bem, como dissemos, Audrey está na França, mas não em sua capital: ela está na Riviera. "Ladrão de Casaca"? Não, "Ladrão de Casaca" não foi com Audrey, mas com Grace - uma princesa de verdade no lugar da princesa das telas, mas isso não vem ao caso agora. E "Ladrão de Casaca" foi realizado em 1955, enquanto o filme de que estamos falando é de 2006. Mas Audrey Hepburn desencarnara em 1993!

Sim, é verdade. Mas, embora até mesmo pareça tratar-se de um caso de incorporação, o filme de que estamos falando - AMAR... NÃO TEM PREÇO - não é com Audrey Hepburn, mas sim com sua homônima, Audrey Tautou. Trata-se de um filme que a estrela belga não fez, mas de que pode-se dizer que, ainda que involuntariamente, homenageia todos os filmes que fez.

Habilmente dirigido pelo tunisiano Pierre Salvadori, AMAR... NÃO TEM PREÇO é uma encantadora comédia de erros, no qual Audrey Tautou interpreta Irene, uma caçadora de senhores ricos que vive feliz da vida na Riviera Francesa, sustentada por um cavalheiro milionário que tudo o que quer são beijinhos e algo mais de sua protegida. Irene oferece ao... bem, ehr, ao seu amado esses beijinhos e o algo mais, mas comete o erro de oferecer tais presentinhos também a outros homens ricos. Tudo bem, o cavalheiro distinto jamais descobriu nada. Até o início do filme, quando vê seu brinquedo favorito presenteando outro cavalheiro com as suas carícias. Ofendido, ele decide jogar Irene fora - e a elimina de sua vida. Ela não se importa muito, afinal para ela trata-se de trocar um idoso milionário por um rapagão milionário. Porém, minutos depois, descobre que Jean, o tal rapagão, era apenas um funcionário do hotel, e que só se destaca na vida por conseguir a inacreditável façanha de ser ainda mais pobre que Irene.

Prejudicada por seu envolvimento com Jean, Irene decide se vingar dele de todas as maneiras - enquanto ele tenta, de todas as formas, mantê-la a seu lado; e, como uma estratégia para tê-la consigo, Jean decide, meio a contragosto, ajudá-la a encontrar outro parceiro, enquanto consegue, ele mesmo, envolver-se com uma amante rica. Entre um amante para ela e uma amante para ele, uma festa em um hotel cinco estrelas e um passeio na Riviera, Jean e Irene se apaixonam. E descobrem que amar... não tem preço.

Realizado de forma absolutamente adorável, AMAR... NÃO TEM PREÇO proporciona ao espectador ávido por um divertissiment sofisticado 104 minutos de total prazer e descontração. Gad Elmaleh (o Jean) e Audrey Tautou estão maravilhosos em seus papéis, em um realização na qual todos os setores demonstram uma sintonia tão grande com o que foi imaginado pelo diretor que ficaria impossível para o espectador não se deixar seduzir. Sem a menor dúvida, um verdadeiro bálsamo de graça, alegria e diversão na atual temporada cinematográfica.

Cotação:
Carlos Dunham
FILME EM DESTAQUE