Cine & Música
www.scoretrack.net

Cine & Música Extra: CINE BÔNUS!

O Sotaque Russo das Trilhas Sonoras

Como informado no fórum de discussões do Scoretrack Network, ocorreu nesse final de semana, sexta feira dia 15 e domingo 17 de setembro de 2006 no Teatro Municipal em São Paulo, o concerto dedicado ao universo das trilhas sonoras. Ao contrário do espetáculo realizado em 4 de dezembro do ano passado, Jamil Maluf e a Orquestra Experimental de Repertório dedicou o programa inteiro a apenas um compositor – Dimitri Shostakovich.

Os ingressos, que custavam entre R$ 10,00 e R$ 15,00 foram rapidamente esgotados. No programa foram executados os temas de
O Encouraçado Potemkin, de Sergei Eisenstein, além de Hamlet e Rei Lear, de Grigori Kozintsev. A apresentação foi muito similar à do ano passado - enquanto a orquestra tocava, cenas dos filmes eram apresentadas em um telão ao fundo.

Tudo estava maravilhoso, porém, meu destaque vai para a seqüência da “Escadaria de Odessa”, onde, sem dúvida, a trilha sonora mostrou-se importantíssima e fez com que até os apreciadores mais modestos da música do cinema “entendessem” o seu valor junto a cena. A seqüência de Hamlet foi incrível e o tema da festa foi, em minha opinião, o mais bonito e o melhor executado.

Sem dúvida foi uma manhã para fã nenhum de trilhas sonoras colocar defeito e trouxe uma esperança para nós, Scoretrackers, de futuros novos (e grandes) concertos de trilhas sonoras. Ao final do espetáculo fui conversar com o maestro Jamil Maluf e, além de elogiar a iniciativa, sugeri uma futura homenagem ao mestre Ennio Morricone. A resposta foi a seguinte:
“Pretendemos fazer uma homenagem a ele, mas está difícil alugar suas partituras”...

Bom... isso é para mim uma excelente notícia, pois queira ou não, há um interesse em realizar um concerto dedicado ao italiano. Agora basta aguardar e torcer para que esse dia chegue logo.

Lucas Vandanezi
lvandanezi@scoretrack.net

 

Jamil Maluf posa para o ScoreTrack

O interior do teatro

O programa do concerto destaca o grande compositor russo, cujo centenário de nascimento é celebrado este ano, e sua obra

TODAS AS COLUNAS
VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL