Cine & Música
www.scoretrack.net

19 de junho de 2006

Caros leitores, o Cine & Música dá seguimento à série “Instrumentos”, que visa informar mais sobre esses personagens que fazem parte da vida de todos nós.

Boa leitura!

Instrumentos: VIOLÃO

O violão é o instrumento mais pop que existe, isso acontece porque é mais fácil levar um violão e cantar junto a uma roda de amigos do que levar uma roda de amigos para cantar junto a um piano, por exemplo. Devido a isso o violão sofre alguns preconceitos, é considerado um instrumento nada erudito, e até mesmo os compositores de trilhas dedicam-se mais ao piano e às cordas da orquestra do que ao violão.

Presente hoje em diversos estilos musicais, a abrangência do violão só se compara à do piano. Ao longo de sua história este instrumento sofreu grandes evoluções e, hoje em dia, possui uma grande variedade de formatos e tamanhos, cada qual mais apropriado a um estilo de execução. Entre os estilos que mais utilizam a "guitarra acústica" estão a música country, sertanejo, choro, folk, blues, jazz e a música erudita.

Contudo, não posso ser injusto e dizer que ninguém lembra do violão. Existem sim alguns temas muito bonitos que foram especialmente compostos para ele, e até mesmo um pessoal que utiliza o violão como elemento para enriquecer a orquestra. Quem é que não se lembra do lindíssimo tema de "Cavatina" do filme O Franco Atirador, uma composição que foi especialmente dedicada a esse instrumento de corda?

O pessoal oriundo da Media Ventures também faz muito o uso do violão. Desde a trilha de Gladiador até Spirit, as músicas de Hans Zimmer tem partes dedicadas às cordas de nylon. Ennio Morricone é um compositor muito versátil, e em Cinema Paradiso dedica variações do tema em violão – aliás, até mesmo na faixa "Cinema on Fire" toda a tensão da cena é acompanhada pelas cordas do violão.


Filmes:

Poucos foram os filmes que tiveram como centro o violão - mas A Encruzilhada tem uma cena antológica, que mostra a mistura do erudito com o blues, executada no violão. O violão também se fez presente nos filmes de Elvis Presley, neste caso da forma mais rock and roll possível.

Fonte de pesquisa: Wikipedia.org

Lucas Vandanezi
lvandanezi@scoretrack.net

TODAS AS COLUNAS
VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL