Cine & Música
www.scoretrack.net

21 de setembro de 2004

DESENHOS ANIMADOS - O QUE ESTÁ ACONTECENDO?


Caros leitores,

Bem... vocês certamente já devem conhecer a Disney. Caso não conheçam, a Disney é uma grande produtora de filmes, principalmente de desenhos infantis. É a mais tradicional do ramo, uma das que mais lucra no mundo inteiro. Foi a Disney que em 1937 lançou o primeiro desenho animado em longa metragem, Branca de Neve e os Sete Anões. Concorrentes da Disney? Existe a DreamWorks e também a Legacy, sem contar as produtoras dos desenhos japoneses, os famosos animês que tantos sucessos fazem.

Esperem... vocês não conhecem a DreamWorks e nem a Legacy? A DreamWorks foi criada em 1994, e um dos seus fundadores foi o famoso e talentoso diretor Steven Spielberg. E a Legacy é uma empresa formada por desenhistas demitidos da Disney, que tem como compromisso jamais se render para a animação computadorizada, e acreditam que a animação tradicional continua sendo umas boas formas de divertir as pessoas - ao contrário da Disney, que fechou seus estúdios de animação tradicional.

Mas então, agora que eu já falei um pouco destas três produtoras, acho que já posso ir direto ao assunto principal: há muito tempo, a Disney vem dominando o mercado com seus fabulosos desenhos animados, mas como já citei, ela recentemente fechou seus estúdios de animação tradicional. Por que elas fecharam? Devido aos fracassos de bilheterias que foram seus últimos desenhos em animação 2D. Agora, a Disney está apenas produzindo animações computadorizadas, como Procurando Nemo, Toy Story e Monstros S.A., em parceria com a produtora Pixar.

Mas a DreamWorks não fica atrás. Depois de ter feito os brilhantes O Príncipe do Egito, Anastácia, O Caminho para Eldorado e Sinbad, agora ela está investindo pesado na animação digital. Será o fim, da animação tradicional? Os famosos desenhos animados, na forma que constituem a infância de muitos, sumirá do mapa? Teremos somente a Legacy nos proporcionando desenhos animados "à antiga"?

Perguntei a uma criança de seis anos quais são seus desenhos animados prediletos. Sem hesitar, ela respondeu: Shrek, Monstros S.A., Toy Story, Procurando Nemo e Shrek 2. Mas então eu esclareci a ela que estava me referindo a DESENHOS animados, e logo expliquei o que eles eram. Então ela me disse que havia entendido e disse logo: Lilo e Stitch, Stitch - O Filme, Nem Que a Vaca Tussa, Irmão Urso e Rei Leão 3 - Hakuna Matata.

Será o fim do mundo? Será que esta criança só conhece a Disney e seus desenhos animados mais recentes? Será que esta criança não conhece os verdadeiros clássicos Disney? O Rei Leão, Pinóquio, Bambi, Aladim, A Bela e a Fera, Alice no país das Maravilhas e outros desenhos sensacionais? Nada contra estes novos desenhos, muito menos contra os filmes de animação computadorizada (alguns de fato excelentes), mas clássico é clássico!

Pois é, como eu estava dizendo, a Disney deixou de produzir desenhos animados, mas não por completo. Ela continuará produzindo a animação tradicional para lançamentos diretos em VHS e DVD. Que ótimo, menos chances de os desenhos animados entrarem em extinção, certo? ERRADO!

Todos, eu disse todos os desenhos que a Disney lança diretamente em VHS e em DVD são de péssima qualidade, com um péssimo roteiro, péssima animação e tudo de péssimo. E outra: eles querem dar uma continuação para tudo! Por incrível que pareça, Rei Leão, Mulan, Lilo & Stitch, Tarzan, O Corcunda de Notre Dame, A Bela e a Fera e Atlantis, ganharam continuações em DVD e VHS. E, infelizmente, todas péssimas.

Por que será que a Disney deixou de produzir os CLÁSSICOS que nos fizeram rir e emocionar, como Rei Leão, Bambi, e tantos outros? Estava tudo perfeito, aí surgiu A Nova Onda do Imperador. Legal! Aí surgiu Lilo & Stitch, legal, nos fez ficarmos emocionados com o relacionamento de Nani e Lilo, uma história nova e tudo mais. Logo após, Irmão Urso, diversão à beça, mas não um clássico Disney, ainda. E por fim... Nem Que a Vaca Tussa? Que história é esta?

Está confirmado: A DISNEY, DEIXOU DE TENTAR FAZER DESENHOS BONS!

Então, se você é como eu, que gosta tanto dos tradicionais desenhos animados da Disney, vai lembrar do filme que estou comentando abaixo. Talvez você ache que é muita nostalgia, escrever uma matéria que fale sobre desenhos animados da Disney e ainda relembrar um, mas... muitas pessoas não vão achar.

O Rei Leão 

Direção: Roger Allers e Rob Minkoff
Elenco: Matthew Broderick (Simba), Rowan Atkinson (Zazu), Jeremy Irons (Scar), James Earl Jones (Mufasa), Moira Kelly (Nala),  Nathan Lane (Timão), Ernie Sabella (Pumba)

Se você nunca ouviu falar de O Rei Leão, me desculpe mas você é um completo desinformado! Onde já se viu, nunca ter ouvido falar de um dos maiores clássicos do cinema (notem bem: do CINEMA)? Sei que todos vocês já ouviram falar deste desenho, mas de qualquer forma, vou contar sobre o que se trata:

Mufasa é o leão rei de uma floresta. Mas assim que seu filho Simba nasce, seu irmão Scar, enfurecido, resolve matar Mufasa e abandonar Simba em uma floresta, onde é cuidado por Timão e Pumba, uma cômica dupla de animaizinhos. Mais tarde, Simba volta para A Pedra do Rei para tomar o lugar de seu tio Scar, que é agora o rei dos animais.

Este moderno clássico da Disney, de 1994, foi premiado com dois Oscars: Melhor Trilha Sonora (Hans Zimmer) e Melhor Canção Original ("Can You Feel the Love Tonight"). Também recebeu mais duas indicações na categoria Melhor Canção Original, pelas músicas "Circle of Life" e "Hakuna Matata". Venhamos e convenhamos, eu já assisti este filme diversas vezes e nunca notei qualquer falha. É um filme perfeito. Um clássico, tanto da Disney como do cinema.

Este filme nos faz rir, chorar, enraivecer e ter diversos sentimentos diferentes. Quem aqui não se emocionou com a cena em que Mufasa morre ou ficou tenso na cena da debandada de antílopes? Quem não perdeu o fôlego quando Scar estava sendo devorado pelas hienas e em outras cenas? Para mim Scar é o mais genial vilão da Disney de todos os tempos. Pena que a Disney deixou de desenhar animais tão bem depois deste longa-metragem, se é que você me entende.

Então vamos ficando por aqui, com a coluna desta semana, e não percam minha próxima matéria semana que vem. Qualquer dúvida, reclamação, sugestão ou coisa parecida, é só mandar um e-mail para cinemusica@scoretrack.net

Um abraço e até a próxima semana!

Lucas Duarte

TODAS AS COLUNAS
VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL