Cine & Música
www.scoretrack.net

1º de novembro de 2007

SINFONIA DAS TELAS:
O Concerto do Cinema Brasileiro

Ocorreu no último dia 30, no Teatro Cultura Artística em São Paulo, o concerto "Sinfonia das Telas: O Concerto do Cinema Brasileiro", dedicado a trilhas sonoras do cinema nacional. Logo na entrada percebi que o concerto teria um público considerável, que aos poucos foi enchendo o hall de entrada do teatro.

O espetáculo estava marcado para as 21h, momento em que a Sinfônica Heliópolis subiu ao palco, seguida do maestro Roberto Tibiriçá. Assim como nos concertos do maestro Jamil Maluf e do Video Games Live, simultaneamente à execução dos temas eram mostradas cenas dos filmes em um telão que se localizava ao fundo do palco.

No repertório, composições de Wagner Tiso, Villa-Lobos, Antônio Pinto e Chico Buarque, entre outros. A platéia se portou muito bem, não havendo no espetáculo as já consagradas crises de tosse do brasileiro e, tampouco, pessoas conversando.

O Concerto foi divido em duas partes, mostrando tanto obras clássicas do nosso cinema, como O Pagador de Promessas, como títulos do cinema contemporâneo como Orfeu. Um repertório escolhido a dedo, e muito bem executado. Dou destaque ao tema de Ganga Bruta, de Radamés Gnatalli, que além de extremamente bem interpretado, teve uma belíssima adaptação de Júlio Medaglia.

Tudo estava excelente e o final grandioso de Olga, composto por Marcus Viana, foi muito bem aceito pelo público que, ao final do espetáculo, ouviu um bis do tema da adaptação de Chico Buarque para o filme Dona Flor e seus dois Maridos.

Talvez o sucesso da apresentação possa ser encarado como um pontapé para que ano que vem São Paulo também seja brindado com o evento Música em Cena e, quem sabe, até mesmo com John Williams.

Repertório:

  • O DESCOBRIMENTO DO BRASIL (VILLA-LOBOS)

  • GANGA BRUTA (RADAMÉS GNATALLI)

  • A OSTRA E O VENTO (WAGNER TISO)

  • ORFEU (CAETANO VELOSÒ)

  • DONA FLOR E SEUS DOIS MARIDOS (CHICO BUARQUE E FRANCIS HIME)

  • O PAGADOR DE PROMESSAS (GABRIEL MIGLIORI)

  • O CANGACEIRO (VICENTE VITCHÉ SALVIA)

  • ABRIL DESPEDAÇADO (ANTONIO PINTO/ED CÔRTES)

  • OLGA (MARCUS VIANA)

 ASSISTA O VÍDEO DA MÚSICA DE "OLGA", COMPOSTA POR MARCUS VIANA

Lucas Vandanezi
Lvandanezi@scoretrack.net

TODAS AS COLUNAS
VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL