Cine & Música
www.scoretrack.net

12 de novembro de 2007

MÚSICA E CINEMA:
Concerto em Vitória - ES
por Tarso Ramos

No dia 08 de novembro de 2007, Vitória presenciou um momento inédito: O concerto "Musica e Cinema", realizado no Teatro Carlos Gomes. Quando fui convidado para escrever os arranjos, percebi o quanto seria importante manter as idéias originais dos compositores, pois esta seria uma oportunidade de divulgar suas obras a um grande número de pessoas.

Fiz transcrições das melodias e harmonias, e nas orquestrações foram necessárias algumas adaptações, porque não teria nas mãos uma orquestra sinfônica. A Camerata do Espírito Santo, que foi conduzida por Leonardo David, é formada apenas por cordas, mas que para o concerto teve alguns músicos convidados como flautista, baterista, cantor. E dois solistas: Sanny Souza (violoncello) e Hariton Nathanailidis (violino), ambos da Filarmônica do Espírito Santo. Além destes, eu mesmo estava ao piano.

O concerto foi belo, e além da orquestra o público pôde assistir, num telão, edições das imagens dos filmes. Foram apresentadas músicas de A Lista de Schindler, Forrest Gump, Pearl Harbor, Lendas da Paixão, O Rei Leão, Verão de 42, O Poderoso Chefão, Superman, Cinema Paradiso, E. T. - O Extraterrestre e Sabrina. Em um certo momento, assumi a batuta para fazer uma homenagem a Ennio Morricone, que consistiu numa suíte que incluiu Era Uma Vez na América, Malèna e Cinema Paradiso.

O concerto também incluiu um tributo ao recentemente falecido Luciano Pavarotti, com as músicas "Maria" (West Side Story) e "Nessun Dorma", cujo arranjo e orquestração também foi escrito por mim. O nome do Tenor que cantou é Eduardo Santa Clara.

O público foi muito receptivo, provando o quanto é importante trazer a música de cinema para as salas de concerto. Espero que, a partir deste ano, iniciativas iguais a esta sejam comuns em todo o Brasil.

SOBRE A CAMERATA DO ESPÍRITO SANTO

A Camerata do Espírito Santo foi criada em 2003, por iniciativa do Professor Leonardo David, com o objetivo de proporcionar a jovens profissionais de instrumentos de cordas, que se destacam por seu desenvolvimento técnico e artístico, a oportunidade de participar da prática orquestral, essencial para um processo de formação integral de músicos.

Os jovens músicos da Camerata têm realizado o sonho de tornar a música fator essencial em suas vidas. A orquestra já acompanhou diversos solistas nacionais e internacionais tais como: Edson Scheid (Brasil/Áustria - violino), Alejandro Piñeiro (Venezuela/Alemanha – violino), Fernando Thebaldi (Brasil – viola), Paula Gálama (Brasil/EUA – piano), Hariton Nathanailidis (Brasi/Grécia – Violino) e teve também como regente convidado os Maestros: Modesto Flávio, Maestro Sérgio Dias, Maestro Edson Queiroz de Andrade, Maestro Alexandre Lopes, Maestro Miguel Castilhos entre outros. Em seus poucos anos de criação, a Camerata já acumula cerca de 45 concertos, dentre eles os da série Concertos para Vitória, em Teatros e praças do Estado.

Hoje, os jovens músicos da Camerata, além de exercitarem suas habilidades em diversos concertos, ainda multiplicam seus conhecimentos junto a crianças e adolescentes moradores dos bairros Forte São João e Romão, Vitória, atuando como educadores do Projeto Música e Cidadania, desenvolvido no Instituto Sarça, em parceria com a Ação Comunitária do Espírito Santo e com investimentos da Fundação Otacílio Coser.

Contatos e informações adicionais: http://www.camerata-es.com.br

Tarso Ramos

TODAS AS COLUNAS
VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL