Cine & Música
www.scoretrack.net

1º de março de 2005

Caros Leitores, como bom apreciador de música de cinema e porque recentemente tivemos o maior prêmio cinematográfico que existe, resolvi dedicar a matéria deste mês à presença da trilha sonora no Oscar®. A propósito, não fiquem desapontados pela ausência de minha matéria sobre Filmes Épicos. Como sabem, é um assunto muito complexo e trabalhoso para se escrever, portanto não creio que ela chegará na casa de vocês tão cedo...

A MÚSICA NO OSCAR ®

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood foi criada em 4 de maio de 1927, como uma associação não lucrativa e tendo como um dos seus objetivos a concessão de prêmios por mérito. Os objetivos da Academia eram: "Melhorar a imagem da indústria do cinema e seus membros, promover e encorajar avanços técnicos e artísticos, distribuir prêmios de méritos para as melhores realizações". Deste então, vem acontecendo a cada ano a premiação denominada Oscar®, que possui as seguintes categorias:

Filme
Diretor
Ator
Atriz
Ator Coadjuvante
Atriz Coadjuvante 
Roteiro Original

Roteiro Adaptado
Fotografia
Direção de Arte
Figurino
Som
Efeitos Sonoros

Montagem
Efeitos Visuais
Canção Original
Trilha Sonor
a Original
Maquiagem

Curta-Metragem
Animação
Documentário
Filme Estrangeiro


São tantas categorias que para me aprofundar em cada uma delas aqui no Cine & Música, teria que ficar horas e horas aqui sentado escrevendo este artigo! Para ler mais sobre o Oscar, leia aqui no ScoreTrack o artigo O OSCAR ® : História e Estrutura da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Hoje vamos nos concentrar em somente duas categorias:

Trilha Sonora Original

A premiação para Trilha Sonora Original (Original Motion Picture Score) existe no Oscar® existe desde 1934. Naquela época não eram os compositores da trilha que levavam a estatueta, e sim os chefes de departamento de música dos estúdios. Em 1938 houve uma mudança nas regras, e o prêmio passou a ser entregue diretamente aos compositores responsáveis pelas trilhas. A partir de 1938 também houve algumas mudanças no nome desta categoria, feitas pela Academia. Abaixo, as mudanças de nome e as separações que houve nesta categoria até hoje, e o ano em que elas aconteceram:

1938 - Trilha Musical e Trilha Musical Adaptada.
1941 - Trilha de Filme Dramático e Trilha de Filme Musical. 
1942 - Trilha de Filme Dramático ou Comédia e Trilha de Musical. 
1958 - Filme Musical e Filme não Musical
1962 - Trilha Musical Original e Trilha Musical Adaptada
1970 - Trilha Musical Original e Conjunto de Canções Originais
1971 - Trilha Sonora Original


Desde então o prêmio permanece com este nome, Trilha Sonora Original. Para que um filme concorra nesta categoria, ele deve ter mais de quatro composições originais e a trilha não pode ser uma mistura de canções que já existem ou sucessos atuais que não tem ligação com a história do filme. O recordista de Indicações, até 2005, era Alfred Newman.

Para ver todos vencedores nesta categoria, clique no link abaixo:

http://www.scoretrack.net/oscar2.html


Indicados deste ano:

Harry Potter e O Prisioneiro de Azkaban
Desventuras em Série
A Paixão de Cristo
A Vila
Em Busca da Terra do Nunca
(Vencedor)


Canção Original


A premiação para a categoria Canção existe no Oscar® desde 1934. Inicialmente eram indicadas somente três canções. Já houve variações no número de canções indicadas, chegando até mesmo a 14 em 1945! Em 1946 foi estipulado que só 5 canções poderiam ser indicadas, e esta regra segue até hoje.

Indicados deste ano:

Accidentally In Love
- Shrek 2
Al Otro Lado Del Río - Diários de Motocicleta (Vencedor)
Believe - O Expresso Polar
Learn To Be Lonely - O Fantasma da Ópera
Look To Your Path (Vois Sur Ton Chemin) – The Chorus

O Brasil já foi indicado na categoria de Canção Original.
Em 1944 o musical Brazil recebeu uma indicação pela música “Rio de Janeiro”, de Arry Barroso, mas não venceu.

Para mais artigos eletrizantes e interessantes como este, continuem ligados aqui no Cine & Música!

Um abraço e boa sessão!


Lucas Duarte

TODAS AS COLUNAS
VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL