28/02/03

Michel Legrand - No dia 24 deste mês o francês Legrand, um importante nome da música no cinema, completou 71 anos. Ao longo de sua trajetória como compositor, Legrand recebeu 10 indicações ao Oscar, arrebatando três estatuetas, duas de Melhor Trilha Original com CROWN, O MAGNÍFICO e VERÃO DE 42, e uma de Melhor Canção com YENTL (sendo que por este filme ele concorreu com duas indicações - Melhor Canção e Melhor Trilha Adaptada). Desde 1995 o compositor tem se limitado a participar de concertos e shows pela Europa, onde seu nome é muito respeitado. Márcio Alvarenga

John Williams Home Page em Português - No último dia 23, o site do nosso colaborador Miguel Andrade, dedicado ao compositor John Williams, completou quatro anos no ar. Parabéns Miguel! Temos certeza de que, juntos e por ainda muitos e muitos anos, estaremos divulgando ao público de língua portuguesa a Música do Cinema e a obra do "Mestre Williams"!

Conheçam o "Little John" - E falando novamente no Miguel, o fofinho aí ao lado é o João Abel, o primogênito da família Andrade que chegou ao mundo no dia 26/02. O guri se chama João, não sei porque... Mais uma vez parabéns Miguel, extensivos à esposa Carla. A partir de agora certamente vocês três iniciam uma fase repleta de felicidade e alegria!

BAFTA - Philip Glass recebeu o prêmio de Melhor Trilha Sonora da Academia Britânica por The Hours.
 
César - Wojciech Kilar recebeu o prêmio de Melhor Trilha Sonora por Le Pianiste.
 
Grammy - seguem os vencedores nas categorias de trilhas sonoras:
Álbum de Trilha Sonora Original para Filme, TV ou outra Mídia Visual: The Lord of the Rings: The Fellowship of the RingHoward Shore;
Canção composta para Filme, TV ou outra Mídia Visual: "If I Didn't Have You" (Monsters Inc.) - Randy Newman;
Álbum de Compilação para Filme, TV ou outra Mídia Visual: "Standing in the Shadows of Motown" - Vários;
Álbum "Crossover" Clássico: Previn Conducts Korngold (Sea Hawk; Captain Blood, etc.) - Andre Previn;
Álbum de Show MusicalHairspray!Marc Shaiman;
Composição Instrumental: "Six Feet Under Title Theme" (Six Feet Under) - Thomas Newman;
Arranjo Instrumental - "Six Feet Under Title Theme" (Six Feet Under) - Thomas Newman;
Arranjo Instrumental com Acompanhamento Vocal: "Mean Old Man" (October Road) - Dave Grusin.
 
CD News
 
Disques CinèMusique  - Fantástica (Lewis Furey, sem data definida)
Rhino Handmade - Good News (ed. limitada de 2.500 cópias, Vários, 01/03), Best Foot Forward (ed. limitada de 2.500 cópias, Vários, 01/03)
Milan - Los Lunes Al Sol (Lucio Godoy, 11/03), Un Oso Rojo (Diego Grimblat, 11/03), Shoujiyo An Adolescent (Shigeru Umebayashi, 18/03), Lean by Jarre (CD + DVD, Maurice Jarre, 29/04 
 
Novas Trilhas
 
Michael Kamen - substituiu Basil Poledouris em Open Range.
Jerry Goldsmith Looney Tunes: Back In ActionCraig Armstrong - Love ActuallyMervyn Warren (score), Marc Shaiman (canções) - Marci X; Graeme Revell - Out of Time.

21/02/03

Nova Sala de Chat - É com satisfação que informamos que já está disponível nossa nova Sala de Chat (mais estável que a anterior e hospedada no próprio servidor do ScoreTrack), onde a qualquer momento os scoretrackers poderão bater papo e, todas as quintas-feiras a partir das 20h, participar de um Chat com nosso webmaster/editor.

Novas Trilhas

David Julyan -  O compositor das trilhas de Insomnia e Memento foi  demitido do novo filme do diretor Renny Harlin, Mindhunters, um pouco antes de iniciar as gravações do score. Ainda não foi anunciado um substituto. 

CD News

Varèse Sarabande - Tears of the Sun (Hans Zimmer, Lebo M, Lisa Gerrard & Andreas Vollenweider, Varèse 066457, 18/03) 
Screen Archives - Battle Cry (Max Steiner, trilha sonora completa, data a ser definida) 
Aleph Records - Ins and Outs and Lalo Live at The Blue Note (Lalo Schifrin, fevereiro), The Hellstrom Chronicles (Lalo Schifrin, data a ser definida)

DVD News

Nêmesis - Enquanto que o filme, considerado o último da Nova Geração de Jornada nas Estrelas, faz uma péssima carreira nos cinemas brasileiros (teve lançamento regional limitado a 30 cópias e sem praticamente nenhuma divulgação da distribuidora UIP), o DVD já tem data para ser lançado nos EUA: 20 de maio. Na versão Região 1, o filme estará disponível nos formatos fullscreen e widescreen anamórfico, com trilha de áudio Dolby Digital 5.1. Os extras incluirão comentários de áudio do diretor, sete cenas eliminadas, galeria de fotos e quatro featurettes: "Novas Fronteiras: Stuart Baird na direção de Nêmesis", "Uma Audaciosa Visão da Fronteira Final", "A Jornada Final de uma família de Star Trek" e "Alerta Vermelho! Filmando a Ação de Nêmesis". No Brasil, o filme deverá ser lançado em DVD em agosto.

The Killers - Nos EUA, este clássico policial noir está saindo em um caprichado DVD que inclui as duas versões filmadas do romance de Ernest Hemingway: a original de 1946, com partitura de Miklos Rozsa, e a refilmagem de 1964 para a TV (mas exibida nos cinemas) dirigida por Don Siegel, apresentando um dos primeiros scores de John Williams. O DVD apresenta trilha sonora isolada para ambas as versões. 

Trilogia Indiana Jones - Fontes extra-oficiais indicam que a Paramount já tem data certa para o lançamento mundial da trilogia Indiana Jones em DVD, inclusive no Brasil: início de novembro de 2003.


14/02/03

Jerry Goldsmith - Neste dia 10 de fevereiro, Goldsmith completou 74 anos de idade. Para nossa felicidade, ele continua, apesar dos problemas de saúde, compondo e nos brindando com exuberantes trabalhos. Em homenagem ao veterano compositor, reproduzimos abaixo uma tira do site Moviemusic.com, que disponibiliza outros comics sobre compositores de cinema - clique AQUIMárcio Alvarenga & André Lux

Oscar 2003 - as indicações ao mais importante prêmio do cinema mundial saíram dia 11. Confira abaixo as indicações musicais:

Melhor Trilha Sonora Original (Original Score)
CATCH ME IF YOU CAN (Prenda-me se For Capaz), John Williams; FAR FROM HEAVEN (Elmer Bernstein), FRIDA (Elliot Goldenthal), THE HOURS (As Horas), Philip Glass; ROAD TO PERDITION (Estrada para a Perdição), Thomas Newman)

Melhor Canção Original (Original Song)
"Burn It Blue", de FRIDA: música de Elliot Goldenthal, letras de Julie Taymor (interpretada pelo nosso Caetano Veloso, em dueto com a mexicana Lila Downs);
"Father and Daughter" de THE WILD THORNBERRYS MOVIE (Os Thornberrys - O Filme): música e letras de Paul Simon;
"The Hands That Built America", de GANGS OF NEW YORK (Gangues de Nova York): música e letras de Bono, The Edge, Adam Clayton e Larry Mullen);
"I Move On" de CHICAGO: música de John Kander, letras de Fred Ebb;
"Lose Yourself", de 8 MILE: música de Eminem, Jeff Bass e Luis Resto, letras de Eminem.

CD News

Catch Me If You Can - o mais recente trabalho do maestro John Williams chega ao Brasil no início de março, e desde já o CD pode ser encomendado através de nossa Loja Virtual em parceria com o site Submarino - clique AQUI.

Film Score Monthly - Os lançamentos da FSM para fevereiro são:
Silver Age Classics: ICE STATION ZEBRA (1968, Michel Legrand, 79:20)
Golden Age Classics: PLYMOUTH ADVENTURE (1952, Miklos Rozsa)
Angel Classics
- CALLAS FOREVER, (Alessio Vlad, Vários)
Spun Records
- IGBY GOES DOWN 25/02, Uwe Fahrenkrog Petersen)


07/02/03

Zoe Poledouris - A bela e talentosa Zoe, que já colaborara com seu pai Basil Poledouris em alguns trabalhos para o cinema, não apenas compôs o score da comédia Down and Out with The Dolls, dirigida por Kurt Voss (Sugar Town), como também a estrela. Zoe já aparecera antes no cinema (em uma ponta em Starship Troopers, ela era a vocalista da banda de rock que tocava no baile).

Michael Nyman - O compositor de filmes (The Piano) e de peças para concerto criou a música para uma ópera incomum chamada Facing Goya, sobre um viajante do tempo que busca o crânio do artista Goya. O score foi lançado em CD duplo da gravadora Elektra/Asylum. Outra ópera para a qual Nyman compôs há alguns anos foi  The Man Who Mistook His Wife For a Hat, baseada em um ensaio escrito por Oliver Sacks.

John Williams - Neste dia 08/02, o nosso querido maestro completa 71 anos de vida. Se se lembrarem, há exatamente um ano que ele estava no frio do estádio de Utah, regendo a sinfônica de Utah na cerimônia inaugural dos Jogos Olímpicos de Inverno. Este ano não há nada tão fantástico para ajudar a celebrar, por isso fica tudo por nossa conta: pegar numa pilha de CDs de Williams e manter sempre o CD player ocupado... Miguel Andrade

Cliff Martinez - E no último dia 05/02 o compositor Cliff Martinez completou 49 anos. Ele deve sua carreira ao cineasta Steven Sonderbergh, seu companheiro desde Sex, Lies and Videotape. Nos trabalhos de Martinez também destaca-se a trilha de Kafka. Márcio Alvarenga

CD News

Hollywood Records - Sweet Home Alabama (George Fenton, 25/02)
Varèse Sarabande - Children of Dune (TV, Brian Tyler, 18/03) 


Fevereiro de 2002

22/02/02

Spider Man - semana passada o compositor Danny Elfman gravou o score para a versão cinematográfica de O Homem Aranha. Fotos do compositor, do diretor Sam Raimi, do regente Pete Anthony e do orquestrador Steve Bartek, tiradas nas sessões de gravação,  podem ser conferidas no site SoundtrackNet.  

Jerry Goldsmith - no último dia 10 de fevereiro, o veterano compositor completou 73 anos de idade. Parabéns Jerry, e o nosso desejo de que ainda este ano você receba de presente um filme decente para musicar. Vale lembrar seus 2 únicos projetos para 2002: The Sum of all Fears, no qual Ben Affleck assume o papel de Jack Ryan, vivido anteriormente por Alec Baldwin e Harrison Ford, e Star Trek: Nemesis.

John Williams e o Oscar - o compositor, duas vezes nomeado este ano (41 vezes no total!), vai ser o diretor musical na cerimônia de entrega dos prêmios Oscar deste ano. Williams vai dividir o podium com o compositor e maestro Mark Watters, que compôs a música e serviu como diretor musical para os Jogos Olímpicos de Atlanta e nos recentes jogos de inverno em Salt Lake. John Williams já ocupou esta função em duas ocasiões no passado: em 1972, ano em que recebeu o seu primeiro Oscar, pela adaptação de Fiddler on the Roof, e em 1975, ano de The Godfather 2 (de Nino Rota).

The Lord of the Rings: The Fellowship of the Rings - a trilha do do filme ganha mais 3 prêmios, desta vez concedidos pela Broadcast Film Critics Association: Melhor Trilha Original, Melhor Compositor (Howard Shore) e Melhor Canção Original - "May It Be", de Enya - este último dividido com "Vanilla Sky", de Paul McCartney.

CD News

Film Score Monthly - além da já anunciada versão expandida (74 min.) de Logan' s Run, de Jerry Goldsmith (Silver Age Classics), a FSM também está lançando a trilha clássica de Miklos Rozsa para Lust For Life (Golden Age Classics). Ambos os CDs já podem ser adquiridos no site da FSM.
Prometheus
- o próximo lançamento na série limitada da gravadora belga será o score de Jerry Goldsmith para o filme The Salamander.
Milan
 -  lançará em abril Sent To Chihiro No Kamikakushi (Joe Hisaishi), Fa Talai Jone (Amornpong Methakunawat) e L' echine Du Diable (Javier Navarrete).
GDM
- Rene La Canne (Ennio Morricone).
Disney
- Who Framed Roger Rabitt (Alan Silvestri).
Varèse Sarabande
: os próximos lançamentos do CD Club serão: The Long Hot Summer/Sanctuary (Alex North), Die Hard (Michael Kamen) e Love is a Many Splendored Thing (Alfred Newman).
 
DVD News 
 
Universal - lançamentos para março (inclui os anteriormente programados para janeiro):
O Caminho Para El Dorado, José - O Rei dos Sonhos, Jurassic Park 3, Aeroporto, A Melhor Casa Suspeita do Texas, Billy Madison - Um Herdeiro Trapalhão, Metido em Encrencas, Chuva de Milhões, Um Grito de Liberdade, Cliente Morto Não Paga, O Cavaleiro Elétrico, Medo, Assassinato Por Encomenda, Aprendiz de Feiticeiro, Rei Por Acaso, O Óleo de Lorenzo, Barrados no Shopping, Os Falcões da Noite, As Criaturas Atrás das Paredes, Os Saqueadores, A Maldição dos Mortos-Vivos, O Sargento Trapalhão, Corrida Silenciosa, Agarra-me Se Puderes, Quando as Águias se Encontram.
Fox - lançamentos para março:
Arquivo X - Segunda Temporada, Buffy, A Caça-Vampiros - Primeira Temporada, Diga Que Não é Verdade, A Bíblia, Demétrius e os Gladiadores, Bill & Ted - Dois Loucos no Tempo, Cara, Cadê Meu Carro, O Corcel Negro, Dr. Dolittle 2, Eu, Eu Mesmo e Irene, A Maior História de Todos os Tempos, O Manto Sagrado, M.A.S.H. - Edição Especial, Monkeybone - No Limite da Imaginação, O Que Mais Pode Acontecer, Perseguição, A Ratinha Valente 2 - O Segredo do Ratinho, Refém do Silêncio, Um Ritual Muito Louco, A Última Festa de Solteiro, Jogue a Mamãe do Trem, Fora de Casa!
Buena Vista - lançamentos para o 1º semestre:
MARÇO
Atlantis: O Reino Perdido, Doce Trapaça, Gostosa Loucura.
ABRIL
Jimmy Bolha, Apocalypse Now Redux, The Book of Pooh: Stories from The Heart, The Book of Pooh: Fun with Friends.
MAIO
A Bela Adormecida, Cinderella II, Beijo do Dragão.
JUNHO
Hora do Recreio, A Arma Secreta da Máfia, Mulheres e Chantagens, Tropas Estelares (o filme).
JULHO
O Corcunda de Notre Dame, O Corcunda de Notre Dame II, Diário da Princesa.
Columbia - lançamentos para:
MARÇO:
Os Queridinhos da América, Gatos Numa Roubada, Encontro às Escuras, Nada em Comum, Amor por Acidente, Palco de Ilusões, Crime em Nova York, O Maior de Todos, Barrabás, Madame Butterfly, A Criação de um Monstro, Sexy e Mortal, Viciado em Sexo, Louco Por Sexo, Uma Relação Perigosa/Desejos, O Diário de Bridget Jones, Eclipse Mortal, Cinco Evas e um Adão.
ABRIL
Caramuru- A invenção do Brasil, Quando Estranhos Chegam, Shiri: Missão Terrorista , Além da Escuridão, Animal, As Aventuras de Jackie Chan-Vol 2, Os Três Patetas – Os Ricos Riem à Toa, Velozes e Furiosos, Divinas Criaturas, Com a Bola Toda.

15/02/02

Oscar 2002 - Confira os indicados para as categorias musicais do 74º Oscar:

Trilha Sonora Original (Score):
A.I.  - ARTIFICIAL INTELLIGENCE (A.I. - Inteligência Artificial) - John Williams
A BEAUTIFUL MIND (Uma Mente Brilhante) - James Horner
HARRY POTTER AND THE SORCERER'S STONE (Harry Potter e a Pedra Filosofal) - John Williams
THE LORD OF THE RINGS: THE FELLOWSHIP OF THE RING (O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel) - Howard Shore
MONSTERS, INC. (Monstros S/A) - Randy Newman

Canção Original:
KATE & LEOPOLD - "Until" (Música e Letras de Sting)
THE LORD OF THE RINGS: THE FELLOWSHIP OF THE RING - "May It Be" (Música e Letras de Enya, Nicky Ryan e Roma Ryan)
MONSTERS, INC. - "If I Didn't Have You" (Música e Letras de Randy Newman)
PEARL HARBOR - "There You'll Be" (Música e Letras de Diane Warren)
VANILLA SKY - "Vanilla Sky" (Música e Letras de Paul McCartney)

Com as 2 indicações deste ano, John Williams passa a ser a pessoa viva com o maior número de indicações ao Oscar, 41 no total. O único compositor que recebeu mais indicações que Williams foi o falecido Alfred Newman (45). A premiação ocorrerá no dia 24 de março, e será transmitida pela TV aberta e a Cabo (Telecine Premium).  Até lá, vote na sua trilha favorita em nossa mais nova enquete. Veja os indicados em todas as categorias em http://www.oscar.com/nominees/nominees_index.html .

HQ - O Cavaleiro das Trevas 2 - A Editora Abril e a Secretaria de Cultura de São Vicente (SP) estão preparando uma festa para a chegada do Cavaleiro das Trevas. A Baixada Santista será palco do lançamento nacional de uma das mais esperadas obras do mercado de HQ do mundo ocidental, Batman: O Cavaleiro das Trevas 2. A obra de Frank Miller, sucesso de crítica e vendas nos Estados Unidos, poderá ser adquirida em São Vicente, na Praça Tom Jobim (ao lado da Praça da Biquinha), no próximo dia 23 a partir das 20 horas. Haverá um bat-sinal iluminando os céus e também está prevista a presença de uma banda de música animando a festa, tocando temas de aberturas de desenhos animados. No local, os interessados também poderão comprar a primeira edição do Cavaleiro das Trevas 2 (três dias antes de chegar nas bancas e lojas especializadas de todo o Brasil), que irá custar R$ 6,50. A festa do lançamento, que conta com o apoio do ScoreTrack.Net, também marcará a abertura do 3º Ciclo de Oficinas Culturais de HQ de São Vicente, no qual estão inscritos mais de 300 estudantes interessados em desenhar e elaborar roteiros para revistas.

CD Point - Buscando oferecer o melhor para os scoretrackers, a partir de hoje estamos oferecendo mais uma opção de compras online, graças à nossa nova parceria com o site CD Point. Experimente, estão disponíveis muitos, mas MUITOS títulos nacionais e importados, em CDs de todos os gêneros, inclusive uma grande variedade de trilhas sonoras e scores. Os títulos em DVD também são abrangentes, entre filmes e musicais. E tudo isso com os melhores preços da Web. 

CD News

Film Score Monthly - um dos próximos lançamentos da FSM será Logan's Run, de Jerry Goldsmith, em versão expandida.
Artemis  - lançará um CD com as trilhas sonoras de Ipcress File / Billion Dollar Brain, de John Barry / Richard Rodney Bennett.
JOS
- o selo independente do compositor Inglês John Scott lançará o seu score para o filme Study in Terror.
SuperCollector - está relançando a trilha sonora de John Williams  para Space Camp.
Varèse Sarabande
- lançará em 19/03 The Time Machine (Klaus Badelt), Green Dragon (Jeff Danna & Mychael Danna e Dragonfly (John Debney).
 
Novas Trilhas

Goodbye Hello (Mark Isham), Schindler Italiano (Ennio Morricone), White Oleander (Thomas Newman), The Sweetest Thing (Edward Shearmur), Simone (Carter Burwell), Laissez-passer, El embrujo de Shanghai (Antoine Duhamel), Shanghai Knights (Randy Edelman), One Hour Photo (Reinhold Heil).


08/02/02 - "SCORE-NAVAL"

John Williams - Completa hoje 70 anos de idade. Parabéns, Johnny! No dia 16 de março o compositor, no Shrine Auditorium de Los Angeles, irá reger uma orquestra de 100 instrumentos que interpretará o score de E.T., simultaneamente à primeira exibição da nova versão do filme.

David Arnold - foi divulgado que somente agora o compositor foi contratado para compor a trilha do próximo filme de 007 (por enquanto apenas conhecido como "Bond 20"), dirigido por Lee Tamahori (The Edge, Along Came a Spider).

CD News

Columbia Records - Lançará dia 16 de abril a trilha sonora de Spider Man, mas não foi especificado o conteúdo do CD (se apenas canções, score ou uma combinação dos dois).

Varèse Sarabande - Collateral Damage (Graeme Revell, 05/02); Jimmy Neutron Boy Genius (scoreJohn Debney, 26/02); CD Club - Last Orders (Paul Grabowsky, 05/03), Harrison's Flowers (Cliff Eidelman, 12/03).
Milan - Monsoon Wedding (Mychael Danna, 19/02); Invencible (Hans Zimmer & Klaus Badelt, 05/03).
Decca
- Ali (scoreLisa Gerrard & Pieter Bourkel, 12/02); Hart's War (Rachel Portman, 12/02).
RCA Victor
- The Count of Monte Cristo (Edward Shearmur, 05/02).
Red Ink
- Kate & Leopold (Sting, Vários & Rolf Kent, 05/02); The Shipping News (Christopher Young).
Disney
- Return to Never Land (Joel McNeely, 05/02); The Rescuers Down Under (Bruce Broughton, 16/04).
Interscope
- More Music from Moulin Rouge (scoreCraig Armstrong, 26/02).
Nettwerk
- Roswell (TV, Vários, 26/02).

 Novas Trilhas

Dark Blue (dir. Ron Shelton ) - Terence Blanchard; The Kid Stays in the Picture (dir. Brett Morgan & Nanette Burstein) - Jeff Danna; Narc (dir. Joe Carnahan ) - Cliff Martinez; Le Divorce (dir. James Ivory ) - Richard Robbins.
 
DVD News
 
Harry Potter - A Warner lançará nos EUA, dia 28 de maio, Harry Potter e a Pedra Filosofal. Será um dos DVDs mais interativos já lançados, contendo muitos extras dirigidos principalmente às crianças, já que estão ausentes extras tradicionais como makink of, efeitos especiais, bastidores, etc. A edição brasileira, que deverá chegar aqui em julho, deverá ser idêntica à americana, confira os detalhes dos 2 discos:
 
DISCO 1
- O filme em 2 versões, Widescreen anamórfico 2,35:1 e Full Screen 4:3.
DISCO 2
- Cenas extras nunca antes apresentadas e completadas especialmente para o DVD;
- Guia IPIX 360º de Hogwarts, incluindo a sala comunal de Grifinória, o Grande Salão, O Quarto de Harry, e a casa de Hagrid, tudo através do controle remoto e com a opção de dividir a tela em vista frontal e traseira simultaneamente;
- Entrevista com o diretor Chris Columbus e o produtor David Heyman, com detalhes do novo filme Harry Potter e a Câmara Secreta;
- Aprenda a jogar Quadribol, em uma montagem original com Olívio Wood e Harry, e tente pegar um Pomo de Ouro com o seu controle remoto;
- Visite as salas de aula dos professores Snape, McGonagall e Flitwick, e descubra o segredo no coração do DVD;
- Outras funções interativas e jogos - Passe através de Fofo e outros desafios para revelar os segredos do Espelho de Ojesed, Transfigure objetos, Abra o livro que grita (Screambook), Jogue um feitiço sobre uma cena e veja a mesma em oito diferentes linguas, Deixe uma varinha mágica escolher você, Encontre os fantasmas de Hogwarts, Video-biografias dos estudantes e professores;
- DVD-ROM: Seja selecionado pelo Chapéu seletor, Wizard Electronic Trading Card (coleçao de cartões online), Faça download de corujas voadoras no grande salão, Video biografias que permitem conhecer melhor Hogwarts, Screensavers e Lembrols de Harry Potter, Seu e-mail de coruja de Harry Potter, Demos de jogos.

1º/02/02 

BAFTA - os indicados para a categoria de Achievement in Film Music para os British Academy Film Awards são Amelie (Yann Tiersen), The Lord of The Rings (Howard Shore), Moulin Rouge (Craig Armstrong), Mulholland Drive (Angelo Badalamenti) e Shrek (Harry Gregson-Williams/John Powell).

Novas Trilhas
Confira as trilhas (e os compositores) dos filmes que em breve estarão nos cinemas:

Carter Burwell  - Simone, Adaptation.
Eric Colvin
X-mas Short, The Greatest Adventure of My Life.
Patrick Doyle Gosford Park, Killing Me Softly.
Michel Legrand All for Nothing.
Rick Marvin The Lost Battalion.
Nicholas Rivera Curse of the Forty Niner.
tomandandy Mothman Prophecies, The Rules of Attraction.
Brian Tyler Frailty, John Carpenter's Vampires: Los Muertos, Jane Doe, A Piece of My Heart.
Debbie Wiseman The Guilty, Before You Go.

Jeff Beal Joe and Max, Conviction (Showtime).
Christophe Beck Sideshow.
Marco Beltrami The First $20 Million Is Always the Hardest, Blade 2, Resident Evil.
Elmer Bernstein Gangs of New York.
Simon Boswell The Sleeping Dictionary.
Christopher Brady Pressure, Welcome to the Neighborhood.
Bill Brown Scorcher, Momentum, Carnival.
Gary Chang The Glow.
George S. Clinton Austin Powers: Goldmember.
Jeff Danna The Grey Zone.
Mychael Danna The Incredible Hulk, Ararat, Monsoon Wedding.
Don Davis The Matrix 2&3, Behind Enemy Lines, Long Time Dead.
John Debney Jimmy Neutron, The Scorpion King, Dragonfly.
Patrick Doyle Femme Fatale.
Anne Dudley Tabloid.
Randy Edelman The Gelfin.
Cliff Eidelman Ocean Men.
Danny Elfman Spider-Man, Men in Black 2.
Christopher Franke Dancing at the Harvest Moon.
Nick Glennie-Smith The New Guy.
Elliot Goldenthal Frida Kahlo, Double Down.

Jerry Goldsmith Sum of All Fears.
Rupert Gregson-Williams Jack and the Beanstalk.
Larry Groupe The Search for John Gissing, Out of the Black.
Lee Holdridge Family Plan, No Other Country, Africa.
David Holmes Ocean's Eleven.
James Horner A Beautiful Mind, Four Feathers.
James Newton Howard Big Trouble, Treasure Planet, Unconditional Love.
Mark Isham Imposter.
Trevor Jones Frederic Wilde, The Long Run.
Jan A.P. Kaczmarek Unfaithful, Edges of the Lord, Quo Vadis.
Rolfe Kent About Schmidt, Forty Days and Forty Nights.
John Kimbrough Book of Danny.
Gary Koftinoff The Circle.
Danny Lux Halloween 8.
Harry Manfredini Jason X.
Hummie Mann Wooly Boys, A Thing of Beauty, After the Rain.
Richard Marvin Desert Saints.
David Newman Death to Smoochy, The Affair of the Necklace.
Thomas Newman The Salton Sea (starring Val Kilmer).
John Ottman Pumpkin, Breeders, Point of Origin, Battlestar Galactica, 24 Hours.
Rachel Portman Hart's War.
John Powell Outpost, Pluto Nash.
Zbigniew Preisner Between Strangers.
Trevor Rabin Black Sheep, Whispers.
Graeme Revell High Crimes, Bourne Identity, Adaptation.

Patrice Rushen Just a Dream (dir. Danny Glover; Showtime).
John Scott The Long Road Home.
Eric Serra Rollerball.
Ed Shearmur The Count of Monte Cristo.
David Shire Ash Wednesday.
Howard Shore Panic Room, Spider, Return of the King, The Two Towers.
Alan Silvestri Macabre, Lilo & Stitch, Showtime
.
Shirley Walker Revelation.
Stephen Warbeck Gabriel.
Nigel Westlake The Nugget.
John Williams Minority Report (Spielberg), Star Wars: Episode Two, Memoirs of a Geisha (Spielberg),
Catch Me if You Can (Spielberg).
Gabriel Yared Lisa, Cold Mountain.
Christopher Young Scenes of the Crime, The Country Bears.
Hans Zimmer Invincible.

DVD News

O Senhor dos Anéis - Complementando as informações que divulgamos na semana passada: o diretor Peter Jackson confirmou que o DVD da versão exibida nos cinemas de O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel será lançado em agosto (nos EUA), e uma edição especial deverá ser lançada em novembro. Esta versão irá incluir 30 minutos de material não usado na versão de cinema (principalmente diálogos, sem cenas de ação ou violência como haviam comentado), além da primeira parte do making-of feito pelo cineasta Costa Botes.


Fevereiro de 2001

26/02/01 (Carnaval? Que carnaval?)

CIC Vídeo - A tradicional distribuidora de vídeo será desativada a partir de julho. A notícia já era esperada desde o momento em que a Universal, que deverá instalar-se no Brasil nos próximos meses, resolveu terminar a joint venture que mantinha desde 87 com a Paramount. Esta já decidiu que a partir de junho se instala diretamente no Brasil, como o nome de Paramount Home Entertainment. O estúdio promete para este ano lançar mais de 100 títulos em DVD de seu acervo, que inclui sucessos como Os Intocáveis, a série Jornada nas EstrelasMissão Impossível, Romeu e Julieta, de Franco Zeffirelli, a trilogia Indiana Jones e Apocalypse Now.

Film Score Monthly - seu mais novo lançamento na série Silver Age reúne, em um CD, os scores de  Conquest of the Planet of the Apes/Battle for the Planet of the Apes (Tom Scott e Leonard Rosenman, respectivamente) e também o tema da curta série de TV de Planet of the Apes, composto por Lalo Schifrin. 

Superman em DVD - a Warner Home Video divulgou a data de lançamento do DVD de Superman: O Filme, nos EUA: 1º de maio. O disco conterá uma versão com cenas adicionais e, para delícia dos scoretrackers, o score completo de John Williams em Dolby Digital 5.1.  As continuações (II a IV) também serão lançadas, mas sem qualquer extra. O lançamento deverá ocorrer no Brasil em julho ou agosto.

Grammy 2001 - os vencedores, nas categorias que nos interessam, são os seguintes: 

Melhor coletânea para Filme, Televisão ou outra Mídia Visual: Almost Famous (Vários; Danny Bramson & Cameron Crowe, produtores) - DreamWorks Records;
Melhor Partitura para Filme, Televisão ou outra Mídia Visual: American Beauty (Thomas Newman, compositor) - DreamWorks Records;
Melhor Canção Composta para Filme, Televisão ou outra Mídia Visual: When She Loved Me, de Toy Story 2 (Randy Newman, autor) - Walt Disney Records;
Melhor Composição Instrumental - Theme From Angela's Ashes (John Williams), do CD Angela's Ashes - Music From The Motion Picture (Sony Classical/Sony Music Soundtrax).


19/02/01

GDM Music - entre vários lançamentos da gravadora italiana, que estão saindo entre o final de fevereiro e início de março, está uma edição expandida de The Good, the Bad and the Ugly (Três Homens em Conflito, Ennio Morricone). Será uma edição limitada, que poderá ser encomendada diretamente à GDM, através do e-mail gdm@centerweb.it .

Varèse Sarabande - irá lançar em 3 de abril a nova trilha de Jerry Goldsmith para Along Came a Spider.

Danny Elfman - apesar dos rumores que andam circulando pela web, o compositor está confirmado como o autor do score do novo Planet of the Apes, dirigido por Tim Burton.

Basil Poledouris - irá comentar em áudio a trilha de Starship Troopers (Tropas Estelares), na nova Edição Especial do filme que sairá em DVD pela Columbia. Ele também gravou uma entrevista on-camera para o novo DVD de RoboCop (também uma edição Especial), que sairá pela MGM. Ambos os lançamentos estão previstos para este ano, por enquanto, apenas nos EUA.


14/02/01

Oscar 2001 - Os indicados para as categorias musicais do 73º Oscar são os que seguem:

Melhor Trilha Sonora Original (Score):
Chocolate (Chocolat) - Rachel Portman
O Tigre e o Dragão (Crouching Tiger, Hidden Dragon) - Tan Dun
Gladiador (Gladiator) - Hans Zimmer
Malena - Ennio Morricone
O Patriota (The Patriot) - John Williams

Melhor Canção Original:
"A Love Before Time" - Crouching Tiger, Hidden Dragon (Música de Jorge Calandrelli e Tan Dun; Letras de James Schamus);
"I've Seen It All" - Dancer in the Dark (Música de Bjork; Letras de Lars von Trier e Sjon Sigurdsson);
"My Funny Friend and Me" - The Emperor's New Groove (Música de Sting e David Hartley; Letras de  Sting);
"A Fool In Love" - Meet the Parents (Randy Newman);
"Things Have Changed" - Wonder Boys (Bob Dylan).

A premiação ocorrerá no dia 25 de março, e será transmitida pela TV aberta e a Cabo. No site  www.oscar.com veja a lista completa dos indicados.


12/02/01

J.J. Johnson - Foi divulgada a morte do trombonista de jazz, compositor e arranjador James Louis "J.J." Johnson, que nos anos 70 compôs para filmes "blaxploitation" (Across 110th Street, Shaft in Africa, Brother on The Run e Cleopatra Jones) e TV (Starsky & Hutch, Shaft). Johnson morreu no dia 04/02, aos 77 anos de idade.

Universal Music - dia 27 de março, nos EUA, a gravadora estará relançando, em CD, as trilhas "blaxploitation" Coffy (Roy Ayers) e Hell Up in Harlem (Edwin Starr).

Chapter III - O CD com as trilhas sonoras de Cincinatti Kid e Kelly´s Heroes, de Lalo Schifrin, foi novamente adiado pela gravadora. A nova data prevista é 20/03/2001.

Concertos - "Bernard Herrmann: More Than the Movies", da EOS Orchestra, ocorrerá em 15 de fevereiro em Nova York, no Ethical Culture Society, e no programa constam sinfonias e trilhas do compositor (Belle Dame Sans Merci, Sinfonietta for String Orchestra, Suíte de Psycho, Wuthering Heights, etc.). John Barry, por sua vez, regerá a English Chamber Orchestra no dia 28 de abril em Londres, em um concerto dedicado aos seus scores. Mais detalhes em www.broadband.co.uk/wayahead/web/raymondg. 

Novas trilhas - THOMAS NEWMAN - In the Bedroom (D. Todd Field); GARY CHANG - Kat (D. Martin Schmidt); DON DAVIS - Sins of the Father (D. Tom McLoughlin); TREVOR RABIN - American Outlaws (D. Les Mayfield) e Rock Star (D. Stephen Herek); PHILIPPE SARDE - Mademoiselle (D. Philippe Lioret).


05/02/01

Film Score Monthly - A tradicional publicação especializada FSM continua com a sua série de edições limitadas de trilhas sonoras clássicas e inéditas. Este mês, seguindo ao excelente From the Terrace (1960), de Elmer Bernstein (lançamento de janeiro), chegam dois CDs: o primeiro é The Stripper/Nick Quarry, de Jerry Goldsmith - dois scores dos anos 60, sendo que Nick Quarry foi o piloto de uma série de TV que não vingou; e Beneath the 12-Mile Reef (Rochedos da Morte, filme da Fox de 1953, um dos primeiros  estrelados por Robert Wagner), do grande Bernard Herrmann. Esta é uma das melhores trilhas de aventura de Hermann, nunca lançada na íntegra em CD (apenas trechos em coletâneas e regravações). Temos a satisfação de informar, inclusive, que tivemos influência no lançamento da trilha de Herrmann: a FSM possui acesso ao acervo da Fox, de onde retirou as masters para vários de seus lançamentos anteriores. Então, conhecedores da obra de Hermann e desta trilha em particular, sugerimos a Lukas Kendall  que lançasse Beneath The 12-Mile Reef, que certamente seria um sucesso. Para a nossa satisfação, Lukas bancou o investimento, e o CD está aí. Lembramos que os CDs da FSM somente podem ser adquiridos em sites especializados e, principalmente, no próprio site da FSM. Para saber mais detalhes dos CDs ou adquiri-los, é só clicar nos links acima. 

Globo de Ouro2001 - Os vencedores foram:

Melhor Trilha Sonora Original: HANS ZIMMER & LISA GERRARD por Gladiador
Melhor Canção Original: "Things Have Changed" do filme Garotos Incríveis de BOB DYLAN

Gladiador também ganhou o Globo de Ouro em outras categorias não-musicais (inclusive a de Melhor Filme), o que lhe dá grandes chances de conquistar os prêmios correspondentes no próximo Oscar, dia 25/03. 

Sci-Fi News - Já nas bancas, a edição de fevereiro da revista de ficção-científica, ação e aventura. Como sempre, as matérias produzidas pelo nosso site e de autoria do webmanager Jorge Saldanha se fazem presentes: comentários dos scores de Total Recall e Austin Powers e os DVDs importados com todos os episódios das 2 primeiras temporadas de Arquivo X.