Primeira Impressão
www.scoretrack.net

Título original: NIGHT AT THE MUSEUM
Direção: SHAWN LEVY
Produção: SHAWN LEVY, CHRIS COLUMBUS, MICHAEL BARNATHAN
Roteiro: ROBERT BEN GARANT, THOMAS LENNON
Produção Executiva: THOMAS M. HAMMEL, IRA SHUMAN, MARK RADCLIFFE
Fotografia: GUILLERMO NAVARRO, ASC
Desenho de Produção: CLAUDE PARÉ
Montagem: DON ZIMMERMAN, A.C.E
Efeitos Visuais: JIM RYGIEL
Figurinos: RENÉE APRIL
Música: ALAN SILVESTRI
Elenco: BEN STILLER, CARLA GUGINO, DICK VAN DYKE, MICKEY ROONEY, BILL COBBS, JAKE CHERRY, RICKY GERVAIS, ROBIN WILLIAMS, KIM RAVER, PATRICK GALLAGHER, RAMI MALEK, STEVE COOGAN, MIZUO PECK, ANNE MEARA

09 de janeiro de 2007

UMA NOITE NO MUSEU

Tudo pode acontecer....

Você pode gostar ou não de museus, mas com certeza irá se divertir muito nessa comédia estrelada por Ben Stiller. Desde o princípio, a idéia por detrás de Uma Noite No Museu provou ser impossível de se resistir. Tudo começou quando o ilustrador croata Millan Trenc desenhou pela primeira vez um livro infantil, no qual um novo segurança do Museu de História Natural em Nova York adormece para depois descobrir que um dos esqueletos enormes dos dinossauros que ele deveria estar protegendo desapareceu misteriosamente! De repente, o guarda descobre que ele está rodeado por estátuas que falam, rosnam e atacam, o que acaba criando a maior confusão dentro do local. Com seu humor espirituoso sobre um homem comum que tem de enfrentar as grandes lendas do passado, a história se tornou uma das favoritas entre as crianças.

Ela também parecia destinada ao cinema - e os direitos de adaptação do livro foram comprados rapidamente pela Fox, com Chris Columbus e Michael Barnathan da 1492 Pictures como produtores, e Mark Radcliffe, também da 1492, como produtor executivo. O trio de produtores, que mais tarde iria misturar o humor moderno e efeitos de vanguarda em clássicos de aventura modernos como a série de filmes para Harry Potter, imaginou e expandiu a história de Uma Noite No Museu.

Logo no começo do filme, quando o nome do elenco e da equipe técnica está sendo apresentado, o museu vai aparecendo ao fundo, ambientando os espectadores nas salas que serão palco da aventura. Se esse pano de fundo não bastasse, logo de início a trilha sonora mostra-se cirúrgica. Sim, os instrumentos encaixam-se com perfeição - combinações de timbres, melodias, acordes, etc. Bem, não é para menos, ela foi composta por Alan Silvestri, que, particularmente, é um dos meus favoritos.

A trama, dirigida e produzida por Shawn Levy, gira em torno de Larry Daley (Ben Stiller), um pai divorciado que, por ser constantemente despedido de seus empregos, vive decepcionando seu filho. Para a sorte (?) de Larry, uma vaga muito curiosa surge no museu. Trata-se da vaga de guarda noturno. A princípio Larry não quer aceitar o emprego, mas encarando a possibilidade de perder seu filho de vista, acaba por aceitar a oferta. O que ele não sabe é que as imponentes salas do Museu de História Natural, recobertas com criaturas pré-históricas com olhos ameaçadores, antigos e violentos guerreiros, tribos perdidas há muito tempo, animais africanos e lendários heróis históricos, carrega também um segredo. TUDO À NOITE GANHA VIDA!

Antes fosse a tarefa de Larry apenas cuidar do Museu, mas com essas criaturas à solta, sua tarefa vai muito além. Manter a ordem, não deixar os artefatos e estátuas fugirem, enfim, entrar no jogo fantasioso do impossível. Nessa jornada estão presentes figuras importantes da História, como o Presidente dos EUA Teddy Roosevelt (Robin Williams), Átila o Huno e soldados da Guerra civil, entre outros. A aventura, que tem no elenco atores consagrados como Mickey Rooney e Dick Van Dyke, conta com excelentes efeitos visuais e um enredo muito engraçado, com cenas que, com certeza, renderão fortes gargalhadas. Destaco o desentendimento entre Larry e o macaquinho Dexter e, sem sombra de dúvidas a melhor cena do filme, uma conversa entre Larry e Átila o huno – cena que arrancou lágrimas dos meus olhos do tanto que ri.

O filme, que tem previsão de estréia para este dia 12 de janeiro, é sem dúvida uma excelente pedida para se divertir com qualidade. Uma viagem pela História NOTA DEZ.

Bom passeio,

Lucas Vandanezi
Lvandanezi@scoretrack.net

PRIMEIRA IMPRESSÃO
VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL