Primeira Impressão
www.scoretrack.net

Título Original: THE GOLDEN COMPASS
Gênero: AVENTURA
Tempo de Duração: 117 MIN.
Ano de Lançamento (EUA/Inglaterra): 2007
Distribuição: PLAYARTE
Direção: Chris Weitz
Roteiro: Chris Weitz
Produção: Bill Carraro e Deborah Forte
Música: ALEXANDRE DESPLAT
Fotografia: Henry Braham
Desenho de Produção: Dennis Gassner
Figurinista: Ruth Myers
Efeitos Visuais: Digital Domain / Hatch Production / Alpine Films / Cinesite / Rhythm and Hues / Framestore CFC / Gentle Giant Studios / The Visual Effects Company / Tipett Studio
Elenco:
Nicole Kidman, Daniel Craig, Dakota Blue Richards, Ben Walker, Eva Green, Jim Carter, Tom Courtenay, Charlie Rowe, Clare Higgins, Steven Loton, Sam Elliott, Simon McBurney, Jack Shepherd, John Bett, Christopher Lee, Kathy Bates, Ian McKellen, Ian McShane, Freddie Highmore

22 de dezembro de 2007

A BÚSSOLA DE OURO


Que comece a fantasia!

Baseado na trilogia Fronteiras do Universo, de Philip Pullman, A Bússola de Ouro é o primeiro livro/filme da série que conta as aventuras da pequena Lyra. A história se passa em um mundo paralelo ao nosso, onde ao invés de almas as pessoas possuem "daemons", e podem, inclusive, conversar com eles.

Com um visual fantástico e encantador, o filme capta da melhor forma possível o universo criado por Pullman. Eu, particularmente, achei que o filme vai muito bem até a metade. Sim, do começo ao meio do filme eu dava sorrisos e cheguei a ficar arrepiado de ver como eles conseguiam, mesmo que mudando algumas partes, ser fiéis ao livro. Infelizmente da metade para o final os roteiristas pecaram, e muito, mudando a cronologia de alguns acontecimentos e efetuando certas “adaptações” totalmente equivocadas, o que em minha opinião fez o rendimento do filme cair muito.

Contudo, se os roteiristas pecaram da metade pra frente, os atores não pecaram em nenhum momento. O elenco, liderado por Nicole Kidman e Daniel Craig, atua com maestria e competência - aliás, a escolha de Nicole Kidman para o papel da Sra. Coulter foi divina, não consigo pensar em ninguém mais perspicaz para interpretá-la. Os efeitos especiais têm grande chance de levar o prêmio da Academia, mesmo que concorrendo com filmes como Harry Potter e a Ordem da Fênix, 300 e Quarteto Fantástico e o Surfista Preateado, basta agora esperar.

A trilha sonora do filme, que é como uma base para toda a magia, ficou a cargo de Alexandre Desplat que, após sua indicação ao Oscar®, parece estar dando cada vez mais de si – muito boa a sua música. Gostaria de salientar que para as pessoas que não leram o livro o filme será brilhante, já para os que leram, como eu, o filme sofrerá uma certa queda do meio para a frente. Porém, mesmo assim, será um ótimo filme, que estréia nacionalmente dia 25 de dezembro.

SINOPSE

Lyra Belacqua (Dakota Blue Richards) é uma órfã que foi criada na Universidade Oxford. No mundo em que vive todas as pessoas têm um "daemon", ou seja, uma manifestação de sua própria alma em forma animal. Lyra leva uma vida tranqüila até ela e seu daemon, Pantalaimon, descobrirem a existência de uma substância misteriosa chamada "pó". Isto provoca um estranho efeito nas crianças, o que faz com que as autoridades religiosas se convençam de que representa o mal. Seguindo o misterioso Lorde Asriel (Daniel Craig), seu protetor, Lyra parte em busca de uma resposta. Em Londres ela descobre que diversas crianças estão desaparecendo, entre elas Roger (Ben Walker), seu melhor amigo. Com a ajuda de um instrumento ancestral, que se parece com uma bússola de ouro, ela parte numa jornada que pode alterar o mundo para sempre.

Lucas Vandanezi
Lvandanezi@scoretrack.net

PRIMEIRA IMPRESSÃO
VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL