Primeira Impressão
www.scoretrack.net

04 de dezembro de 2007

A Imagem Filmes prepara duas estréias bem diferentes uma da outra, para o dia 7 de dezembro. Na primeira um suspense que envolve a podridão por trás das empresas, na segunda o sonho de imigrantes italianos em busca de uma terra de oportunidades. Ambos os filmes são bons, porém, somente um me agradou de verdade.

CONDUTA DE RISCO
Título Original: Michael Clayton
Gênero: Drama
Duração: 119 min.
Elenco George Clooney, Sean Cullen, Tom Wilkinson, Tilda Swinton, Sydney Pollack, Michael O'Keefe, Ken Howard, Denis O'Hare, Robert Prescott, Austin Williams
Compositor: James Newton Howard
Roteirista: Tony Gilroy
Diretor: Tony Gilroy

Neste suspense George Clooney interpreta Michael  Clayton, um advogado que desenvolve um trabalho interno em uma das maiores empresas de advocacia de Nova Iorque, e que tem como função principal "limpar" as sujeiras cometidas pelos outros, desde fugas do local de um acidente de carro, escândalos nos jornais, esposas cleptomaníacas e até políticos desonestos, o que lhe rende o título de faxineiro.

Clayton, cansado do seu serviço e um tanto quanto desiludido da vida, devido à sua separação e ao seu vício no jogo, vê em um caso muito peculiar e intrigante uma nova motivação e, além de descobrir a verdade, o faxineiro agora assume a tarefa de "jogar a merda no ventilador".

Toda essa podridão está vinculada à agroquímica U/North, uma das poderosas multinacionais que por dinheiro não liga se está ou não prejudicando as pessoas... mas isso pode ter um fim ou, ao menos, sofrer um abalo, quando um faxineiro como Clayton decide se aposentar.

NOVO MUNDO
Título Original: Nuovomondo
Gênero: Aventura, Drama
Duração: 120 min.
Elenco: Charlotte Gainsbourg, Vincenzo Amato, Aurora Quattrocchi, Francesco Casisa, Filippo Pucillo, Federica De Cola, Isabella Ragonese, Isabella Ragonese, Vincent Schiavelli
Compositor: Antonio Castrigano
Roteirista: Emanuele Crialese
Diretor: Emanuele Crialese

Esta co-produção Itália/França, dirigida por Emanuele Crialese e "apresentada" pelo afamado diretor ítalo-americano Francis Ford Coppola, aborda a história de uma família que deixa a Sicília, na Itália, e segue em busca de uma vida melhor na América no final do século 19.

É  urna fábula moderna que relata a história de pessoas do passado, de uma viagem pelo tempo e espaço, impulsionada por imagens de uma sonhada, porém nunca vista terra, um Jardim do Éden onde as frutas são perfeitas e enormes, onde o dinheiro cai de árvore. O Novo Mundo - a América.

Eu, particularmente, valorizo muito o diálogo entre os personagens e, devido a isso, achei que muitas das metáforas inseridas poderiam ter enriquecido o filme e o tornado menos cansativo. Entretanto, fica claro que a idéia de um mundo perfeito caiu por terra quando os italianos, finalmente, chegaram na tão falada América.

Tanto CONDUTA DE RISCO como NOVO MUNDO são duas boas estréias de propostas bem diferentes, que merecem ser conferidas. Escolha seu estilo e faça uma viagem segura.

Lucas Vandanezi
Lvandanezi@scoretrack.net

PRIMEIRA IMPRESSÃO
VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL