Primeira Impressão
www.scoretrack.net

A ÚLTIMA NOITE / A PRAIRIE HOME COMPANION
Produzido e dirigido por Robert Altman
Roteiro de Garrison Keillor
História de Garrison Keillor e Ken LaZebnik
Produtores: Robert Altman, Wren Arthur, Joshua Astrachan, Tony Judge e David Levy.
Produtores Executivos: William Pohlad, John Penotti, Fisher Stevens e George Sheanshang
Diretor de Fotografia: Ed Lachman, ASC
Editor: Jacob Craycroft
Designer de Produção: Dina Goldman
Figurino: Catherine Marie Thomas.
Elenco: Woody Harrelson, Tommy Lee Jones, Garrison Keillor, Kevin Kline, Lindsay Lohan, Virginia Madsen, John C. Reilly, Maya Rudolph, Meryl Streep e Lily Tomlin. 

1º de novembro de 2006

A ÚLTIMA NOITE

Se você gosta de música country, esta nova realização do veterano diretor Robert Altman é o filme ideal para lhe fazer sair do cinema feliz. A Última Noite conta a história de alguns músicos de rádio que apresentam um programa direcionado às pessoas que gostam da música do campo, e também de piadas infames.

O elenco é muito bom, integrado por Kevin Kline, Maryl Streep, Tommy Lee Jones e Lindsay Lohan, entre outros. A história é contada em tempo real, pois você fará parte do elenco que assiste o programa de rádio do auditório. O drama dos personagens começa quando uma equipe liderada por Tommy Lee Jones tem como objetivo comprar o auditório, onde é realizada as gravações do programa, e transformá-lo em um estacionamento.

A aparição de um anjo torna as coisas ainda mais complexas, pois ele está lá apenas para tranqüilizar as almas presentes, seja na morte, na vida ou até mesmo em uma nova vida que está por vir. O meu maior destaque vai indubitavelmente para as canções, já que o country americano é muito legal e as músicas são realmente o destaque neste filme. O filme não é do gênero comédia, mas sem dúvida, tem passagens que com certeza renderão boas gargalhadas.

INFORMAÇÕES SOBRE A PRODUÇÃO

O diretor Robert Altman e o roteirista Garrison Keillor unem forças com um elenco estrelar para criar uma fábula cômica sobre a vida por trás dos bastidores de “A Prairie Home Companion”, um programa de variedades de rádio que conseguiu sobreviver à era da televisão. Meryl Streep (Yolanda) e Lily Tomlin (Rhonda) interpretam as Irmãs Johnson, as duas irmãs remanescentes do que foi um dia um grupo de música country composto por quatro irmãs; e Lindsay Lohan interpreta a filha de Meryl, Lola, que tem a grande chance de cantar no programa e, no grande e esperado momento, se atrapalha com a letra da música. Kevin Kline é Guy Noir, um segurança não muito sortudo, metido a detetive particular, que trabalha nos bastidores, e Woody Harrelson e John C. Reilly são Dusty e Lefty, os Velhos Trilheiros, uma dupla de cantores caubóis. Adicione Virginia Madsen, como um anjo, Tommy Lee Jones, como o Administrador de Custos, Maya Rudolph, como a ajudante de palco grávida, e Keillor,  interpretando o papel do apresentador do programa, e você tem o set de uma divertida história num sábado à noite chuvoso em St. Paul, Minnesota, onde os fãs fazem filas para entrar no Teatro Fitzgerald para ver “A Prairie Home Companion”, um programa da estação de rádio WLT, sem saber que a WLT foi vendida para um conglomerado do Texas, e que o programa desta noite será o último.

Filmado inteiramente no Fitzgerald, exceto pelas cenas de abertura e final que aconteceram em um pequeno restaurante próximo, o filme combina o estilo cinematográfico, a inteligência e o amor por improvisação de Altman, as canções e a história de Keillor para criar a contraparte fictícia do programa de rádio “A Prairie Home Companion”. O filme usa os músicos, equipe e palco do programa de rádio real “A Prairie Home Companion”, ouvido em estações de rádio públicas de costa a costa dos Estados Unidos, durante o último quarto de século (e que, na vida real, continua a ser transmitido). O resultado é uma história compacta com uma série de papéis extraordinários, especialmente a do elegante Guy Noir, um segurança metido a detetive ao estilo Keaton, interpretado por Kevin Kline, e de Lily Tomlin e Meryl Streep cantando “Goodbye to My Mama”, a performance das duas irmãs  da canção que costumavam cantar para a mãe delas quando esta ainda era viva. Além destes interessantes personagens, há o anjo serene interpretado por Virginia Madsen, assim como a versão da canção “Frankie and Johnny”, interpretada por Lindsay Lohan.
 

Lucas Vandanezi
lvandanezi@scoretrack.net

PRIMEIRA IMPRESSÃO
VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL