Primeira Impressão
www.scoretrack.net

TÍtulo Original: ZODIAC
Gênero: Suspense
Tempo de Duração: 158 MIN.
Ano de Lançamento (EUA): 2007
Distribuição: Warner Bros. / Paramount Pictures
Direção: David Fincher
Roteiro: James Vanderbilt, Robert Graysmith
Produção: Ceán Chaffin, Brad Fischer, Mike Medavoy, Arnold Messer e James Vanderbilt
Música: David Shire
Fotografia: Harris Savides
Desenho de Produção: Donald Graham Burt
Direção de Arte: Keith P. Cunningham
Edição: Angus Wall
Elenco:
Jake Gyllenhaal, Mark Ruffalo, Anthony Edwards, Robert Downey Jr., Brian Cox, John Carroll Lynch, Chloë Sevigny, Ed Setrakian, John Terry, Candy Clark, Elias Koteas, Dermot Mulroney, Donal Logue

22 de maio de 2007

ZODÍACO


Investigação de Morte

Zodíaco , novo filme do diretor David Fincher (Seven – Os Sete Pecados Capitais), conta a história real de um caso que foi arquivado sem solução. Um sujeito, claramente lunático, comete uma série de assassinatos na Baía da São Francisco. Conforme vai fazendo suas vítimas o autor contata a polícia, e envia cartas a jornais exigindo que publiquem códigos (puzzles) nas primeiras páginas de seus veículos.

"Eu quero que os senhores imprimam esta mensagem cifrada na capa do jornal dos senhores. Nesta mensagem criptografada está minha identidade. Se os senhores não imprimirem esta mensagem até a tarde de sexta-feira, dia 1º de agosto de 1969, darei início a uma onda de assassinatos na noite de sexta-feira. Passarei todo o final de semana matando pessoas que vagam sozinhas pela noite..."

O papel principal fica a cargo de Jake Gyllenhaall, que interpreta Graysmith, um tímido cartunista editorial. Contudo, mesmo sem ter experiência na área de reportagem criminal, Graysmith, aguçado pelas cartas enviadas pelo assassino para o jornal San Francisco Chronicle, ingressa em uma investigação que começa a ser parte de sua rotina. Além de juntar materiais e ir atrás de investigações altamente arriscadas, o cartunista passa a conversar com a polícia e com investigadores. Afinal, o seu interesse pelo assunto não é simplesmente descobrir o autor das atrocidades mas, também, lançar um livro.

O mais engraçado de tudo é que a história não gira em torno do assassino, como na maioria dos thrillers, e sim em torno de Robert Graysmith. Por se tratar de uma história verídica alguns nomes não sofreram alterações, como é o caso de Graysmith. o escritor do best-seller "Zodíaco".

O suspense tem como ponto forte a história e as atuações. O score de David Shire não compromete o filme, mas também não acrescenta muito. Já as canções são muito bem utilizadas. No elenco estão presentes nomes como Robert Downey Jr, Anthony Edwards e Elias Koteas, todos com atuações bem convincentes. Eu, particularmente, acredito que o filme poderia ser solucionado em menos tempo, entretanto, não deixa de ser uma boa opção para aqueles que gostam de suspense policial e histórias verídicas.

Que comece a busca!

Lucas Vandanezi
Lvandanezi@scoretrack.net

PRIMEIRA IMPRESSÃO
VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL