Sci Files
www.scoretrack.net


a ÚLTIMA ESPERANÇA DE PAZ?

Em 1993 foi exibido nos EUA, através do sistema de syndication (programa vendido diretamente a emissoras locais, e não transmitido em rede nacional por uma grande emissora), o piloto da série Babylon 5, “The Gathering”. O ano é 2257 e os humanos , após sua guerra contra os Minbari (2243/2244), decidem criar o projeto Babylon, pois a Terra fora quase destruída e era necessário descobrir um meio para tentar prevenir um conflito similar no futuro. Na verdade a humanidade só não foi extinta devido à misteriosa rendição dos Minbari, durante a Batalha da Linha. Assim, diversas espécies alienígenas estão reunidas na estação espacial Babylon 5, situada num sistema neutro e sob o comando de Jeffrey Sinclair (Michael O'Hare), onde mantém negociações e relações diplomáticas. As espécies principais são Humanos, Minbaris, Narns, Centauris e Vorlons. Nos é passada a noção de que Narns e Centauris são inimigos já há algum tempo, e os Vorlons são uma raça tão poderosa quanto misteriosa. Já os sinistros e letais alienígenas Trevas (no original, Shadows) não são citados no piloto; eles irão surgir em um arco desenvolvido ao longo da série.

Em 1994 Babylon 5 passa a ser exibida como uma série que teve a duração de cinco temporadas, sendo que a ultima foi exibida pelo canal TNT. Aqui no Brasil o programa passou no canal pago Warner, que infelizmente nunca mais o reprisou. Após seu encerramento, em 1999, a série originou a spin-off de curta duração Crusade (também exibida aqui pela Warner, e que há algum tempo chegou a passar também no SBT), e alguns telefilmes - o último foi A Lenda dos Rangers, que seria o piloto de uma nova série mas, devido à baixa audiência, acabou não emplacando. J. Michael Straczynsky criou o conceito de B5 ainda na década de 1980, mas só nos anos 90 conseguiu levá-la para a televisão. Inicialmente, ele tentou vendê-la para a Paramount, que a recusou para não criar concorrência com sua franquia Jornada nas Estrelas. Mas o estúdio terminou copiando alguns conceitos de B5, misturando-os com idéias de Roddenberry, e dessa forma criou a série Star Trek: Deep Space Nine. Esta série também é ambientada em uma estação espacial, e os Fundadores e seu Dominion são claramente inspirados nas Trevas.

O piloto de B5 nos apresenta vários questionamentos:

1- Por que os Minbaris se renderam na Batalha da Linha?

2- O que houve com as quatro estações Babylon anteriores?

3- Por que o comandante de B5, Jeffrey Sinclair, não se lembra do que lhe aconteceu na Batalha da Linha?

4- Quem realmente são os Vorlons?

5- Por que não existem Narns telepatas?

6- Por que a embaixadora Minbari Dellen ajudou Sinclair?

As respostas são tão intrigantes quanto as perguntas, que serão respondidas ao longo de cinco anos (2258 a 2262). Além dessas,vão surgindo outras ao longo das temporadas. As tramas, na melhor fase da série (quando a estação passou a ser comandada pelo Capitão John Sheridan, interpretado por Bruce Boxleitner), giram em torno da Guerra das Trevas – e se você acha que os Borgs da Nova Geração de Jornada nas Estrelas são poderosos, então ainda não viu nada. Algo interessante é o fato de, inicialmente, apenas dois personagens saberem que estão envolvidos na Guerra das Trevas. Dos demais, alguns estão envolvidos mas não sabem, e outros irão envolver-se no desenrolar dos episódios.

Uma das tramas principais envolve Valen, um misterioso líder Minbari, que mil anos antes ajudou a derrotar os “sombrios” e uniu seu povo, criando o Conselho Cinza, os Rangers e também encerrou os conflitos entre as castas sociais. Como resultado, os Minbaris tornaram-se tão poderosos que nem a República Centauri, mesmo no seu apogeu, nunca se atreveu a enfrentá-los.

Outro grande foco dramático da série é a decisão de Sheridan e seus comandados rebelarem-se contra o governo da Terra, após a posse do Presidente Clark - o que gera uma dramática guerra civil. Eles descobrem que Clark tramou o assassinato de seu antecessor, o Presidente Santiago. E pior, que ele tem planos ditatoriais e para perpetuar-se no poder irá fazer uma aliança com as Trevas.

Pode-se notar uma forte influência da lenda do Rei Arthur e de grandes obras da literatura, como O Senhor dos Anéis e Duna, no épico criado por Straczynsky. Que, entre outros méritos, foi a primeira série a ser exibida no formato widescreen e que mostrou a viabilidade da utilização integral dos efeitos especiais digitais (à época consagrados no filme Jurassic Park) na televisão. Ao longo dos anos 90 muitas séries passaram a utilizar esses efeitos: Xena, Hércules, Buffy, Deep Space Nine, Voyager, Farscape e Arquivo X, entre tantas outras.

O ator Andreas Katsulas, que interpreta o embaixador Narn G'kar, alguns anos antes foi o Almirante romulano Tomalak, que enfrentou o Capitão Picard na Nova Geração de Jornada nas Estrelas. Seu último papel foi num episódio da série Enterprise. Como dá para perceber, Straczynsly é um fã declarado de Star Trek, tanto que convidou Majel Roddenberry (esposa do falecido Gene, criador de Jornada nas Estrelas) para um dos episódios do terceiro ano; para interpretar o maléfico Bester, da Psicorps (a polícia telepática humana), que vive atormentando a tripulação da B5, ele convovou Walter Koenig, o Chekov da Série Original de Jornada nas Estrelas; e recentemente até se mostrou disposto a colocar sua genialidade a serviço da combalida franquia da Paramount, após o fracasso dos filmes Insurreição (1998) e Nêmesis (2002) e o cancelamento prematuro de Enterprise.

Se você gosta de batalhas espaciais e uma trama inteligente, não pode perder Babylon 5, onde alianças serão forjadas e desmanteladas, haverá traições, romance, intrigas, inveja, caos, união e tragédias - mas enquanto B5 resistir, sempre haverá esperança para a paz. Confira porque Babylon 5, já lançada na íntegra em DVD nos EUA, é uma das melhores, se não a melhor, séries do gênero surgidas nos anos 90.

Guilherme da Costa Radin

VOLTAR PARA SCI FILES