Sci Files
www.scoretrack.net

BATMAN
O CAVALEIRO DAS TREVAS

Batman - O Cavaleiro das Trevas, do diretor Christopher Nolan, tendo como base o Batman de Frank Miller misturado com os quadrinhos A Piada Mortal, de Alan Moore, sem dúvida é o melhor filme do Morcego de todos os tempos - ou até mesmo o melhor filme de um personagem de HQs já feito.

O Cavaleiro das Trevas é o titulo de uma graphic novel Frank Miller, que fez muito sucesso em 1986 e que mostrava o Batman envelhecido num futuro sombrio, onde os EUA haviam se tornado uma ditadura fascista, que ainda combatia a URSS (outra ditadura). Enquanto Miller estava criticando o governo de Ronald Reagan, Alan Moore no seu V de Vingança estava fazendo criticas a Margareth Thatcher - em ambos os casos, líderes de governos que alegavam defender a democracia.

Na trama do filme de Nolan, o tenente James Gordon (Gary Oldman) está chefiando uma unidade especial de combate ao crime, com o apoio de Batman (Christian Bale), que legalmente é um foragido da Justiça. O promotor público Harvey Dent (Aaron Eckhart), juntamente com Rachel Dawes (Maggie Gyllenhaal), une-se a eles para derrubar os mafiosos de Gotham City. Batman até captura até um aliado dos mafiosos que estava na China - a cena do Morcego planando nos céus noturnos da China é espetacular. Quando os mafiosos ficam desesperados, recorrem ao Coringa (Heath Ledger), que espalha a loucura em Gotham e transforma Dent no vilão Duas Caras.

Existem algumas tramas secundárias, como o funcionário das empresas Wayne que tenta chantagear Lucius Fox (Morgan Freeman) sobre o segredo de Batman. Também vemos Bruce Wayne e Harvey Dent disputando o coração de Rachel Dawes. Batman também cria novas armas, e com a ajuda de Lucius uma nova roupa para que o Morcego tenha mais agilidade no combate ao crime. O mordomo Alfred (Michael Caine), como sempre, também ajuda Batman em vários momentos. O lado psicológico do filme é muito forte, já que o Coringa leva Batman aos seus limites, e também tenta jogá-lo na loucura. Em alguns momentos Batman quase quebra o seu código de não matar, devido às artimanhas do insano vilão, que se mostra um gênio maligno. Um pouco antes da estréia nos cinemas morreu o ator Heath Ledger, o que gerou mais interesse na mídia pelo filme. Por seu desempenho excepcional, o ator ganhou postumamente o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.

Várias cenas foram filmadas com as câmeras IMAX, como o assalto ao banco e a perseguição nas ruas com o Batmóvel (Tumbler) e a Batmoto. A campanha publicitária foi bem criativa, tendo incluído o lançamento do DVD  Batman - O Cavaleiro de Gotham, mostrando aventuras situadas entre os dois filmes, bem ao estilo de Animatrix (2003). Além disso tivemos os webisódios, mostrando o jornal televisivo Gotham Tonight, que foi dando o tom do filme. Neles vemos Bruce Wayne, James Gordon, Harvey Dent, o mafioso Maroni (Eric Roberts) e alguns outros sendo entrevistados.

Todo o esforço de Nolan foi recompensado, já que O Cavaleiro das Trevas foi considerado o melhor filme do ano por público e boa parte da crítica - mesmo assim o Oscar prefeririu premiar um filme insignificante -, alcançou a marca de 1 bilhão de dólares de bilheteria e vendeu mais de 1milhão de cópias de DVD em apenas um mês. Mesmo tendo sido lançado em DVD e Blu-ray apenas em dezembro de 2008, foi um dos títulos mais vendidos do ano, tendo superado seu forte concorrente Homem de Ferro, de John Favreau, que sem dúvida é outro destaque.

Entre Batman Begins e Batman - O Cavaleiro das Trevas, Nolan filmou O Grande Truque (2006), que é também um excelente filme, tendo no elenco Bale, Caine, Hugh Jackman (o Wolverine) e Scarlett Johanson, entre outros.

Existem rumores não confirmados de que Nolan ficou muito abalado com a morte de Ledger, e que a Warner cogita Zack Snider (Watchmen) para dirigir Batman 3, previsto para 2011 ou 2012 e no qual novamente apareceria o Coringa. No entanto, o que se comenta ultimamente é que Nolan será de fato o diretor do próximo filme, e que ele pretende rodá-lo inteiramente no formato IMAX.

Mas até lá O Cavaleiro das Trevas é o filme definitivo de Batman e todo fã do Homem Morcego deveria assisti-lo, pois Gotham City está novamente segura sob a proteção do verdadeiro Dark Knight.

Guilherme da Costa Radin

VOLTAR PARA SCI FILES