Sci Files
www.scoretrack.net

Vs
O Duelo Pega Fogo

Parece que a Warner finalmente acordou (ou leu o artigo anterior), porque finalmente resolveu usar seu casting de heróis, e não ficar mais restrita a Batman e Superman. Os sucessos de Batman Begins (2005) e de Superman - O Retorno (2006) devem ter acabado com a timidez do estúdio para adaptar os heróis da DC Comics as telas. Assim, estão em desenvolvimento os filmes:

Liga da Justiça - Vai ser adaptado pelo australiano George Miller, que foi o responsável pela trilogia Mad Max. A seleção do elenco já começou, e a Warner já coloca este como seu filme principal de 2009. Sabe-se que Jessica Biel recusou o papel de Mulher Maravilha neste filme. Teresa Palmer andou fazendo teste para esse papel, mas sua presença ainda não esta confirmada. Existem boatos de que Tom Welling (Smallville) foi convidado para interpretar o Superman no filme. Já foi confirmado que Brandon Routh não vai interpretar Superman, assim como Cristian Bale,também não vai interpretar o Batman. Bale inclusive negou que tenha sido procurado, e disse:

"Seria melhor se [o filme da Liga] não interferisse no que estamos fazendo atualmente [com Batman]. Sinto que seria melhor se o filme saísse só depois do terceiro Batman", comentou, contrariado, durante a divulgação de 3:10 to Yuma.

Mulher Maravilha - Ia ser dirigido por Joss Whedon (Buffy, Angel e Firefly), porém em fevereiro de 2007 a Warner o descartou por divergências criativas. Mas existem novidades sobre a produção, de acordo com o site Omelete:

Segundo o Daily Telegraph, a modelo Megan Gale foi vista prestando algumas visitas aos estúdios da Fox em Sydney, onde o diretor George Miller atualmente comanda a pré-produção do filme. Claro que isso pode não significar nada, mas fica o registro (e a bela foto ao lado). Enquanto isso, as notícias não são boas para o filme solo da amazona. Enquanto promovia a comédia Fred Claus, o produtor Joel Silver falou em coletiva que a produção estagnou. "Estamos em pausa. Vamos deixar a produção de Justice League seguir primeiro - se eles se saírem bem, o filme solo da Mulher-Maravilha será uma parte daquela história. A partir daí veremos para onde podemos levar a personagem. Por um bom tempo nós lutamos com esse projeto. Espero que ainda possamos concretizá-lo um dia", disse Silver.

Mas Joss Whedon não parece estar totalmente fora dos cinemas. Ele pode ter ido para a concorrência, ainda de acordo com o site Omelete:

Desde que foi dispensado pela Warner Bros. do filme da Mulher-Maravilha, Joss Whedon tem se dedicado à HQ de Buffy, a Astonishing X-Men e a Goners, projeto antigo que deve virar filme. Mas em entrevista à Wizard ele ainda fala da sua saída de Wonder Woman. Whedon explica que não houve interferência do estúdio no seu trabalho. "Ninguém veio me dizer que eu não deveria fazer daquele jeito. Eu disse o que eu ia fazer, eles disseram 'faça', eu fiz, eles disseram 'não'. Então eu disse 'ok'", resume o roteirista/diretor. "Eu senti que era o fim por bastante tempo. Posso dizer que eles não estavam entusiasmados, eles me disseram que nem eles sabiam direito o que buscar com esse filme - sabiam apenas que eu não estava dando o que eles queriam. Eles haviam me dado toda a liberdade do mundo."

Whedon foi dispensado do filme no mesmo dia que David Goyer deixou a produção do filme do Flash. "Eu não sei o que David estava fazendo, nem por que a Warner não gostou. Eu sequer sei por que eles não gostaram do que EU estava fazendo", comentou. A comparação com a rival principal da DC, numa situação dessas, é inevitável. "A Marvel achou o caminho, a fôrma. Eles fizeram Homem-Aranha, que é a primeira adaptação de HQ verdadeiramente grande, e depois ensinaram todo mundo como fazer. 'Ser fiel aos quadrinhos? Isso é interessante...'. Os personagens da Marvel se prestam a identificação com adolescentes de um jeito que os heróis da DC ainda precisam alcançar."

A deixa está dada, portanto - há rumores de que Whedon pode escrever e dirigir X-Men 4. "Eu não sabia desse rumor. Eu nem sabia que eles fariam um X4. Cheguei a falar com a Marvel sobre X3, mas as datas não coincidiram, porque eu estava pegando Mulher-Maravilha. O problema de grandes filmes de super-heróis é que tem sempre muitas mãos em cima. Mas eu respeito Kevin Feige [presidente de produção do Marvel Studios], e adoro os personagens. Eu não conseguiria dizer nunca. Mas no momento estou interessado em fazer as minhas coisas", finalizou.

Flash - Existem rumores sobre este filme, e Ryan Reinolds comentou:

Reynolds disse à MTV que o Flash segue vivo, seja em filme-solo, seja na equipe. "Ele não está morto. Existe a conversa do filme da Liga e existe uma segunda conversa, do filme do Flash com o diretor Shawn Levy. Não sei o quanto estou autorizado a falar sobre isso. Mas tenho certeza que eles vão chegar a algum resultado. Eu adoraria ver um filme da Liga completa sendo feito", disse.

Existem mais informações interessantes sobre o filme do Flash:

 Há alguns dias o filme do Flash trocou de diretor: saiu David Goyer (Blade: Trinity) e entrou Shawn Levy (Uma noite no Museu, A Pantera Cor de rosa, Doze é demais). O ator Ryan Reynolds, desde sempre cotadíssimo para assumir o uniforme do velocista da DC Comics, agora comenta o futuro do projeto. "Você sabe, eu nunca estive oficialmente no projeto", começou dizendo ao Moviehole. "Era só uma coisa que os fãs encamparam. Eles perceberam a forte similaridade entre Ryan Reynolds e Wally West. Eu certamente conheço Wally, li todos os quadrinhos e adoraria interpretá-lo." Wally West é o terceiro personagem, na cronologia do Universo DC, a assumir a identidade e os poderes do Flash. Sobrinho do segundo Flash, Barry Allen, foi primeiro introduzido como o Kid Flash e, em 1986, substituiu Allen. Entre 1986 e 2006, Wally West foi a encarnação brincalhona do herói - talvez seja aí que Reynolds veja uma semelhança. "Não sei em que direção o filme do Flash vai. Shawn Levy está assumindo e eles talvez decidam que Barry Allen deva ser o personagem a assumir a identidade, uma versão mais velha do Flash. Isso é algo no qual eu não estaria interessado. Se for Wally eu estaria curioso para participar", completou.

Em dezembro de 2007, David Dobkin,foi definido como o novo diretor do filme do velocista Flash. O Flash mais recente a aparecer nas telas foi Bart Allan, o Impulso (um Flash do futuro), que participou de dois episódios de Smallville, sendo num deles durante a participação da Liga da Justiça, comandada pelo Arqueiro Verde. 

Batman - Uma trilogia do morcego está em produção. Ras al gul foi o grande vilão de Batman Begins (2005), enquanto que o Coringa vai ser o vilão de O Cavaleiro das Trevas (2008), praticamente um sucesso garantido antes mesmo de sua estréia. Especula-se que Duas Caras seja o vilão de "Batman 3".Lanterna Verde - Foi confirmado que um filme sobre o Lanterna Verde vai ser produzido. O diretor será Greg Berlani, um proeminente diretor de TV responsável por Everwood (exibido na Fox) e Brothers and Sisters (exibido no Universal Channel). De acordo com as informações disponíveis, John Stewart deve ser o Lanterna Verde no filme da Liga da Justiça.

Capitão Marvel - Um filme sobre o Capitão Marvel vai ser produzido em 2008, e o vilão Adão Negro vai ser interpretado pelo ex-lutador de luta livre Dwayne Johnson.

Superman - Tudo indica que uma trilogia do Superman, dirigida por Bryan Singer, também vai ser produzida. Recentemente Singer confirmou seu envolvimento no próximo filme, que segundo ele terá muito mais ação.

Mas a Marvel não está dormindo, e prepara novas produções também:

Homem de Ferro - O primeiro a chegar às telas, e já está sendo considerado uma das melhores adaptações da Marvel. Com direção de Jon Favreau e tendo Robert Downey Jr. (Chaplin) no papel principal, este filme foi o primeiro 100% financiado pela Marvel, despontando como um dos grandes lançamentos de 2008.

Homem-Aranha 4 - Sam Raimi já declarou que deve ser o produtor de Homem-Aranha 4, e que uma nova trilogia provavelmente será produzida.

O Incrível Hulk - O novo longa ignora o filme anterior, que era mediano mas que não deveria ser descartado só por isso. Pode ser que a origem do personagem seja recontada. Eles deveriam é fazer uma continuação, colocando o Hulk para enfrentar uma nova ameaça - afinal ver origens de personagens é legal, mas recontar de novo a do Hulk num período tão curto, é dose. Edward Norton e Liv Tyler estão no elenco do filme que vai ser dirigido por Louis Leterrier. Algumas cenas foram rodadas nas favelas do Rio de Janeiro. O elenco é ótimo, resta saber se o diretor também é, mas com esse enredo tenho minhas dúvidas. 

X-Men Origins: Wolverine - Será estrelado por Hugh Jackman e dirigido por Gavin Hood, tendo a produção começado em outubro de 2007. Veremos a origem de Wolverine, com uma aparição do militar William striker, interpretado por Liev Schreiber - No filme X-Men 2 (2002) o personagem foi interpretado por Brian Cox. É possível que Gambit também apareça no filme, que tudo indica será fiel à origem dos quadrinhos. Existem boatos de que, depois desse filme, uma nova trilogia dos X-Men pode ser produzida.

Como podemos ver o duelo esquentou, e o público é que sairá ganhando, especialmente os fãs de quadrinhos. Se Liga da Justiça for um sucesso, com toda certeza dará origem a uma trilogia. Mas a Warner perde terreno ao estar muito enrolada nas produções de Flash e Mulher Maravilha. Outro erro deles foi cortar a série do Aquaman logo no piloto, que nem chegou a ser exibido nos EUA. Os fãs tinham todo o direito de ver o piloto, para poder avaliar a produção. Aquaman merecia pelo menos uma temporada para o publico avaliar seu potencial - poderia até ser um novo sucesso como Smallville. O fato da Warner ter produzido Mulher-Gato (2004) já mostra que às vezes eles erram feio. Mas a Warner já mostrou que é muito mais forte na televisão, como se pode ver pelos seguintes sucessos, em animação ou com atores: Batman: A Série Animada (1992), Lois & Clark (1992), Superman: A Série Animada (1996), Batman Beyond (1999), Smallville (2001), Liga da Justiça (2001), Jovens Titãs (2003), e The Batman(2004). Eles fizeram bobagem com Birds of Prey (2001), mas a Warner mais acerta do que erra na televisão. 

Já o ultimo sucesso da Marvel na televisão foi Mutant X (2001), que teve cinco temporadas. Suas demais produções na televisão oscilaram entre ótimas e fracas. No cinema, entre os melhores filmes destaco X-Men (2001) e Homem Aranha (2002). Mas as adaptações posteriores desses dois foram mais inferiores. O último desenho do Aranha continuava os eventos do filme de 2002, mas as tramas eram fracas e o traço ficou esquisito. Colocaram CGI no meio, e para o meu gosto ficou muito estranho. Um novo desenho vem aí, tomara que dessa vez eles façam uma boa produção. Já o ultimo desenho dos X-Men parecia uma mistura deles com Malhação (série da Globo), e os vilões principais eram Magneto, Mística e a Irmandade dos Mutantes. Com uma galeria enorme de vilões que os X-Men têm, a série fica quase que toda restrita a esses vilões. O vilão Apocalypse apareceu, mas de forma fraca. Os Sentinelas também foram mal adaptados. 

No quesito televisão a Warner/DC derruba fácil a Marvel. Mas nos cinemas, a Marvel ainda tem grande vantagem devido aos sucessos das trilogias Homem-Aranha e X-Men, Hulk (2003), Demolidor- O Homem sem Medo (2003) e os dois longas do Quarteto Fantástico (2005-2007). Elektra (2005) foi fraco, mas perto de Mulher-Gato, que é um lixo, é obra de arte. A Marvel fez bobagem ao cancelar o filme dos Vingadores, pois ele poderia competir com o da Liga da Justiça. Segue abaixo um link para o trailer de Batman - O Cavaleiro das Trevas, que tudo indica será a melhor adaptação de 2008:

http://www.omelete.com.br/cine/100010048/Assista_ao_trailer_legendado_de_Batman___o_Cavaleiro_das_Trevas.aspx

Enfim, o duelo de gigantes continua: Marvel x DC - Round 2008!

Fontes:

http://www.omelete.com.br/cine/100008933/Produtor_fala_sobre_filme_solo_da_Mulher_Maravilha___e_surge_mais_uma_candidata.aspx
http://www.omelete.com.br/cine/100005226/Joss_Whedon_fala_da_sua_saida_de_Mulher_Maravilha.aspx
http://www.omelete.com.br/cine/100007525/Brandon_Routh_e_Christian_Bale_fora_do_filme_da_Liga_da_Justica_.aspx
http://www.omelete.com.br/cine/100003938/Ryan_Reynolds_segue_interessado_no_Flash.aspx

Guilherme da Costa Radin

VOLTAR PARA SCI FILES