Sci Files
www.scoretrack.net

Vs
O Duelo Continua em 2009

Em 2008 não restou dúvida  - Batman - O Cavaleiro das Trevas foi a melhor adaptação de quadrinhos do ano, e além de ter tido várias indicações ao Oscar (tendo Heath Ledger conquistado o prêmio póstumo de Melhor Ator por seu fantástico desempenho como o Coringa) e ainda por cima ultrapassou a marca de U$ 1 bilhão nas bilheterias mundiais.

O Incrível Hulk teve um desempenho razoável, mas ainda assim pouquíssimo superior ao criticado filme de 2002, e uma continuação é incerta. Já Homem de Ferro foi um grande sucesso, e uma trilogia já esta prevista. Batman x Homem de Ferro foi uma batalha de gigantes, mas a vitória final ficou com o Morcego.

Em 2008 também houve o lançamento do aguardado The Spirit, versão dirigida por Frank Miller do cultuado personagem criado por Will Eisner, mas que recebeu críticas ruins e não teve uma boa bilheteria nos EUA. Miller esteve envolvido em projetos de sucesso como Sin City e 300, este dirigido por Zack Snider, porém vale lembrar que os roteiros de Robocop 2 e 3 foram feitos por Miller, e esses filmes também se deram mal na crítica e nas bilheterias.

A Warner colocou na gaveta os filmes Liga da Justiça, Flash e Mulher Maravilha. Isso foi um erro, mas ao menos eles estão adiantando Lanterna Verde e Arqueiro Verde. Existem boatos sobre uma possível adaptação de Jonah Hex. A Warner continua errando ao priorizar Batman e Superman, ambos com trilogias em andamento. Se colocassem Christian Bale (Batman) e Brandon Routh (Superman) num filme da Liga da Justiça, com um enredo de qualidade e coadjuvantes de luxo, como foi feito em Batman Begins, seria um sucesso absoluto e o gancho perfeito para filmes solo de outros heróis. O acervo de heróis que a Warner/DC tem para utilizar é imenso, mas mal utilizado.

No caso do filme da Liga da Justiça foi Christopher Nolan quem atrapalhou um pouco, já que ele não quis que Bale dividisse seu tempo em outra trilogia. Também foi ele quem interviu para que a nova série de televisão do Batman, com um Bruce Wayne adolescente, fosse engavetada. Nolan fez um ótimo trabalho com Batman mas não devia ter atrapalhado o filme da Liga, já basta que o governo da Austrália praticamente expulsou o filme de lá. O próprio George Miller ficou contra o governo, por causa da pressão contra filmes estrangeiros.Nolan já assinou contrato para o terceiro Batman, e parece que Bryan Singer volta para Superman 2, mesmo com todas as criticas sobre o filme de 2006. Vale lembrar que Superman - O Retorno teve uma bilheteria superior à de Batman Begins.

Já a Marvel Estúdios prepara Homem de Ferro 2, Thor, Capitão América e Vingadores. Estes estão previstos para estrear entre 2010 e 2012. A Fox prepara Surfista Prateado, Magneto e Demolidor. Também tem novos planos para o Quarteto Fantástico, inclusive se fala num reboot no estilo do que a Warner fez com Batman e a Universal com Hulk. Da Sony comenta-se que vem ai  uma duologia Homem Aranha e Venom.

No ano de 2009 parece que a briga vai ser mesmo entre Watchmen - O Filme e X-Men Origens - Wolverine. Houve o lançamento de Justiceiro - Zona de Guerra, mas esse é peixe pequeno perto dos outros, que são produções mais ambiciosas. Watchmen, do diretor Zack Snyder (Madrugada dos Mortos e 300), baseada na obra de Alan Moore e desenhada por Dave Gibbons, tem tudo para ser “O Filme" de 2009.

Considero difícil Wolverine superar essa obra prima que é Watchmen. O filme de Zack não fica devendo nada aos quadrinhos originais, e está no mesmo nível de Batman - O Cavaleiro das Trevas. Gavin Hood é o diretor de Wolverine, mas a força motriz do filme está no carisma de Hugh Jackman, que já conquistou o publico e os fãs na trilogia X-Men (2000,2002 e 2006). Contando a origem de forma que agrade aos fãs, pode se tornar uma obra prima.

Watchmen x Wolverine é sem duvida uma briga de gigantes. Os trailers de ambos os filmes mostram que houve muito cuidado nessas produções, o último já leva desvantagem porque X-Men 3 desagradou o publico e os fãs. De toda forma, no duelo Marvel x DC, o público fiel aos quadrinhos sempre ganhará.

Guilherme da Costa Radin

VOLTAR PARA SCI FILES