Sci Files
www.scoretrack.net

A Onda das Prequels

Batman Begins

Jornada nas Estrelas: Enterprise

Conheça a origem dos cylons em "Caprica"

Testemunhe a queda de Anakin Skywalker na melhor das Prequels, Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith

Em 1999, o lançamento de Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma desencadeou a onda dos filmes Prequels. Diferentemente das Sequels (continuações, seqüências), estes filmes basicamente contam histórias que se passam cronologicamente antes de algum evento já conhecido.

Na TV, um dos melhores filmes dessa onda foi
Babylon5: In the Beginning, que mostrou com maestria a guerra Terra/Minbar, por muitas vezes mencionada durante os cinco anos da série Babylon5. O mais interessante foi vermos os já conhecidos personagens  nas situações desta guerra. Outra adaptação interessante do gênero foi a série Smallville, que mostra como Clark Kent se transformou no Superman. Alguns absurdos foram cometidos nesta série, mas de modo geral ela é bem divertida. Tanto que já esta na sua quinta temporada nos Estados Unidos.

De volta ao cinema,
Batman Begins também mostrou uma ótima origem, desta vez para o morcegão de Gotham City, tanto que Batman 2 e 3 já estão nos planos da Warner. A origem mostrada nesse filme respeita muito do que já foi mostrado nos quadrinhos, enquanto que Smallville fez uma mistura que confundiu muitos fãs.

Mas nem toda
Prequel é bem sucedida. Um exemplo disso foi o filme Exorcista: O Inicio, que já chegou nos cinemas desacreditado devido à sua produção atrapalhada, com a desistência do ator Liam Neeson do projeto e a troca de diretores. Essa versão é uma piada perto da original. Outra Prequel mal sucedida foi a série Jornada nas Estrelas: Enterprise, que visava mostrar a origem  da Federação, mas a falta de visão do produtor Rick Berman resultou numa Guerra Fria Temporal que ninguém nunca havia ouvido falar, o que não agradou os Trekkers e nem o público em geral. A série estava programada para ter sete temporadas, mas a baixa audiência causou o cancelamento dela após seu quarto ano. Algo que agradou os fãs foi o retorno das raças telaritas e andorianos - a relação entre elas e os humanos e vulcanos sendo desenvolvida foi um dos acertos de Berman. Manny Coto, que assumiu a produção na quarta e melhor temporada da série, conseguiu aperfeiçoar este arco. Porém Coto chegou tarde demais, e mesmo criando vários episódios centrados na formação da Federação, não conseguiu salvar Enterprise. Outra baixa disso foi o cancelamento da trilogia cinematográfica romulana (Jornada nas Estrelas 11, 12 e 13), que mostraria a guerra Terra/Romulus. Após o fracasso de Enterprise e dos dois últimos filmes da franquia, a nova direção da Paramount engavetou o projeto. O próximo filme, que está sendo desenvolvido por J. J. Abrams, deverá retornar à época da Série Clássica, trazendo Kirk e Spock interpretados por atores mais jovens.

Mas a melhor
Prequel até agora foi Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith. George Lucas mostra com maestria como Darth Sidious enganou Darth Tyrnaus, o Conselho Jedi, o Senado Galáctico, a Federação do Comércio e Anakin Skywalker, para destruir a República e criar o Império Galáctico. O Mestre Sith usou a todos para tornar-se o Imperador, e mesmo os experientes Mestres do Conselho Jedi caíram na sua armadilha. No filme anterior muitos ficaram confusos ao ver os Clone Troopers lutando ao lado dos Jedi, mas a seqüência da Ordem 66 revela a verdadeira intenção por trás disso. Sidious, confundindo o jovem Jedi até fazê-lo ceder ao Lado Negro, fazendo assim nascer Darth Vader, levou ao extermínio da Ordem Jedi. Embora a platéia soubesse o que ia acontecer, ninguém sabia exatamente o que levaria aos desfechos já mencionados na trilogia clássica. Entre as cenas emocionantes, destacam-se a queda de Anakin no gabinete do chanceler Palpatine, e o duelo entre Obi Wan Kenobi e Darth Vader. Este filme esclarece muitos fatos já mencionados desde 1977, e que diversos fãs esperavam há décadas para vê-los.

Entre todas as Prequels, os
Episódios I, II e III já estavam na mente de Lucas desde os anos 70, como se pode ver num breve resumo contido no livro do Episódio IV publicado em 1977, com o título The Star Wars.

Mas novas P
requels estão em gestação, como a de Battlestar Galactica, chamada até o momento de "Caprica", que mostrará a origem dos cylons, e a série live-action de Star Wars, que mostrará fatos situados entre os Episódios III e IV. Quem gosta de assistir origens, ainda tem muita diversão pela frente.

Guilherme da Costa Radin

VOLTAR PARA SCI FILES