Sci Files
www.scoretrack.net

4ESPECIAL: 41° Festival de Cinema Fantástico de Sitges 

por Augusto Leandro Rocha da Silveira

Sitges acolheu mais um Festival Internacional de Cinema da Catalunha, para ser mais exato a 41ª edição do evento que mais prestigia o cinema fantástico na Espanha. O Festival ocorreu no período de 2 a 12 de outubro de 2008, sendo que o carro chefe da edição foi a comemoração dos 40 anos de 2001 - Uma Odisséia no Espaço, do gênio Kubrick, a obra que imortalizou a ficção científica. Apesar de prestar homenagem ao ícone da ficção científica, os gêneros mais fantásticos, como o terror e o suspense, não foram esquecidos. 

Até porque, por pura coincidência, o clássico do horror A Noite dos Mortos Vivos, do diretor George A Romero, também completou 40 anos em grande estilo, com direito ao Zombie Walk, uma espécie de caminhada de zumbis no maior estilo live action, onde cada um se caracterizou da maneira mais bizarra possível para comemorar e trazer para as ruas de Sitges o terror e o desespero transmitido por Romero em seu clássico. 

Inicialmente, foi anunciada a presença do próprio Romero para dar o tiro de partida do Zombie Walk, contudo, o mesmo por motivos inadiáveis de filmagens, não pode comparecer, mas enviou atores que participaram da versão original de A Noite dos Mortos Vivos. Foi demais! Tive a honra de participar da caminhada, onde pude observar que várias pessoas, segundo as informações da polícia local cerca de 2000 totalmente caracterizadas, se encontraram no final num palco onde o rock'n roll literalmente rolou solto! 

Além dos eventos principais o festival prestigiou, com sessões durante todo o dia e se estendendo até a madrugada, filmes amadores, curtas e longas de várias nacionalidades. O dia 10 de outubro teve a seguinte programação:
 

Filme

Diretor

NIGHT OF THE LIVING DEAD

George A. Romero

DEAD SPACE

Chuck Patton

DONKEY PUNCH

Oliver Blackburn

ANAMORPH

Henry Miller

ABSURDISTAN

Veit Helmer

SNIP

Julien Zenier

TV HEAD

Pablo Fernández

PRIME TIME

Luis Calvo Ramos

I LOVE SARAH JANE

Spencer Susser

LET THE RIGHT ONE IN [LÅT DEN RÄTTE KOMMA IN]

Tomas Alfredson

KINGZ

Marinko Spahic & Benni Diez

TRAS LOS VISILLOS

Gregorio Muro & Raúl López

JCVD

Mabrouk El Mechri

Nós, apreciadores de música de cinema, talvez tenhamos ficado sem um espaço maior para divulgação das trilhas sonoras, mas isso não importou muito pela qualidade do evento. Um Festival como esse deveria ter mais espaço no Brasil, que não apóia quase nenhum evento que trate do cinema fantástico (uma das raras exceções é o FANTASPOA, realizado em Porto Alegre). Muitos afirmam, de maneira preconceituosa, que tais filmes são a escória da Sétima Arte, dando mais valor ao drama e aos filmes mais reais. 

Porém, tal idéia jamais deve prosperar, vez que realmente são produzidos filmes ruins, mas muitas obras de arte também foram produzidas, dentre elas: 2001 – Uma Odisséia no Espaço, Blade Runner, Star Wars, Contatos Imediatos do Terceiro Grau, dentre outros vários - e só no gênero da ficção científica. Outro ponto que observei é o incentivo que o próprio governo espanhol dá aos filmes B, ou ainda, aos filmes fantásticos com poucos recursos de produção. Notei inclusive que o novo filme do grande Mojica Marins foi mais festejado aqui do que propriamente no Brasil. 

Enfim, o preconceito não deve existir em parte alguma, inclusive na Sétima Arte, onde todos os gêneros devem ser apreciados, pois todos têm seu valor para a história do cinema. 

O Festival acabou e deixou saudades! Mas na próxima edição estarei aqui mais uma vez, para informar ao pessoal da ScoreTrack.net sobre as novidades do mundo do cinema fantástico. Para saber mais sobre o festival e conhecer os vencedores (Ensaio sobre a Cegueira, do diretor brasileiro Fernando Meirelles, foi o preferido do público), acesse o site oficial do evento em http://www.cinemasitges.com/es/index.php 

VOLTAR PARA SCI FILES