Sci Files
www.scoretrack.net

Optimus Prime Vs. Megatron

Shia LaBeouf, pronto para Transformers 2

Megan Fox, o melhor efeito visual do filme

Grandes confrontos de robôs gigantes!

Em 2007 foi lançado o filme Transformers, com produção executiva de Steven Spielberg e direção de Michael Bay (A Ilha). Ele é baseado no desenho de sucesso exibido em 1984 nos EUA, e logo em seguida no Brasil pela Rede Globo.

No filme os Transformers, que possuem a capacidade de se transformarem em veículos e outros aparatos tecnológicos, são uma raça de organismos vivos cibernéticos do planeta Cybertron. Autobots e Decepticons lutam há séculos pelo controle do All Spark (um cubo místico de origem desconhecida que tem o poder de criar a vida cibernética), mas enquanto os Autobots querem o cubo para restaurar o planeta Cybertron, os Decepticons, querem usá-lo para criar um grande exército e dominar o universo.

Milhões de anos depois Megatron, líder dos Decepticons, descobre que o All Spark está na Terra. Os óculos do avô de Sam Witwicky (Shia LaBeouf, de Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal) contém a localização do All Spark, e Optimus Prime, comandante dos Autobots, envia Bumblebee para ser o guardião do garoto. A ação começa quando uma base militar norte-americana no Oriente Médio é atacada por Blackout, que tenta descobrir a localização do All Spark para os Decepticons. Josh Duhamel (Las Vegas) interpreta o líder dos soldados sobreviventes, que mais tarde em sua fuga também enfrentarão o Decepticon Scorponok. Megan Fox intepreta Mikaela, por quem Sam está interessado. Ambos os jovens acabam arrastados para a guerra entre os Autobots e Decepticons.

No filme, além do núcleo adolescente e militar, temos uma cientista interpretada por Rachel Taylor, que descobre pistas sobre os Decepticons. Os três núcleos se juntam no clímax do filme, numa gigantesca batalha que começa na represa Hoover.

Uma das falhas no roteiro do filme (de Roberto Orci e Alex Kurtzman, que também escreveram o novo Jornada nas Estrelas de J.J. Abrams) é não ter tons de cinza, e ficar numa simples luta do Bem contra o Mal. Bumblebee que no desenho era um fusca, acabou virando um Camaro 1975, e Megatron que era uma arma vira um jato alienígena. A mudança de Megatron em termos de roteiro se justifica, mas a do Bumblebee me pareceu desnecessária (dizem que a Volkswagen não autorizou o uso do modelo no filme).

O enorme sucesso do filme já garantiu uma continuação que chega aos cinemas no verão americano de 2009, e que trará mais Transformers de ambos os lados. Um novo desenho animado, Transformers (2008), também foi produzido devido ao sucesso.

CURIOSIDADES

  • O exército norte americano participou de algumas cenas. Michael Bay tem uma boa relação com ele desde o filme Armageddon (1998);

  • Spielberg convidou Bay para dirigir o filme depois do mediano A Ilha (2005);

  • O filme tem ótimas cenas de ação, com efeitos especiais da ILM de George Lucas;

  • Shia caiu no agrado de Spielberg e também participou de Indiana Jones 4 (2008) e Controle Absoluto (2008);

  • Em breve Spielberg vai estar envolvido na duologia Tin Tin;

  • Autobots, os heróis: Optimus Prime, Bumblebee, Jazz, Ratchet e Ironhide;

  • Decepticons, os vilões: Megatron, Starscream, Barricade, Frenzy, Blackout, Scorponok, Bonecrusher e Braw.

  • Antes da produção do filme, foram exibidos nos EUA e Japão muitas versões dos Transformers.

  • Lista das animações: Transformers (1984), Transformers - O Filme (1986), Transformers - Headmasters (1987), Transformers -Masterforce (1988), Transformers - Victory (1989), Transformers - Zone (1990), Beast Wars - Transformers(1996), Beast Wars Second (1998), Beast Wars Neo (1999), Beast Machines -  Transformers (1999), Transformers - Robots in Disguise (2001), Transformers - Armada (2002), Transformers- Energon (2004), Transformers - Cybertron (2005) e Transformers (2008).

Tudo indica que o novo filme Transformers - A Vingança dos Derrotados (2009) vai ser outro sucesso, então podemos esperar no mínimo por uma trilogia. Os fãs aguardam ansiosos para rever, mais uma vez nos cinemas, a eterna guerra dos Transformers.

Guilherme da Costa Radin

VOLTAR PARA SCI FILES