Sci Files
www.scoretrack.net

Homem de Ferro, do diretor John Favreau, é uma das melhores produções de quadrinhos já realizadas, e se caracteriza por ser bem fiel ao personagem. Também ator, Favreau já atuou nos filmes Curtindo a Noite, Demolidor - O Homem sem Medo e Separados pelo Casamento - além de ter feito pontas nas séries Friends e Monk.

Começou sua carreira de diretor no longa Zathura, onde trabalhou com o Stan Winston Studio, que fez criaturas para mais de 30 filmes, entre eles O Exterminador do Futuro, Predador, Aliens - O Resgate e Jurassic Park - Parque dos Dinossauros. Stan Winston supervisionou a criação das armaduras reais usadas pelo Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), e este foi seu último trabalho antes de falecer.

Nos quadrinhos Tony Stark constrói a primeira armadura durante a guerra do Vietnã, mas no filme isso foi adaptado para a guerra contra o terrorismo, no Afeganistão. Stark é capturado pelo grupo terrorista “10 Anéis”, enquanto demonstrava uma nova arma para o exercito dos EUA. No cativeiro e ferido no coração, ele desenvolve um dispositivo inserido em seu peito, que o mantém vivo. Ele consegue escapar criando a armadura Mark 1, sendo resgatado pelo seu amigo militar, James Rhodes.

Tony decide largar sua vida de bon vivant e usar sua indústria bélica para proteger o mundo, com a ajuda de sua fiel assistente Pepper Pots (Gwyneth Paltrow,  mais linda do que nunca), e do militar Rhodes. Stark faz um teste da armadura Mark 2 em Malibu, numa cena sensacional. Depois com a Mark 3 ele ataca os terroristas dos "10 Anéis" no Afeganistão mas acaba tendo que enfrentar a força aérea dos EUA, que o confunde com um inimigo. A sequencia da perseguição com os jatos é de arrepiar.

Pepper descobre que Obediah Stane (Jeff Bridges), o vice-presidente da Stark Enterprises, foi quem pagou terroristas para matarem Tony stark, e que agora constrói em segredo no Setor16 uma armadura de combate. Com a ajuda da SHIELD, Pepper vai prender Obediah, mas ele usa a armadura e inicia uma luta com o Homem de Ferro.

CURIOSIDADES:

  • Nos quadrinhos Tony Stark é um dos fundadores da SHIELD, mas no filme ela já existe desde o inicio.

  • Os 10 Anéis são uma referência ao vilão Mandarim, que vai aparecer num dos próximos filmes.

  • Stan Lee criou o milionário Tony Stark inspirado em Howard Hugues (retratado no filme O Aviador), e talvez por isso John Favreau rodou o filme na mesma Califórnia onde vivia Hugues. Inclusive, alguns cenários foram criados nos mesmos estaleiros onde Hugues construiu protótipos de aviões, durante a Segunda Guerra Mundial.

  • Como em outros filmes de heróis da Marvel, Stan Lee faz uma ponta no filme, sendo que Favreau interpreta o motorista de Tony Stark. Samuel L. Jackson também faz uma ponta após os créditos principais interpretando Nick Fury, o líder da SHIELD.

Com o sucesso do longa uma trilogia esta prevista, sendo que o segundo filme, no qual veremos o surgimento do Máquina de Combate (Rhodes), chega aos cinemas em 2010. O Homem de Ferro também participará do planejado longa dos Vingadores.

Guilherme da Costa Radin
 

VOLTAR PARA SCI FILES