Sci Files
www.scoretrack.net



30 Anos de Aventuras Jedi
Guilherme da Costa Radin

Em 25 de maio de 1977, estreou timidamente nos Estados Unidos o desconhecido filme Star Wars (Guerra nas Estrelas no Brasil), do jovem talento George Lucas, que já dirigira THX-1138 e American Grafitti (Loucuras de Verão). A aventura, uma mistura de ficção-científica, capa-e-espada, western e filme de guerra, continha a história simples de um pequeno grupo de rebeldes que combate o Império Galáctico para restaurar a liberdade perdida.

Star Wars, logo nos primeiros takes, trouxe ao público imagens que ficariam para sempre em suas memórias: primeiro vemos um enorme cruzador estelar perseguindo uma pequena nave em fuga; logo depois aparece a famosa "dupla dinâmica" de dróides R2-D2 e C-3P0 e, após um combate entre soldados, vemos o sinistro Darth Vader.

Em pouco tempo o filme torna-se um fenômeno mundial, e surge a febre Star Wars. Ele quebra todos os recordes existentes na época. No mesmo ano,a Marvel Comics assina um contrato para a publicação de quadrinhos baseados na série. Eles são publicados entre 1977 e 1986. No ano seguinte é exibido na televisão um especial de Natal em animação, com uma trama inédita envolvendo um novo personagem, o caçador de recompensas Boba Fett. Este filme televisivo, até hoje, tem o estigma de ser a ovelha negra da saga de Lucas - em declarações, Lucas disse até ter vergonha daquela produção.

Nos anos 70 a saga chega aos fliperamas, e no inicio da década seguinte invade o Atari. No ano de 1980 surge Star Wars Episode V -The Empire Strikes Back (O Império Contra-Ataca), com uma trama mais elaborada apresentando novos personagens (sem dúvida o mais memorável é o baixinho verde e Mestre Jedi Yoda) e desenvolvendo os do filme anterior. Durante o duelo mortal entre Luke Skywalker e Darth Vader, descobrimos que o vilão é, na verdade, o pai do herói. Isso foi surpreendente e assustador, sendo que a duvida durou até o filme seguinte - metade do público acreditava ser uma mentira de Vader, e a outra metadeacreditou na declaração do vilão. Também foi aqui que descobrimos que a saga de Lucas é uma tragédia épica familiar. Este é considerado pela maioria dos fãs o melhor filme da saga.

Em 1983 chega aos cinemas Star Wars Episode VI - Return of  the Jedi (O Retorno de Jedi), mostrando o combate final entre os rebeldes e o império, e de Luke contra Vader. Na épica batalha de Endor, Vader volta a ser o Jedi Anakin Skywalker e salva seu filho do terrível Imperador Palpatine.

Entre 1984 e 1986, foram produzidos dois telefilmes dos Ewoks, os ursinhos peludos introduzidos em O Retorno de Jedi: Caravana da Coragem e a Batalha de Endor, das séries animadas de TV Ewoks e Droids (cada uma teve uma temporada). Entre 1987 e 1990, a saga entrou num ostracismo, onde aparentemente nunca mais veríamos aventuras de Luke e seus amigos no cinema. Mas em 1991 a Darkhorse Comics publica a HQ “Dark Empire”, situada seis anos depois da batalha de Endor, e a Delrey Books publica o livro “Heir to the Empire”, de Timothy Zhan, que se torna um best seller. Estes lançamentos marcam o surgimento do novo Universo Expandido da saga. Já em 1992, começam a chegar os primeiros jogos de computador da saga, com Dark Forces.

Em 1997, a trilogia clássica é relançada nos cinemas, remasterizada, com novas cenas e efeitos melhorados em computador, e Star Wars torna-se, de novo, uma febre mundial. No ano de 1999 chega aos cinemas o primeiro filme de uma nova trilogia que se passa antes da original: Star Wars Episode I - The Phantom Menace (A Ameaça Fantasma), que apresenta Anakin Skywalker ainda criança e onde vemos a Federação de Comércio cercando o planeta Naboo, que é defendido por dois Cavaleiros Jedi. U deles é o então ainda padawan (aprendiz) Obi-Wan Kenobi, que nos filmes originais aparecia como o velho Ben Kenobi. A critica  e o publico em geral não gostou ou não entendeu, mesmo assim ele se tornou o campeão de bilheteria do ano.

Em 2002 Star Wars Episode II - Attack of the Clones (O Ataque dos Clones) chega com uma trama onde um movimento separatista, liderado por um ex-Jedi, Conde Dooku, ameaça a paz na galáxia. Obi-Wan Kenobi, agora Mestre Jedi, treina seu padawan, Anakin Skywalker. O jovemcomeça a ceder ao Lado Negro da força, e apaixona-se pela senadora Padmé. Surge Jango Fett, pai de Boba Fett, que luta contra Kenobi e o Mestre Jedi Mace Windu. No final, vemos o inicio da Guerra dos Clones (citada no filme de 1977), numa batalha épica em Geonosis. Pela primeira vez, vemos  Yoda lutando com seu sabre de luz, contra o maligno Darth Tyranus. O filme teve uma aceitação bem melhor que o anterior.

Em 2003, antecedendo ao episódio final da trilogia, chega ao Cartoon Network a série animada Clone Wars, que teve vinte episódios exibidos durante três temporadas. Aqui ocorreu a primeira aparição do General Grievous, o novo vilão criado para o próximo filme. Finalmente, em 2005,o círculo se completa com o lançamento de Star Wars Episode III - Revenge of the Sith (A Vingança dos Sith), onde vemos como Anakin Skywalker passa para o Lado Negro, tornando-se o vilão Darth Vader, que por ordem do Imperador extermina a Ordem Jedi. O duelo entre Vader e seu ex-mestre, Obi-Wan, é no mínimo sensacional, com um desfecho trágico. Este filme foi sucesso de publico e crítica, tendo sido considerado, por muitos, como o melhor filme da saga.

Em 2006, foram lançadas as HQs "Legacy", "Rebellion" e "Knights of the Old Republic", situadas em diversos períodos diferentes. Hoje em dia já existem aventuras situadas entre 5000 anos antes do Episódio IV, e até 140 anos depois dele. Está previsto o lançamento de duas novas séries de televisão: para 2007, Clone Wars 3D, feita em computação gráfica, e para 2008 uma série com atores, situada entre os Episódios III e IV. Ao que tudo indica os seis filmes serão relançados em DVDs standard e de alta definição, num box-set cheio de extras, além de um relançamento da trilha sonora de todos os filmes. É provável que, segundo alguns boatos, toda a saga volte aos cinemas.

Certamente ainda teremos muitas aventuras dos Cavaleiros Jedi para curtir, e os fãs podem ficar sossegados. Nos 30 anos da saga, a batalha entre o bem e o mal continua numa galáxia muito, muito distante....

VOLTAR PARA SCI FILES