Sci Files
www.scoretrack.net



Guilherme da Costa Radin

Já foram produzidas diversas homenagens à saga STAR WARS de George Lucas, como S.O.S - TEM UM LOUCO NO ESPAÇO (Spaceballs, 1987, do diretor Mel Brooks), ou O IMPÉRIO DO BESTEIROL CONTRA-ATACA (Jay & Silent Bob Strikes Back, 1999), de Kevin Smith. A mais recente é FANBOYS.

Na trama, que se passa em 1998, um grupo de amigos tenta roubar do rancho Skywalker de Lucas uma cópia do filme STAR WARS EPISÓDIO I: A AMEAÇA FANTASMA, para que seu amigo doente possa assisti-lo antes de morrer. A causa dos atrapalhados heróis é no mínimo justa, mas resta saber se eles conseguirão cumprir a missão, como bons padawans Jedi.

Fazem parte do elenco Sam Huntington (SUPERMAN - O RETORNO), Kristen Bell (VERONICA MARS, HEROES), Jay Burachel (MENINA DE OURO), Dan Fogler e Chris Marquete (FREDDY X JASON, UM SHOW DE VIZINHA). No trailer vemos muitas referências à saga, inclusive uma ilustre aparição de Darth Vader, além de um certo William Shatner (James Tiberius Kirk, o capitão da Enterprise NCC-1701 da Série Clássica de JORNADA NAS ESTRELAS) dando alguns palpites.

Existem boatos de que George Lucas foi convidado para participar desta produção. Também há boatos que Jar Jar Binks (o controvertido personagem CGI da nova trilogia) não foi convidado para a produção, mas vai aparecer assim mesmo, numa ação típica do Patolino. A aparição de Binks traria momentos engraçados ao filme - ou a ira de seus anti-fãs.

O que está confirmado é a aparição de Kevin Smith, que talvez ele seja o maior fã de STAR WARS, como seus filmes bem demonstram. Todos eles estão lotados de homenagens à saga. A direção é do estreante Kyle Newman, que também é o roteirista juntamente com Adam G. Goldberg e Ernest Cline. A empresa de Kevin Spacey, Trigger Street, é a responsável pela produção, partilhada os estúdios Weinstein. E aqui surge um problema que fez com que o filme permanecese inédito até hoje.

A estréia nos EUA estava prevista para fevereiro de 2007, mas devido à revisões da Lucasfilm, foi adiada para outubro de 2007 - o que não aconteceu até agora por culpa da Weinstein, que pressionou o diretor a eliminar do filme o personagem doente terminal, que deixaria o filme muito "pra baixo". Mas parece que finalmente agora, em 2009, a coisa vai andar: mediante um acordo entre os produtores e o diretor, o filme será lançado, infelizmente por enquanto apenas em DVD, em duas versões: a montagem original e a alterada pela Weinstein. A data exata não foi revelada, com a Weinstein apenas dizendo que a partir do DVD "explorará opções para um lançamento no cinema".

Vamos torcer para que FANBOYS seja tão bom quanto seus antecessores, e que o DVD chegue o mais breve possível (inclusive no Brasil), para os fãs finalmente poderem se divertir. Segue abaixo o trailer disponível no site Omelete:

http://www.omelete.com.br/superomelete/filmes/paginas_db/fanboys.asp

VOLTAR PARA SCI FILES