Sci Files
www.scoretrack.net



Conselhos Jedi no Brasil
Guilherme da Costa Radin

Em 1997, com o lançamento da edição especial da trilogia clássica de Star Wars, surgiu uma nova leva de fãs que deu origem aos Conselhos Jedi que foram surgindo por todo o Brasil. Hoje existem em vários estados (RS, SP, RJ, DF, BH, MG, PR, entre outros). Além disso estão surgindo os “PA” (Postos Avançados de determinados Conselhos, como os do RS e MG).

 

A maioria dos Conselhos Jedi já realizam as Jedicon (evento similar ao dos Estados Unidos, mas em menor escala). Aqui tamben já existe o fã clube “Legião 501”, onde todos os menbros devem se vestir como clonetroopers ou stormtroopers. Este é o maior fã clube surgido nos EUA. George Lucas, para homenagear os fãs, transformou a legião 501 na guarda pessoal de Darth Vader, através de um livro,escrito por Timothy Zhan. A "Legião 501" também foi homenageada no Episódio III: A Vingança dos Sith, ao atacar junto com Vader o templo Jedi.

 Segue uma breve descrição de como surgiu o Conselho Jedi do Rio Grande do Sul (CJRS):

 

Tudo começou há muito tempo atrás, não lembro mais o ano, mas creio que tenha sido em 2001, quando até então, a principal fonte de informação acerca de Star Wars e todo o seu universo era a lista de discussão do falecido site JediBrasil. No meio daquele amontoado de Jedi, SiIth, Bounty Hunter e simpatizantes surgiu um tal de Xsar Jedi, convocando a todos os gaúchos residentes nas proximidades de Canoas, para um contato. Na verdade o que ele queria era assistir em primeiríssima mão o Episódio II, que havia estreado alguns dias antes dos EUA, na companhia de outros fãs da série (mais tarde ele confessou pra nós que ele não tinha resistido e tinha assistido o filme).

 

Assim, Fabb-Yan (Fabiano), Lucas (e se não me engano sua namorada), Xsar (Cesar) e eu (Guido), nos encontramos na casa do Xsar e assistimos o filme e ficamos bem emocionados, tanto que revimos mais uma vez o embate entre Yoda e Dooku. Após o término do filme e da reprise, conversamos muito sobre Star Wars e chegamos ao ponto crítico: a grande dificuldade que os fãs brasileiros têm (ou tinham na época pelo menos) de ter acesso a coisas (e não entendam coisas como algo pejorativo, coisas eu quis dizer TODO e qualquer tipo de material relacionado aos filmes - inclusive os próprios que se não me engano tinham acabado de ser relançados em VHS na versão Special Edition).

 

Pois bem, conversa vai, conversa vem... e o Fabb-Yan (desculpa se foi outro) lembrou que existiam grupos fortes de fãs no Rio e em SP e que eles tinham fundado os respectivos CJs (CJRJ e CJSP). Decidimos então, que já estava mais do que na hora do RS também ter o seu CJ... surgindo assim, naquela tarde o CJRS. Mais tarde, mas não tão mais tarde juntaram-se a nós outros membros de vital importância para o início do CJRS: Leinad, Arna e Leandro.

 

E agora uma descrição de como surgiu o PA (Posto Avançado) do CJRS:

Bem, o POSTO AVANÇADO DE KASHYYYAS  é ligado ao Conselho Jedi do Rio Grande do sul (CJRS). Eu que vos escrevo  (Yarael Fett) sou bem antigo no CJRS, quando comecei a conversar com este povo da capital éramos em 8 ou 9. Sempre tive vontade de montar algo na minha cidade que é no interior do estado (CAXIAS DO SUL), mas não achava ninguém que fosse tão louco por SW quanto eu .. mas não tinha contato, daí achei o Rafel Pedó (Ael-Det) através do próprio CJRS e começamos a conversar, depois achamos o Neumar (T'Neu Katarn)  de Flores da Cunha, cidade próxima daqui. Depois disso achei o Queoma (Keo - Ham) e por último o Ricardo. Nós cinco é que fundamos o PA Kashyyyas.

 

Nós três (eu, o Ael-Det, e o T'Neu) queriamos fazer mas faltava alguma motivação. Daí certo dia falando com o Fabb-Yan (que dispensa apresentações), pensamos em fazer algo que não sabíamos como chamar e apelidamos de POSTO AVANÇADO, de certa forma independente mas totalmente ligado e obediente ao conselho central, e tendo como meta pelo menos aqui em Caxias (ou melhor Kashyyyas) seguirmos as normas e ordens da capital. Nesta conversas com o Fabb pensávamos em vários nomes "staruórianos" para Caxias. E foi dele a idéia de colocar Kashyyyas em função de ser serra... ser parecido com o planeta do Chewbacca e batizamos de  POSTO AVANÇADO de KASHYYYAS. Depois de oficializarmos o "PAK" tivemos algumas reuniões,  estamos engatinhando ainda. Mas temos um banner que será o simbolo do nosso PA. e estamos montando um logo para usamos como assinatura eletrônica, para identificar quem é do PAK.

 

Não posso deixar de agradecer ao CJRS na pessoa do Fabb-yan, que foi incansável para que o PAK acontecesse e nos enviou alguns brindes pra sortearmos na nossa 1ª reunião, ao Lei-nad que da mesma forma nos deu e está nos dando todo apoio. Vendo eles  falarem, parece que eles estão mais empolgado que nós em ver os PA funcionando .. todos eles... sem esquecer que o CJ vai disponibilizar um espaço na página do conselho, que ainda não sabemos como vai funcionar ao certo, mas teremos espaço. Hoje o PAK. conta com 10 participantes e uma simpatizante. Eu, Rafa, Neu, Queoma, Ricardo, Diogo, Felipe, Valentina, Marcos e a Sara! Esqueci de alguém?? Acho que não.
 

O Conselho Jedi de MG tem o Posto Avançado Império Comando Minas Gerais. Além disso eles têm especialistas na confecção de armaduras de stormtroopers. Os fãs de Minas Gerais também estão produzindo um fanfilm, com algum apoio do CJSP. Já Eder Campos, do CJSP e do Jedicenter, está produzindo o fanfilm Star Wars: Clone Wars – Tempos Sombrios. Já vi o trailer do fanfilm, e diria que ele promete ser excelente. Confira sua página em http://tempossombrios.blogspot.com/
 

Eder sempre quis produzir alguma animação de Star Wars, e devido à sua fascinação pelas Clone Wars, este foi o período escolhido. Percebeu que podia reproduzir os traços do desenho de Genndy Tartavoksky se aprendesse flash, e foi o que fez. Viabilizou uma parceria com o Jedicenter para que a animação fosse lançada ali numa versão sem falas, mas com  trilhas sonoras e sons da saga. Em 2006, ele contatou o CJSP e fez uma exibição na Jedicon 2006 de SP.

Nos estúdios DIGIMAX, fez um upgrade na produção, que ficou mais profisisonal. A nova versão foi exibida na Jedicon 2007 em parceria com o CJSP e a DIGIMAX. Diria que a trama elaborada por Eder campos é bem planejada, pois consegue unir fatos dos dois desenhos Clone Wars, e ainda faz ganchos com a construção da Estrela da Morte de forma coerente com a saga.

 

Em 2006, foi lançado na Jedicon do CJRJ o fanfilm Shadows of the Empire, baseado na saga de 1996 da Lucasfilm, que englobava livro, quadrinhos, jogo e trilha sonora. O fanfilm do CJRJ levou 5 anos para ser produzido, e foi feito com action figures e técnicas de stop motion. Tem mais de duas horas de duração, e é um dos melhores fanfilms que já vi. Link do lançamento do dvd do filme: http://jovemnerd.ig.com.br/news/extra-extra/jedicon---rj---2006-..-no-sabado-nos-vamos.php

Na última década os integrantes dos CJ se organizaram e compareceram em peso nas exibições dos filmes da nova trilogia (e também nos eventos de seus lançamentos em DVD). Em 2004, o lançamento em DVD da trilogia clássica também movimentou os fãs, embora a maioria tenha criticado as mudanças desta versão. A nova trilogia também não agradou a maioria dos fãs.

 

Recentemente a “Exposição Star Wars” (que veio dos Estados Unidos), o lançamento da nova série animada de televisão The Clone Wars (com o piloto exibido nos cinemas em julho de 2008), e a saga “The Force Unleashed” (livro, quadrinhos e jogo) movimentaram os fãs por todo o Brasil. Mesmo os que não gostaram muito do piloto da nova série, estão acompanhando-a através da internet, enquanto ela não estréia no Brasil (o que só vai acontecer em fevereiro de 2009). A "Exposição Star Wars" e "The Force Unleashed" agradaram muito os fãs este ano. Inclusive porque Anthony Daniels (C3-P0) veio ao evento no Brasil.

 

Como se pode ver os fãs de Star Wars no Brasil estão bem espalhados e conduzindo diversas atividades, sempre prestigiando alguma produção oficial ou fazendo seus fanfilms. A força esta conosco.

 

Decido este artigo à minha amiga Daniela Ayla Secura, do CJMG.

VOLTAR PARA SCI FILES