izane

Sci Files
www.scoretrack.net



As Guerras do Império Galáctico
Guilherme da Costa Radin

Pelo que se viu nos cinemas, todos sabem que o Império Galáctico exterminou os Cavaleiros Jedi com a ajuda de Darth Vader (Episódio III), e que na Batalha de Endor (Episódio VI), o Império sofreu sua maior derrota. Mas o que aconteceu com os almirantes, moffs e seus exércitos, agora que o imperador não mais comanda? Em que novas aventuras meteram-se nossos bravos heróis?

O trecho a seguir é um resumo dos conflitos que ocorreram após a Batalha de Endor, com base no que foi revelado no Universo Expandido de Star Wars:

  1. A Aliança Rebelde alia-se temporariamente ao Império para repelir uma ameaça alienígena em Bakura (livro: Trégua em Bakura).

  2. Pestage controlou partes do Império por 4 anos (HQ: Rogue Squadron) até ser deposto pelas manipulações de Ysane Izard, que depois se auto intitulou imperatriz.

  3. Quatro anos depois do Episódio VI, Luke e Han derrotam a facção do moff Szing em Dathomir, com a ajuda de algumas Cavaleiras Jedi e do Império Hapano.

  4. Quatro anos depois do Episódio VI, o Rogue Squadron liberta Coruscant, e Izard é derrotado.

  5. Cinco anos depois do Episódio VI, Luke e seus amigos derrotam a facção do grande almirante Tharwn (ele inclusive cria um novo exército de clones que quase esmaga a Nova Republica).

  6. Seis anos depois do Episódio VI o Imperador Palpatine ressurge durante a Guerra Civil Imperial. Por um tempo unifica o Império, mas no final é derrotado pelo mestre Jedi Luke Skywalker.

  7. No mesmo ano o Jedi Kyle Katarn derrota a facção de Jerec (um Jedi Negro que tinha seis discípulos) e encontra o Vale do Jedi no planeta Ruusan, onde 1000 anos antes do Episódio IV os Jedi acreditaram ter destruído os Lordes Negros de Sith.

  8. Sete anos depois do Episódio VI, Luke funda a Academia Jedi, em Yavin-4. A facção da almirante Daala tenta destruí-la, mas é derrotada. A lua de Yavin-4 já fora utilizada como templos dos Sith, construídos pelos escravos Massassi. Durante a Guerra dos Clones, Anakin Skywalker enfrentou a Jedi Negra Assajj Ventress nas ruínas do templo. Ele recebeu o titulo de Cavaleiro Jedi após derrota-la. Depois, os templos foram utilizados pela Aliança Rebelde como base, quando tentavam destruir a primeira Estrela da Morte.

  9. Dez anos depois do Episódio VI, uma facção imperial rapta os filhos de Leia Organa Solo e Han Solo, mas é derrotada.

  10. Quinze anos depois do Episódio VI, a última facção do Império, controlada por Pellaeon, assina um tratado de paz com a Nova República.

  11. Dezoito anos depois do Episódio VI, uma facção tenta reerguer o Império, mas são detidos por Luke, Han, Leia e os filhos do casal solo.

  12. Vinte a vinte e cinco anos depois do Episódio VI, ocorre a Guerra Vong, onde o Império, sob a liderança de Pellaeon, alia-se à Nova República para combater esta ameaça. A Aliança Galáctica, após a guerra, constrói para a Ordem Jedi um novo templo Jedi em Coruscant. A academia Jedi, em Yavin-4, foi destruída durante a Guerra Vong.

  13. Cento e trinta anos depois do Episódio IV, o império derrota a Aliança Galáctica e extermina novamente a Ordem Jedi. Os Jedi sobreviventes escondem-se (eventos da HQ Legacy).

Como se pode ver, após a Batalha de Endor os militares do Império entraram em uma guerra civil imperial, para ver quem sucederia o Imperador Palpatine. Devido a isso, os imperais abriram uma nova frente de batalha, enquanto que a Aliança Rebelde/Nova República manteve suas forças unificadas. No livro O Casamento da Princesa Leia aparecem pela primeira vez os Hapanos, uma potência média da galáxia que não participou da Guerra dos Clones, e as Bruxas da Força de Dathomir. Vimos como ocorreu o casamento de Han Solo com a Princesa Leia. Foi o casamento mais encrenqueiro da galáxia, colocando três povos numa batalha em Dathomir.

Nas HQ mensal Rogue Squadron, vemos a esquadilha Rogue liderada pelo veterano Wedge Antilles, enfrentando as forças imperais. Eles foram uma séria ameaça à Pestage. Já na série de livros de mesmo nome, eles conseguem expulsar o império de Coruscant, e surge o governo provisório da Nova República. O principal vilão aqui foi a imperatriz Ysane Izard.

Na trilogia Herdeiros do Império, o grande almirante Tharwn descobre um meio de enfraquecer Luke, tem seu exército de clones e reforça a enfraquecida frota imperial com antigos cruzadores Dreadnaught, da Velha República. Tharwn é o maior estrategista militar do Império depois de Palpatine. Mesmo com suas extraordinárias habilidades, ele não resiste aos nossos heróis.

A mini-série Dark Empire foi ousada ao mostrar Luke Skywalker tornando-se o novo aprendiz Sith, do Imperador Palpatine. Luke arriscou-se a ser destruído pelo Lado Negro, para descobrir seus segredos  e usá-los para destruir o Império. Palpatine criou os “devastadores de mundos” (naves que sugam cidades para o seu interior e ali dentro as fabricas constroem armas imperiais), que são usados para atacar o planeta Mon Calamari Luke coloca em R2-D2 informações vitais sobre essas máquinas, que são depois usadas para destruí-las. A Princesa Leia consegue tirar seu irmão do Lado Negro, e juntos eles derrotam o Imperador quando atacava uma base da Nova República. Tivemos em Dark Empire uma repetição dos temas da Trilogia Clássica, algo que também ocorre na mini-série Knights of the Old Republic, na nova trilogia e na revista mensal Legacy.

No jogo Dark Forces 2: Jedi Knight, o Jedi Negro Jerec lidera uma das facções imperiais e tenta localizar o Vale do Jedi, onde pode absorver o poder de milhares de Jedi que morreram na Batalha de Ruusan (HQ: Jedi x Sith). As fases do jogo são bem variadas, mas ele erra feio ao mostrar o Jedi Kyle Katarn evoluir de Padawan a Cavaleiro Jedi num prazo de poucos dias. Vemos aqui o super stardestroyer Vengeance, de Jerec, que tem 17 km. O super stardestroyer Eclipse, do imperador Palpatine, também tem 17km, e o super stardestroyer Executor, de Darth Vader, tem 12 km. Um stardestroyer padrão tem 1,6 km, seja da classe Victory ou Imperial. Podemos ver a magnitude destas naves comparando-as com outras séries. A estação Deep Space Nine tem 7.000 tripulantes, e a estação Babylon 5 250.000. Um stardestroyer Victory tem uma tripulação de 32.000, enquanto que no Executor chega à 250.000.

Nos livros da trilogia Academia Jedi, a Almirante Daala está tentando destruir a nova Academia Jedi, estabelecida na lua de Yavin-4. Mas ela é detida por Luke e seus Padawans, que ainda tiveram de enfrentar ao mesmo tempo o espirito do Lorde Sith, Exar Kun.

Nos livros Junior Jedi Knights, vemos Jacen e Jaina Solo (filhos de Han e Leia) sendo treinados e enfrentando os restos do Império, além de outras ameaças.

Na duologia de Thrawn (Specter of the Past e Vision of the Future), a última facção do Império firma um tratado de paz com a Nova República. Isso após tentarem jogar a Nova República numa guerra civil, mas obviamente falharam. Depois, na série New Jedi Order, o império alia-se à Nova República, antes mesmo deles serem atacados pelo Yuuzan Vong. Temos uma forte simbologia aqui, com o Império que representa a opressão e a Nova República que representa a liberdade, lutando juntos numa causa comum justamente para derrotar os Vongs, e trazer paz à galáxia.

Em Legacy of the Force, Darth Lumyia converte Jacen Solo no Lorde Sith Darth Caedus, iniciando uma nova guerra à qual até o momento o Império não se envolveu. Foi Lumyia que manipulou nas sombras os Senhores das Guerras Imperiais durante vários anos. O Império Galáctico fazia parte da Nova República, devido ao tratado de paz feito com Pellaeon, 15 anos depois do Episódio VI. O Império se torna um membro semi-independente da Nova Republica, e isto dura até a Guerra Imperial (130 anos depois do Episódio IV.

Na HQ mensal Legacy os Lordes de Sith, liderados por Darth Krayt, manipulam o Império e desencadeiam uma guerra que destrói a Aliança Galáctica. Os Sith causam a Guerra Imperial (128 a 130 anos depois do Episódio IV), onde novamente a Ordem Jedi é exterminada. Krayt depõe o Imperador Fel e assume o controle do Império. O Barão Fel esconde-se em Bastion, onde começa a reunir imperiais que sejam leais a ele para derrotar os Sith. Vemos em Legacy Darth Krayt numa posição igual à do imperador Palpatine, e o barão Fel é um novo Bail Organa. Quando Fel agir, começará uma nova guerra civil galáctica, e a facção imperial de Fel será a nova Aliança Rebelde. De acordo com o site oficial, esta guerra começará a ser mostrada 137 anos depois do Episódio I.

Nos 159 anos de existência do Império Galáctico (de A Vingança dos Sith até Legacy), esse governo foi de uma guerra a outra quase sem interrupção enfrentando a Ordem Jedi, os Hapanos, a Aliança Rebelde/Nova República/Aliança Galáctica,os Ssi Ruk, Yuuzan Vong e até a Ordem Sith. Entre Legacy of the Force e Legacy (uns 100 anos aproximadamente) sabemos apenas que o Império esteve na Guerra Imperial. Este período ainda esta tecnicamente em branco.

Algo que sempre esteve presente nos lideres do Império, foi o seu interesse na família Skywalker. Palpatine tentou converter Luke e sua irmã, enquanto Vader tentava converter apenas Luke. Depois várias facções imperiais tentaram trazer para seu lado os filhos de Han e Leia. Embora eles tenham falhado, na época de Legacy of the Force (40 anos depois do Episódio IV), Darth Lumyia (ex-aprendiz de Darth Vader) leva um Skywalker para o Lado Negro da Força. Lumyia foi aprendiz de Darth Vader, e depois que ela sofreu um acidente e teve seu corpo parcialmente destruído, tornou-se uma aprendiz do Imperador. Vader inicialmente usou Lumyia para se aproximar de Luke Skywalker, mas também a treinava como uma Sith. Vader pretendia usar Luke (plano A) ou Lumyia (plano B) para depor o Imperador. Mas caso algo acontecesse com Vader, ele já estaria treinando Lumyia como sua substituta Sith. Vader tratava Lumyia como se fosse sua filha. Ele desenvolveu sentimentos paternais por ela e por seu aprendiz secreto (jogo The Force Unleashed).

Entre os Episódios III e IV, Vader e o Imperador treinaram muitos Jedi sombrios. Cada um tinha uns 10 aprendizes sob seu comando. Vader pretendia usar os seus para depor o Imperador. Os aprendizes mais poderosos de Vader eram Kam Soluzar, o secreto e Lumyia, já os Jedi sombrios do Imperador eram Jerec, Maw e Sedriss (Dark Empire 2). Depois da Batalha de Endor, Lumyia pegou todos os Holocrons de Vader e do Imperador, e acabou se tornando aprendiz de Vergere. Vergere é uma poderosa Mestre Jedi que passou para o Lado Negro, pouco tempo depois da Batalha de Naboo (Episódio I). Ela foi aprendiz de Darth Sidious ao mesmo tempo que Tyranus. Mas depois que tentou matar seu mestre, ela fugiu e se escondeu nas regiões desconhecidas onde encontrou os Vongs. Vergere tentou matar Sidious três anos depois da Batalha de Naboo. Muitos anos depois, ela tentou converter Asharad Hett (futuro Darth Krayt) para o Lado Negro, e seguir os caminhos de Darth Bane: ”um mestre e um aprendiz” - um mestre detém o poder, e o aprendiz busca o poder. Mas ele não quis seguir o caminho de Bane e criou novas regras para a nova Ordem Sith, que começou a criar durante a Guerra Vong. Vergere e Lumyia decidem converter Jacen Solo para o Lado Negro, e Vergere se aproxima dele durante a Guerra Vong.

Em Legacy of the Force, Darth Lumyia finalmente consegue converter Jacen para o Lado Negro, e ele se torna Darth Caedus, um Lorde Sith páreo até para Luke Skywalker. Agora Darth Krayt tenta converter Cade Skywalker para o Lado Negro da Força. Na época de Legacy existem 10.000 Sith e o Império está dividido. Uma parte dos militares está do lado de Darth Krayt, e outra parte apóia o imperador Fel, que foi deposto pelos Sith. Com toda certeza, os Jedi remanescentes vão fazer uma aliança entre as forças do Imperador Fel, e os restos da Aliança Galáctica contra Krayt.

Não se pode negar a força do Império criado por Darth Sidious, pois mesmo após sua morte o regime de terror continuou existindo, apesar dos esforços Jedi. Isso não ocorreu à toa, pois Darth Sidious criou seu Império, nos moldes do Império Sith de Darth Revan. As ações de Revan levaram ao primeiro expurgo Jedi (evento visto nos jogos Kotor 1 e 2). Sidious tinha o Holocron de Darth Revan, além do de Darth Bane. Isso explica em parte porque Sidious criou um Império tão forte, que mesmo mais de um século após sua morte continua sendo uma ameaça à paz galáctica.

VOLTAR PARA SCI FILES