Sci Files
www.scoretrack.net



Cavaleiros Jedi do Universo Expandido
Guilherme da Costa Radin

A República, desde o seu surgimento (25.000 anos antes do Episódio IV), sempre foi defendida pelos Cavaleiros Jedi e governada pelo Senado. Os Jedi mais conhecidos do público em geral, obviamente, são os dos filmes - Yoda, Obi Wan Kenobi, Qui Gon Jinn e Anakin Skywalker. Mas o Universo Expandido de Star Wars (livros, quadrinhos e games) nos mostra outros Cavaleiros, que defenderam a República. Nesta coluna, vamos dar uma olhada em vários deles.

Mestre Arca Jeth,  viveu na época em que o clã Krath dos Sith tentou dominar a galáxia.Teve como padawans os irmãos Cay e Ulic Gel-Droma, e o Twi'lek Tott Doneeta. Foi morto quando o Krath atacou o Conselho Jedi, no monte Meru, onde eles planejavam uma reação.

Mestre Thon, viveu no planeta Ambria, e tinha a missão de defendê-lo da influência do Lado Negro. Teve como padawans Oss Willum e Nomi Surinder. Ele tomou como sua padawan Nomi, após a morte do marido dela, que morreu em Andur. Thon enfrentou diversas vezes os Sith.

Mestre Odd Banar, vem de uma espécie que evoluiu das árvores do planeta Myrkr (foi aluno de Vodo-Siosk Baas). Ele protegeu diversos sabres de luz, transformando-se em árvore e encobrindo-os sobre si. Foi considerado morto após o ataque dos Sith, mas só saiu da hibernação quando Luke Skywalker o encontrou em Ossus, 4.001 anos depois.

Mestre Vodo Siosk Baas, teve como padawans Cathariana Sylvar, Crado e Exar Kun. Vodo era responsável por proteger o Holocron Jedi. Exar secretamente pesquisou os dados sobre o Lado Negro e os Sith contidos no Holocron, e foi corrompido. Vodo tentou tirá-lo do lado negro, e algum tempo depois eles lutaram em Coruscant, sendo que Vodo foi morto por seu ex-aprendiz.

Mestre Odan-Urr, dedicou-se a conhecer a fundo a história dos Jedi. Lutou na guerra hiperespacial, quando o Império Sith tentou dominar a galáxia. Ele foi Mestre Jedi Sênior, e coordenou o conselho por aproximadamente 600 anos. Foi usuário da poderosa técnica de meditação em batalha. Tinha muito conhecimento sobre os tempos antigos da Ordem Jedi. Foi morto pelo Lorde Negro de Sith Exar Kun (ex-Jedi), que liderava o Krath.

Nomi Sunrider, era poderosa na força e teve um papel importante no conflito com o Krath. O marido foi morto diante dos seus olhos, e ela passou a ter medo de utilizar o sabre de luz. Com o apoio e treinamento de Thon, ela superou o medo e se tornou uma amazona Jedi. Usando uma técnica antiga, ela bloqueou o Lorde Sith Ulic, deixando-o cego para a Força. Sylvar foi instruída por Vodo, e enfrentou com coragem o Krath. Aprendeu muitos valores Jedi com Ulic.

Cay Gel Droma, lutou na insurreição de Freedom Nadd, em Onderon. No ataque Sith a Ossus, ele enfrentou o irmão num duelo. Sua morte levou ao arrependimento de Ulic.

Mestre Ikrit, foi padawan de Yoda. Numa discussão, enquanto ainda era padawan, por arrogância feriu fatalmente outro Jedi. Isto não teve maiores conseqüências, devido à intervenção de Yoda, que arriscou a própria vida. Ao estudar sobre a história dos jovens Massassi aprisionados num globo dourado, Ikrit foi à lua de Yavin-4 tentar encontrá-lo. Séculos depois, ele sai da hibernação, quando é encontrado por Jacen e Jaina Solo, dezoito anos após a batalha de Endor. Desde então passou a aconselhar o mestre Luke no treinamento dos Jedi, na academia,em Yavin-4.

Mestre Jorus Caboot, treinou vários padawans, e depois se dedicou à carreira diplomática no Senado. Foi assistente de Palpatine,quando ele era senador. Foi morto na missão do Outbond Flight, que visava estabelecer contatos pacíficos com povos de fora da República. Tharwn atacou as naves do projeto, assim que saíram do território da República. Isto ocorre um pouco antes da eclosão da Guerra dos Clones.

Ki-Adi-Mundi, fez parte do Conselho Jedi, e entrou no lugar de Syfo-Dias. Teve como padawans A'sharad (povo de areia de Tatooine) e Anakin Skywalker (quando Obi desapareceu durante a Guerra dos Clones). Esteve na Batalha de Geonosis. Foi encontrado pelos Jedi quando criança, e só foi treinado por apresentar habilidade intensa com a Força, proveniente de sua rara estrutura cerebral. Natural do planeta Cerea. No planeta Hypori, enfrentou o general Grievous, sendo resgatado por arc troopers. Morreu em Mygeeto, devido à ordem 66, e a conseqüente traição dos clones.

Tarr Seirr, um Cerean, foi morto por Grievous durante a batalha de Hypori.

Aayla Secura, da espécie Twi'lek, foi padawan de Quinlan Vos. Participou da Batalha de Geonosis, e sobreviveu ao mortal combate da arena, onde estavam 203 Jedis, e menos de vinte restaram. Ajudou Obi Wan a localizar Asajj Ventress, lutou contra Grievous em Hypori, e foi morta pelos clones na Batalha de Saleucami.

Mestre Quinlan Vos, lutou na Stark Hiperespacial War, e supostamente foi morto por clones na Batalha de Kashyyyk.

Soon Bayts, um humano, participou da primeira Batalha de Boz Pity (ocorreram duas), e foi morto por Grievous.

Mestre Tchooka Doon, numa missão para resgatar o embaixador Quiyyen no planeta Vandos, foi morto por Grievous. Seu padawan Flynn Kybo depois foi designado para a mestra Z’meer Bothu, mas ele queria vingar a morte de seu antigo Mestre, e uniu-se aos Jedi Tone (que lutou em Geonosis e Nadiem) e Codi Ty (uma Togruta) para detê-lo. Com a ajuda de alguns civis, eles descobrem que o general estava no planeta Ugnaut, e vão lá enfrentá-lo. Descobrem que padawans haviam sido capturados. Durante o resgate, Tone e Kybo são mortos por Grievous, enquanto Codi Ty consegue fugir do planeta, com os padawans e alguns civis. Mesmo com o resgate Codi foi expulsa da ordem por violar o código Jedi.

Shaak Ti, uma Togruta, fez parte do conselho Jedi e participou da Batalha de Geonosis, sendo uma das sobreviventes. Lutou em Hypori e enfrentou novamente Grievous durante a Batalha de Coruscant, quando tentou impedir o seqüestro do chanceler Palpatine, junto de outros dois Jedi que foram mortos pelo general separatista. Não se sabe ainda quem a matou, se Grievous ou Darth Vader. Apenas é sabido que foi um deles.

Mestre Barrek, é um humano que foi morto por Grievous durante a Batalha de Hypori.

Sharad Hett, é um Jedi do povo de areia de Tatooine, e teve como filho A’sharad, que foi discípulo de Ki-Adi-Mundi.


Segue uma breve linha do tempo, para melhor identificar a época desses Jedis:

 5.000 anos antes do Ep. IV -  o Império Sith ataca a República, mas é destruído.

 4.000 anos antes do Ep. IV -  Jedis enfrentam os Siths (jogo Knights of the Old Republic).

 3.998 anos antes do Ep. IV -  insurreição de Freedom Nadd.

 3.997 anos antes do Ep. IV - surgimento do Krath.

 3.996 anos antes do Ep. IV -  Guerra Sith.

 3.995 anos antes do Ep. IV -  novo confronto entre Jedis e Siths (jogo Kotor-2)

2.500 anos antes do Ep. IV -  Lady Sith, Alyia, é exilada no planeta penal de Dathomir.

1.000 anos antes do Ep. IV - na Batalha de Ruusan, os Siths são considerados extintos. Surge secretamente o clã Darth,criado por Darth Bane.

44 anos antes do Ep. IV -  Stark Hiperespacial War.

32 anos antes do Ep. IV -  os Siths reaparecem em Tatooine, onde Darth Maul confronta Qui Gon.

22 anos antes do Ep. IV - Darth Tyranus foge de Geonosis, ao desencadear a Guerra dos Clones.

19 anos antes do Ep. IV -  os Lordes Sith destroem a República, e os Jedis são exterminados por Darth Vader e o Exército Clone.

Estas são as histórias de alguns dos Jedis, que por mil gerações mantiveram a paz e a justiça na galáxia, até o surgimento do Império e o inicio da Era das Trevas, que durou 24 anos.

VOLTAR PARA SCI FILES