Sci Files
www.scoretrack.net



O Mistério da Trilogia Perdida
Guilherme da Costa Radin

Desde que o primeiro Star Wars foi exibido nos cinemas em 1977, e George Lucas anunciou que ele era a quarta parte de sua saga em nove capítulos, existem boatos sobre a trama dos Episódios VII, VIII e IX. A maioria esmagadora dos fãs gostaria que a trilogia de Timothy Zhan Herdeiros do Império (Herdeiros do Império, o Despertar da Força Negra e A Última Ordem), que se passa cinco anos depois do Episódio VI, fosse a trama de conclusão para a saga.

Também existem adeptos que preferem uma trilogia ambientada na época da
Nova Ordem Jedi (20 a 25 anos depois do Episódio VI) ou uma adaptação de Império do Mal (onde vemos o Imperador Palpatine tentando reerguer o Império e a conversão de Luke Skywalker para o Lado Negro da Força), de Can Kennedy. Sabe-se que Gary Kurtz (o produtor dos Episódios IV e V) não concordou com as mudanças na trama que Lucas estava fazendo, por isso ele não participou da produção seguinte. Em 1999, durante a SciFi-Expo, sediada no Texas, Kurtz revelou como era o projeto original de Lucas,para as três trilogias:

Ep. I -  revelaria a origem dos Cavaleiros Jedi e mostraria como os Cavaleiros são iniciados;
Ep. II - mostraria a iniciação e treinamento de Obi-Wan Kenobi;
Ep. III - apresentaria Darth Vader;
Ep. IV - basicamente seria o mesmo filme visto em 1977, mas com mais duas cenas que foram excluídas na época;
Ep. V - basicamente seria o mesmo filme visto em 1980, com poucas alterações no roteiro;
Ep. VI - Leia seria eleita rainha, se casaria com Han Solo e Lando Calrissian morreria. Luke e Leia não teriam parentesco nenhum;
Ep. VII - Luke já seria um mestre Jedi, com esta trilogia centrada nele;
Ep. VIII - Luke encontra finalmente sua irmã (que não seria Leia);
Ep. IX - somente aqui o público veria pela primeira vez o Imperador.

Como se pode ver, parte da trama da nova trilogia foi inserida em O Retorno de Jedi (Luke encontrando sua irmã e confrontando o Imperador) e a outra parte, que seria o colapso do Império, foi mostrada no Universo Expandido. Diria que a maioria das mudanças de Lucas foram acertadas, pois Vader tendo que sair do Lado Negro para salvar seu filho, que seria morto pelo Imperador, é mais dramático do que o enredo acima, onde Vader morreria confrontando Luke.

Uma terceira trilogia com Luke e seus amigos combatendo o Império após a morte do Imperador Palpatine, e de Anakin em Endor, mostraria de forma mais convincente o colapso do Império. A decisão de Lucas fechar a saga em seis partes acabou sendo benéfica para os fãs, já que levou ao surgimento do universo expandido.

Atualmente existem mais de 130 livros, mais de 200 histórias em quadrinhos e mais de 30 jogos, com tramas ambientadas 5000 anos antes e até 140 anos depois do Episódio IV. Existem boatos não confirmados de que Lucas pretende fazer uma trilogia centrada em Yoda, mas mesmo que ele nunca filme estes episódios ainda existem muitas histórias pra divertir os fãs.

VOLTAR PARA SCI FILES