Sci Files
www.scoretrack.net

Mulder e Scully também caçaram vampiros

Luke Wilson no episódio "Bad Blood" 

Winona Ryder e Gary Oldman em
Drácula de Bram Stoker

ARQUIVO X E OS VAMPIROS DA FC

No episódio da quinta temporada de Arquivo X "Bad Blood", Fox Mulder e Dana Scully realizam uma investigação numa cidade que, depois eles descobrem, é povoada por vampiros. É um episódio mais hilário do que assustador, pois os eventos são contados sob os pontos de vista distintos dos dois protagonistas, sendo que cada um viu apenas parte do que ocorreu naquela confusa investigação. Para variar, enquanto Mulder acredita na existência dos vampiros, Scully tem uma opinião bem diferente.  

Este episódio, juntamente com o episódio da segunda temporada "Blood" e tantas outras obras que trazem os vampiros como tema, talvez não existisse caso Bram Stoker (1874-1912) não tivesse escrito o livro "Drácula", misturando o mito dos vampiros com a história de Vlad, o Empalador. Vlad Drácula (pronuncia-se Dracúla) ou Vlad, o Empalador, foi um príncipe vivo e real que nasceu na Transilvânia em 1431, na cidade de Sighisoara. Seu pai, Vlad Dracul (Vlad, o Demônio) foi um membro da Ordem do Dragão, que simbolizava um pacto de luta eterna contra os turcos. O nome Dracul, que significa dragão ou demônio, tornou-se o símbolo de seu pai porque ele usava a efígie do dragão em suas moedas. Com apenas 13 anos Dracula foi capturado pelos turcos, que o ensinaram a torturar e empalar pessoas. Foi no seu reinado na Wallachia, de 1456 a 1462, que realmente teve a chance de usar seus conhecimentos.  

O outro nome de Drácula, Tsepesh (ou Tepes), significa empalador. Vlad era chamado assim por sua propensão para o empalamento como punição para seus inimigos. O atual castelo de Drácula fica no norte da Wallachiana, cidade de Tirgoviste. Vlad Tsepesh morreu em 1476 enfrentando os turcos. Sua tumba foi aberta em 1931. Centenas de filmes, histórias em quadrinhos, livros e jogos foram produzidos baseados principalmente na obra de Stoker. Os atores Bela Lugosi e Christopher Lee estão entre os melhores intérpretes de Drácula, e o diretor Francis Ford Coppola fez uma excelente adaptação cinematográfica em 1992.  

O personagem Conde Dooku, de Star Wars Episódio II - O Ataque dos Clones (2002), recebeu o termo "conde" para homenagear as atuações de Lee como o Conde Dracula, a partir do final dos anos 1950 e até os anos 1970. Ainda em Star Wars, George Lucas criou para o Episódio 3: A Vingança dos Sith, um alienígena que tem seu visual inspirado no vampiro Nosfetaru do clássico filme alemão homônimo de 1922. Em 1985 Tobe Hooper dirigiu Força Sinistra, baseado no livro de Colin Wilson "Vampiros do Espaço", no qual a Terra é ameaçada por criaturas semelhantes a grandes morcegos. Os alienígenas podem se apossar de corpos humanos, e ao invés de sugar o sangue das vítimas, alimentam-se de sua força vital. O filme, que inclui no elenco Patrick Stewart antes de ser o Capitão Picard de Jornada nas Estrelas: A Nova Geração, é uma curiosa mistura de space opera, vampiros, zumbis e apocalipse, mas que fracassou nas bilheterias.    

Durante a década de 1990, poucas produções com vampiros merecem destaque. A melhor de todas foi mesmo Drácula de Bram Stoker, de Coppola (1992). Na TV Buffy, A Caça Vampiros (1997 a 2003) e sua spin-off Angel (2000 a 2004) se destacaram. O vampiro Drácula enfrentou Buffy no primeiro episódio do quinto ano da série, e se em Arquivo X Mulder e Scully tiveram sorte de só toparem com vampiros de segunda categoria, Buffy teve que enfrentar nada menos que o mais poderoso deles.

A trilogia de filmes Blade, que iniciou em 1997, também trouxe Drácula para enfrentar o herói meio homem, meio vampiro em seu último filme. Em 2006 foi produzida para a TV  Blade - A Série, que não foi renovada para a segunda temporada. Atualmente está em produção a trilogia Underworld - Anjos da Noite, que mostra um confronto milenar entre vampiros e lobisomens. Esta franquia, apesar de não ser uma obra-prima, merece ser conferida. Embora Mulder e Scully tenham se envolvido num conflito antigo (a conspiração para encobrir a chegada dos alienígenas), tiveram sorte de não se meter numa briga entre vampiros e lobisomens como a que vemos em Underworld.

Guilherme da Costa Radin

VOLTAR PARA SCI FILES