SEVEN - OS SETE CRIMES CAPITAIS (Se7en, EUA, 1995)
Gênero: Suspense
Duração: 125 min
Estúdio: New Line
Elenco: Morgan Freeman, Kevin Spacey, Brad Pitt, Daniel Zacapa, Gwyneth
Paltrow, John Cassini, Bob Mack, Peter Crombie
Compositor: Howard Shore
Roteirista: Andrew Kevin Walker
Diretor: David Fincher

SEVEN é um dos filmes mais corajosos que se tem notícia. Adulto, trágico e pesado, não tem medo de descer aos porões mais escuros da nossa sociedade para mostrar com um realismo ímpar o pesadelo criado por um psicopata mortalmente genial, cujos crimes "em série" são realizados a partir dos Sete Pecados Capitais. O responsável pelo sucesso do filme é o diretor David Fincher, que após o fracasso de ALIEN³ (seu filme de estréia), deu a volta por cima e conseguiu inclusive revolucionar o gênero policial do cinema norte-americano, embora nenhum outro de seus filmes tenha alcançado o mesmo nível de qualidade e ousadia. Mas Fincher contou com a ajuda, é claro, de um roteiro enxuto e preciso de Andrew Kevin Walker, da fotografia pesadíssima de Darius Khondji e da trilha sonora enervante de Howard Shore (o mesmo de O SENHOR DOS ANÉIS).

Nem a presença de Brad Pitt, cujas limitações como ator ficam evidentes quando contracena com o sóbrio Morgan Freeman, chega a atrapalhar. O filme, entretanto, é de Kevin Spacey, que rouba totalmente o show mesmo ficando poucos minutos em cena, representando com riquezas de nuances um personagem que realmente impressiona e marca. Após esse filme, Spacey foi finalmente reconhecido com um dos melhores de sua geração (até então ele era desperdiçado fazendo papéis pequenos em dezenas de produções), chegando a ganhar um Oscar de Melhor Coadjuvante no mesmo ano pelo também excelente OS SUSPEITOS.

E com sua conclusão insuportavelmente tensa, brutal e surpreendente, Fincher fecha com chave de ouro esse que é de longe o melhor thriller policial de todos os tempos. Apenas O SILÊNCIO DOS INOCENTES, de Jonathan Demme, talvez consiga chegar aos seus pés. Difícil é ver SEVEN e sair ileso da experiência. Não recomendado para quem tem coração (e estômago) fracos.


Cotação: *****
 

André Lux

VOLTAR