Leith Stevens (1909/1970)

O americano Leith Stevens é, de forma um tanto injusta, mais lembrado pelos críticos por ter substituído Shorty Rogers no score de "The Wild One" (O Selvagem, 1954, com Marlon Brando). Na verdade, ele compôs para dúzias de filmes nos anos 50 e 60, antecipando Henry Mancini e Elmer Bernstein no uso de músicos e temas de jazz nas trilhas sonoras, em títulos como "Crashout" e "Private Hell 36".

Nascido em 13 de setembro de 1909 em Mount Moriah, Missouri, Stevens estudou na Julliard, cidade de Nova York, e juntou-se à Chicago Opera Company como pianista no início dos anos 30. Muito em breve já tinha seu próprio programa musical de 15 minutos na rádio CBS, passando a trabalhar como diretor musical de vários shows radiofônicos de variedades durante toda a década de 40. Stevens chegou a Hollywood em 1939, para compor e reger na série de rádio de Edward G. Robinson, "Big Town." Em sua primeira trilha, para o filme da RKO "Syncopation," ele produziu uma peça mais tarde adaptada para a "American Rhapsody," posteriormente interpretada por várias orquestras sinfônicas. Durante a 2ª Guerra Mundial, trabalhou para o Ministério da Guerra como diretor dos programas de rádio transmitidos para as forças americanas baseadas no Pacífico Sul.

Retornando a Hollywood após a guerra, ele foi um dos fundadores do Composers & Lyricists Guild of America, tendo sido presidente da entidade por oito anos. Paralelamente ao seu trabalho no cinema, que inclui os filmes "The Gene Krupa Story", "The Five Pennies", "A New Kind of Love," "Destination Moon" e "Guerra dos Mundos", estes dois últimos clássicos da ficção científica produzidos por George Pal, Stevens trabalhou em numerosas séries de TV: da comédia "Burns and Allen" nos anos 50, até "Viagem ao Fundo do Mar", "Perdidos no Espaço" e várias temporadas de "Missão: Impossível" na década de 60. Stevens morreu em Hollywood, no dia 23 de julho de 1970, época em que era diretor musical da Paramount TV.

Sua morte ocorreu em circunstâncias particularmente comoventes. A sua esposa, Elizabeth, morreu em um acidente automobilístico ocorrido em Palm Springs. Stevens, após ter sido avisado pela polícia e aparentando calma, telefonou para vários parentes e amigos mais chegados, a fim de  dar-lhes a triste notícia. Terminada a última ligação, sentou-se e sofreu um fulminante ataque do coração .


DISCOGRAFIA EM LP

 OBS: A discografia em CD de Leith Stevens é escassa e praticamente inexiste em catálogo. Fora os temas de  seus filmes mais conhecidos, presentes em algumas antologias, há alguns anos foi lançado na Alemanha um CD contendo as trilhas de "War of The Worlds" e "When Worlds Collide" (TCI 0612). Está previsto, para breve, o lançamento de "Destination Moon" em CD americano.

Filmografia de Leith Stevens, cortesia de Internet Movie Database.

Jorge Saldanha