Superman: The Music (The Blue Box)
PARTE II

Hugo Moya Arancibia 

SUPERMAN IV

Superman IV: Em Busca da Paz foi produzido pelo estúdio de filmes B “Cannon Group”, cujos donos eram os produtores israelenses Menahem Golan e Yoram Globus, também conocidos como Golan-Globus. Unanimemente foi considerado como o pior filme da série e é difícil de compreender como uma saga que iniciou tão exitosamente sob os aspectos artísticos e financeiros, tenha chegado a um ponto tão baixo.

O projeto original de Superman IV era fazer um filme da mesma magnitude que o original, e para isso se contava com um orçamento de US$ 40 milhões, que permitiria contratar os principais membros do elenco original e a mesma equipe de efeitos especiais. Também se pensou em construir grandes cenários e filmar em importantes locações.

Contudo um pouco antes de iniciar o projeto, os problemas de orçamento estouraram  - Superman IV era um projeto demasiado caro para os padrões da Cannon e o orçamento inicial foi dramaticamente reduzido para US$ 17 milhões. Esta redução significou entre outras coisas que se utilizaria outra equipe de efeitos especiais, que as cenas de Metrópolis seriam rodadas em Milton Keynes, perto de Londres, que as filmagens ocorreriam nos estúdios Elstree (no lugar de Pinewood), etc. O resultado final foi uma película ruim com efeitos especiais inacabados, e tecnicamente muito limitada.

Para piorar toda esta história, o estúdio Warner Bros (distribuidor do filme nos EUA) exigiu da Cannon que reduzisse a duração após o desastroso resultado da exibição-teste (vaias, xingamentos e até lançamento de objetos contra a tela). A versão original de Superman IV durava 134 minutos, e a versão que finalmente estreou tinha apenas 90 minutos. Nos 45 minutos eliminados havia algumas sub-tramas que teriam permitido entender muito melhor o que vimos na versão lançada. As tramas mais importantes que desapareceram da edição final, foram a existência de um fracassado primeiro Homem Nuclear e a estreita relação que surgiu entre Superman e o garoto Jeremy.

A música não esteve isenta de problemas. No início do projeto os produtores queriam que John Williams compusesse a partitura, mas ele não pôde aceitar a oferta por já ter previamente assumido outros compromissos. Contudo Williams recomendou seu antigo amigo e destacado orquestrador Alexander Courage para se encarregar da adaptação e regência da partitura. Adicionalmente Williams ofereceu-se para compor os novos temas que fossem necessários (que ao final foram os temas de Lacy, do Homem Nuclear e Jeremy).

Courage é um destacado orquestrador, arranjador e compositor de música para cinema e televisão. Durante muitos anos foi o arranjador e orquestrador das partituras de Jerry Goldsmith. Sua composição mais famosa foi o tema da série de televisão Jornada nas Estrelas. No início a partitura foi interpretada pela Symphony Orchestra Graunke de Munique, mas os problemas orçamentários fizeram com que as gravações fossem transferidas para a Inglaterra, a cargo da National Philharmonic Orchestra de Londres.

Os créditos principais da película indicaram: Música de John Williams, adaptada e regida por Alexander Courage, e esta trilha sonora nunca havia suido lançada. Em una entrevista posterior Courage declarou que não considerava necessário o lançamento de uma trilha sonora de Superman IV, já que grande parte da música podia ser encontrada na trilha sonora original de Superman The Movie. Em meu trabalho anterior sobre as trilhas sonoras de Superman II - III e IV, manifestei que discordava de sua afirmação já que, devido à particularidade dos arranjos, este trabalho merecia um lançamento próprio. Também afirmei que, apesar de seus arranjos se ajustarem bem à música original, em certas ocasiões não davam emoção às cenas, sugerindo inclusive que o prestígio de Courage no havia se refletido neste filme.

Tal análise foi feita com base na música escutada no filme, com a limitação de que os diálogos e os sons ambientais não permitiam ter uma clara audição dos detalhes e da qualidade da interpretação. Também, a montagem da película fez com que longos temas acompanhassem  uma, duas ou mais seqüências consecutivas. Nesse mesmo trabalho, concluí dizendo que fiquei com a sensação de que algo faltou, não ficando completamente satisfeito. Que a má qualidade do filme não contribuiu para que se fizesse uma grande partitura. Além disso, considerei que os novos temas não estavam à altura de John Williams e que os arranjos de Courage apenas funcionaram algumas vezes já que nem sempre provocaram a emoção necessária.

Parece-me que era necessário tecer tais considerações antes de iniciar a análise da trilha sonora completa de Superman IV: The Quest For Peace. E inicio afirmando que esta trilha sonora é a jóia deste álbum, por várias razões:

  1. É a primeira vez que se lança este score.

  2.  lançamento é mais completo do que poderíamos esperar, porque inclui a totalidade de música criada para a versão original de 134 minutos.

  3. A qualidade da gravação é de longe a melhor de todas as continuações e não faz feio frente a uma gravação atual.

Tratarei de não repetir o trabalho efetuado na revisão anterior (“A Música de Superman II - III – IV”), porque nela comentei quase a totalidade da música que se ouve no filme, como aqui se percebe. Mas destacarei tematicamente aquelas faixas que tenham elementos em comum. Adicionalmente existem faixas que não se escutam no film e que por isso precisam ser analisadas, além de outras que merecem uma segunda revisão.

Cada faixa deste álbum é uma delícia, já que a cada momento estamos descobrindo novos sons, novos segmentos e arranjos atraentes. O áudio é absolutamente claro e os arranjos muito bem sucedidos.

O lançamento desta trilha sonora me fez mudar a opinião que formei quando ouvi a música no filme. Esta mudança se deve a duas razões:

  1. A qualidade dos arranjos e interpretação da música

  2. Como a trilha está ordenada de acordo com a versão original de 134 minutos, podemos intuir um desenvolvimento dramático da partitura, ainda que nunca se tenha visto a película completa.

A edição final de 90 minutos fez com que se omitissem muitas pistas, e estes lapsos indubitavelmente afetam o desenvolvimento e a compreensão da música. Mesmo assim ainda mantenho a opinião de que em várias passagens do filme os arranjos de Courage não contribuem para adicionar maior emotividade e isto se deve principalmente às adaptações que preparou. E como recorre motivacionalmente aos mesmos temas da trilha sonora do original, se poderia deduzir que esta situação é responsabilidade do orquestrador.

Conceitualmente a partitura se baseia em três elementos:

  1. Temas compostos por John Williams para a película original. Muitos dos leit motiv musicais de tal trilha estão permanentemente presentes: Tema de Superman, Tema de Smallville, Tema de Amor, A Fortaleza da Solidão, A Marcha dos Vilões, Tema da Kriptonita, etc.

  2. Os novos temas compostos por Williams para o filme: Someone Like You (Lacy’s Theme), Jeremy’s Theme e Nuclear Man Theme.

  3. Os arranjos próprios de Courage, que diferentemente do feito por Ken Thorne em Superman II , quase não recorre aos outros temas e arranjos compoestos por Williams para Superman The Movie, o que converte este trabalho em uma adaptação da música de Williams.

Os arranjos de Courage se caracterizaram por ser algo distintos dos de Williams, sem perder o caráter sinfônico da trilha. Como exemplos podemos destacar o uso recorrente do Tema B de Superman (o que se ouve entre a marcha e a repetição da fanfarrea) e a troca de alguns dos metais na interpretação da Marcha de Superman. Por outro lado, em outros temas a adaptação de Courage é quase idêntica ao som de Williams, particularmente nos Temas de Smallville e de Amor. Courage dispôs de todos os elementos da orquestra e os utilizou de acordo com a necessidade dramática e interpretativa da pista.

A disposição das faixas, tais como estão no álbum, é a seguinte:

DISCO CINCO

1. Fanfare/Space Saver [1:48]
2. Main Title/Back in Time [5:40]
3. Pow!/Good Morning [2:45]
4. Smoke the Yokes/Nefarious [1:04]
5. To Work/Train Stopper [2:06]
6. Someone Like You (Lacy’s Theme) [3:17]
7. Jeremy’s Theme [2:13]
8. For Real/The Class [1:43]
9. Hair Raisers [0:59]
10. Lacy/The Visit [2:27]
11. First Nuclear Man [5:24]
12. Nuke 1 Fight/Ashes [3:45]
13. Headline [2:48]
14. Fresh Air [4:33]
15. United Nations/Net Man [4:42]
16. Sunstroke/Enter Nuclear Man 2 [5:25]
17. Flight to Earth/Introducing Nuclear Man 2 [3:27]
18. Lacy (disco version) [2:13]
19. Lacy’s Place [5:23]
20. Ear Ache/Confrontation/Tornado [8:09]
21. Volcano [2:18]
22. Statue of Liberty Fight [3:44]

DISCO SEIS

1. Nuclear Man Theme [2:45]
2. Down With Flu [3:12]
3. Two-Faced Lex/Missile Buildup [1:39]
4. Persuader/Awakened [3:13]
5. Abducted/Mutual Distrust [4:43]
6. Metropolis Fight/Lift to the Moon [3:36]
7. Moon Fight/Goodbye Nuke [5:06]
8. Come Uppance/Lifted/Quarried/Flying With Jeremy/End Credits [9:34]

Alternates and Source Music

9. Fresh Air (album version) [4:35]
10. Someone Like You (Lacy’s Theme) (slow version) [3:33]
11. Red Square Band [0:52]

Source Music and Songs by Paul Fishman

12. Superfly Guy [4:11]
13. Headphone Heaven [3:23]
14. Revolution Now [4:26]
15. Saxy Sadie [4:47]
16. Krypton Nights [4:44]
17. Life’s Too Dangerous [3:14]
18. Workout [2:27]
19. Lois Love [4:56]

Como se pode notar, muitas das faixas são estruturadas como suítes. Em alguns casos efetivamente uma mesma faixa acompanha duas ou mais seqüências consecutivas, já em outras foram reunidas em uma faixa duas ou mais segmentos musicais que tenham alguma relação. Para uma melhor compreensão e identificação dos aficionados, decidi reestruturar a ordem dos temas conforme aparecem na versão que todos vimos. que é a de 90 minutos. Segundo este critério, a ordem seria a seguinte:

Ordem segundo a versão definitiva (90 minutos)

  1. Fanfare

  2. Main Title

  3. Space Saver

  4. Back in Time

  5. Pow!

  6. Nefarious

  7. To Work/Train Stopper

  8. For Real

  9. The Class

  10. Hair Raisers

  11. Lacy

  12. Headline

  13. Fresh Air

  14. United Nations/Net Man

  15. Sunstroke/Enter Nuclear Man 2

  16. Flight to Earth/Introducing Nuclear Man 2

  17. Lacy’s Place]

  18. Ear Ache/Confrontation/Tornado]

  19. Volcano

  20. Statue of Liberty Fight

  21. Down With Flu

  22. Persuader/Awakened

  23. Metropolis Fight/Lift to the Moon

  24. Moon Fight/Goodbye Nuke

  25. Come Uppance/Lifted/Quarried/Flying With Jeremy/End Credits

Temas genéricos

1.       Someone Like You (Lacy’s Theme)

2.       Jeremy’s Theme

3.       Nuclear Man Theme

4.       Lacy (disco version)

Temas nunca lançados por terem sido eliminados da versão definitiva

  1. Good Morning

  2. Smoke the Yokes

  3. The Visit

  4. First Nuclear Man

  5. Nuke 1 Fight/Ashes

  6. Two-Faced Lex/Missile Buildup

  7. Abducted/Mutual Distrust

Temas alternativos

  1. Fresh Air (album version)

  2. Someone Like You (Lacy’s Theme) (slow version)

  3. Red Square Band

Música diegética e canções de Paul Fishman (todas eliminadas da versão final)

  1. Superfly Guy

  2. Headphone Heaven

  3. Revolution Now

  4. Saxy Sadie

  5. Krypton Nights

  6. Life’s Too Dangerous

  7. Workout

  8. Lois Love

  1. Fanfare

Main Title

Space Saver

Correspondem aos temas de abertura e Superman salvando os astronautas. A qualidade do som é notável. Os arranjos dos temas de Williams são tão bons como o original, ainda que com alguns toques pessoais de Courage. A trombeta de Fanfare é espetacular e o Main Title pode ser melhor desfrutado sendo interpretado por uma grande orquestra. Como afirmei anteriormente esta versão do Main Title está fortemente inspirada no título alternativo que John Williams compôs para o primeiro filme (Disco 2, faixa 11) e que nunca foi usado.

Space Saver nos surpreende com um par de breves segmentos musicais que não se ouvem claramente na película. O primeiro no início do tema com um tênue som de sintetizadores, prévio ao segmento principal dominado pelos metais. A conclusão do tema é completamente diferente da do filme, e se explica por que esta seqüência foi trocada de lugar na edição final. A irrupção da Fanfarra do Tema de Superman não teve o efeito emocional que habitualmente teve a música que acompanhou a primeira aparição de Superman nos três filmes anteriores.

  1. Back in Time

Pow!

Correspondem às seqüências de Clark en Smallville. Ambos os temas estão baseados nos temas de Smallville do filme original: Jonathan’s Death (Disco 1 faixa 8) e Leaving Home (Disco 1 faixa 9).

Back in Time se ouve tal como aparece na película, porém a interpretação é muito mais comovente, especialmente na seção de cordas.

Pow! corresponde à reunião que Clark e Mr Hornsby têm na fazenda de Smallville e que termina com Clark lançando uma bola de beisebol no espaço. Esta pista apresenta uma grande mudança em seu segmento final, já que à diferença do filme, onde a música termina com a bola viajando até o espaço, no disco a faixa continua com segmentos dos temas da trilha sonora original: The Planet Kripton e The Trip To Earth.

  1. To Work/Train Stopper

Este é um dos melhores temas do filme e corresponde ao encontro de Clark e Lois na estacão de metrô de Metrópolis e o posterior acidente de trem. É uma combinação muito boa do Tema B de Superman e do Tema de Amor que funciona muito emotivamente no início da faixa. Continuando, descobrimos um espetacular suporte de cordas e metais (principalmente cellos e tubas) em uma espécie de transição antes de passar à seqüência do acidente. Esta dramática seqüência deve ser o único arranjo de Williams que Courage reutilizou neste filme e que se baseava em The Helicopter Sequence. A interpretação da pista é espetacular, sobretudo das cordas e dos metais.

  1. Someone Like You (Lacy’s Theme)

For Real

Lacy

Lacy (disco version)

Someone Like You (Lacy’s Theme) (slow version)

Todos estes temas estão baseados no tema de Lacy: Someone Like You . Por muito tempo se disse que Williams havia composto dois novos temas para esta película: os Temas de Lacy e El Homem Nuclear. Porém sempre existiu a dúvida já que ambos não se ajustavam exatamente ao estilo de composição de Williams, e portanto se presumiu que foram compostos por Courage (num elogio que John Williams faz a seu amigo Alexander Courage, deixa entrever esta última possibilidade). Mas todas estas especulações nã passam de alguns mitos que se criaram a respeito desta trilha. No livro faz parte de “The Blue Box” fica claramente estabelecido que Williams compôs três novos temas para o filme: os temas de Lacy, do Homem Nuclear e Jeremy.

Agora, ao poder escutar integralmente o tema base de Lacy, Someone Like You, se pode concluir que efetivamente se trata de um tema de Williams. O problema é que este tema nunca é ouvido no filme com a clareza do disco, mas apenas em breves segmentos dominados, quase sempre, por um solista de saxofone e que apenas correspondem à primeira parte do tema. Nunca escutamos a belíssima interpretação de cordas que domina a segunda parte e que é o melhor deste tema.

Este tema se constitui em uma agradável descoberta. E também é um dos pontos altos desta edição com a trilha sonora de Superman IV.

For Real y Lacy correspondem às breves versões escutadas no filme e referentes apenas à primeira parte do tema base de Lacy. For Real dominada por la interpretação de flautas e Lacy pelo saxofone.

Lacy (disco version) e Someone Like You (Lacy’s Theme) (slow version) são versões alternativas do tema base e nunca foram utilizadas no filme.

  1. Jeremy’s Theme

The Class

Este tema é a grande surpresa da trilha, e além disso se trata de um duplo descobrimento: 1° porque não tínhamos idéia da existência do Tema de Jeremy, e 2° porque este foi um terceiro tema que Williams compôs para Superman IV, do qual nunca se falou. A única referência que tínhamos desta melodia era um breve segmento que se escuta na seqüencia da sala de aula (The Class), quando Jeremy sugere escrever uma carta a Superman para salvar o mundo do perigo nuclear. Mas nunca imaginaríamos que detrás desta breve melodia estava o melhor tema desta trilha sonora: Jeremy’s Theme.

É um tema vital dominado pela interpretação de clarinete, cordas e suave percussão, além de ter uma melodia belíssima. Possui claras reminiscências de um dos temas principais de Hook e me atreveria a dizer que é quase uma versão prévia de tal tema. Este tema seria muito utilizado na versão original de Superman IV, cujos temas aparecem neste disco (The Visit, Come Uppance/Lifted/Quarried/Flying With Jeremy/End Credits), porém a edição final do filme quase eliminou por completo a relação que Superman tinha com o menino Jeremy, por isso não votamos a escutar este tema. Concluindo, este é um dos temas que justifica plenamente o lançamento desta trilha sonora.

  1. United Nations/Net Man

Este tema une as seqüências de Superman nas Nações Unidas e o recolhimento dos mísseis que Superman faz no espaço. Anteriormente afirmei que a partir da seqüência dos mísseis o filme cai num abismo e a música acompanha esta queda. Mas isso é o que se percebe no filme, já que ao analisar a música de forma isolada a percepção é diferente. A composição para as Nações Unidas funciona e soa muito bem. O tema abre com a interpretacão do Tema B de Superman, para dar lugar a uma composição própria de Courage interpretada por comovedoras cordas e que transmite o sentido solene e transcendente do momento. A orquestração deste tema é muito emotiva e conclui com uma combinação da Fanfarra do Tema de Superman, com o Tema de Lacy.

A seqüência dos mísseis é bastante ridícula, contudo a audição isolada do tema Net Man nos faz esquecê-la. O tema abre com um segmento de cordas que não se percebe no filme, para passar ao primeiro resgate de mísseis musicado com o Tema B de Superman que começa a se converter na marca de Courage para esta película. O segundo resgate de mísseis está acompanhado pela Marcha do Tema de Superman que não funciona tão bem como em outras oportunidades ao longo da série. Talvez tivesse sido melhor recorrer à Fanfarra.

  1. Nuclear Man Theme

Enter Nuclear Man 2

Flight to Earth/Introducing Nuclear Man 2

Confrontation/Tornado

Volcano

Statue of Liberty Fight

Persuader/Awakened

Metropolis Fight/Lift to the Moon

Moon Fight/Goodbye Nuke

Esta larga lista de temas tem como denominador comum a abundante utilização del Tema do Homem Nuclear. Os temas desta seleção apenas se referem ao original Homem Nuclear 2, que na versão definitiva do filme é o único. Recordemos que uma voraz edição do filme original eliminou qualquer vestígio do primeiro. O Tema do Homem Nuclear como tal não existe no filme, e somente o podemos distinguir pelos dois segmentos que aparecem nas diferentes faixas onde é utilizado. O Tema do Homem Nuclear está basicamente composto por dois segmentos:

A.- O primeiro que é uma espécie de introdução, fortemente marcada por metais e que podemos distinguir no começo do confronto entre Superman e o Homem Nuclear quando caem do balcão do esconderijo de Luthor (Confrontation). Este é um segmento bem curto de quatro notas que se repete duas vezes no início e no meio do tema, e cuja utilização não foi muito freqüente durante o filme (apenas na faixa Confrontation / Tornado e muito brevemente em Vulcano e Statue of Liberty Fight)

B.- O segundo, que corresponde ao que poderíamos denominar como a Marcha do Homem Nuclear e que é o tema central que domina quase todas as pistas em que este está presente.

Ao escutá-lo em sua versão base, podemos afirmar que é um tema bastante potente e principalmente arranjado para destacar os metais. Quase não há espaço para a intervenção de outras famílias de instrumentos (madeiras ou cordas por exemplo). Este é outro exemplo de como se pode apreciar um tema de forma isolada gravado diretamente desde sua fonte original.

A respeito de sua utilização nas distintas faixas em que é incorporado, em ocasiões apresenta algumas variações em seus arranjos, mas que não se afastam radicalmente de sua essência de ser um tema para o som de metais. Na maioria das vezes o segmento utilizado é o da Marcha e muito esporadicamente a Introdução. Em todos estes temas em que figura o Tema do Homem Nuclear também aparece o Tema de Superman interpretado de várias formas e arranjos, mas nem todos com a mesma eficácia e qualidade.

  1. First Nuclear Man

Nuke 1 Fight/Ashes

No número 7 se analisou o Tema do Homem Nuclear 2, mas também houve um Homem Nuclear 1 no início do filme original que foi eliminado completamente da edição final. Este primeiro Homem Nuclear era uma espécie de versão fracassada, uma espécie de Frankenstein. Suas cenas tinham mais um sentido de comédia que de desastre. A música utilizada correspondeu a uma versão alternativa mais lenta do Tema do Homem Nuclear, que se pode ouvir nestas duas faixas desconhecidas até hoje.

Na primeira faixa o vemos combinado com o Tema de Lex Luthor, mais alguns arranjos próprios de Courage, que dão um sentido tragicômico ao tema. No é um tema muito atraente, mas como não conhecemos a cena não se pode opinar sobre a efetividade ou não da composição.

A segunda faixa corresponde ao confronto entre Superman e este primeiro Homem Nuclear no lado de fora do Metro Club. Neste tema já escutamos o Tema do Homem Nuclear em una versão mais acelerada, intercalada com segmentos do Tema de Superman e de Lex Luthor, mais os arranjos próprios de Courage. Como a primeira, não se trata de um tema muito atraente, mas como não conhecemos a seqüência, não se pode opinar sobre a efetividade ou não da composição.

9.  Smoke the Yokes/Nefarious

Hair Raisers

First Nuclear Man

Sunstroke

Ear Ache

Two-Faced Lex/Missile Buildup

Todos os temas indicados correspondem a pistas baseadas no Tema de Lex Luthor ou Marcha dos Vilões. Luthor esteve em três das quatro películas, portanto seu tema deveria ser recorrente, mas em nenhum filme anterior este tema esteve tão presente e em tantas pistas como neste. Em alguns temas a interpretação se ajustou de forma muito próxima aos arranjos originais de Williams, e funcionou muito bem. Recordemos que Thorne, em Superman II, inovou bastante nos arranjos deste tema, talvez como em nenhum outro. Porém houve outras em que as inovações não funcionaram muito bem, particularmente em Ear Ache

Vários dos temas indicados não aparecem na versão definitiva do filme de 90 minutos, mas faziam parte da versão original de 134 minutos. Os temas da versão definitiva são:

Nefarious

Corresponde à primeira aparição de Luthor no campo de trabalhos forçados. Trata-se de um breve tema interpretado de forma muito similar à versão original de Williams, marcada pela interpretação de metais (trombones e tubas).

Hair Raisers

Seqüência em que Lex e Lenny roubam o cabelo de Superman. Desta vez o tema de Luthor é interpretado majoritariamente com instrumentos de sopro de madeira (fagote e clarinete), mais a tuba. O tema conclui com um arranjo de Courage baseado em um solo de trompete quando conseguem roubar o cabelo.

Sunstroke

Este tema corresponde à reunião que Lex tem com os traficantes de armas internacionais, a preparação do material genético do Homem Nuclear e seu posterior envio ao Sol. Esta é a faixa mais extensa baseada no Tema de Lex Luthor, e contém vários segmentos com diferentes tipos de interpretação (metais, madeiras, etc.) mais alguns arranjos de Courage intercalados para dar-lhe continuidade. Desta vez estão presentes na interpretação da marcha principal fagote, oboé, trompete e cello. Daí se passa para um tema de rasgos militares carregado de metais (trompa, trompetes e trombones) que correspondem às seqüência prévia ao envio do material genético ao Sol. O tema conclui com uma leve Fanfarra do Tema de Superman.

Ear Ache

Este é o tema em que Lex entra em contata com Superman o faz ir ao seu esconderijo para apresentá-lo ao seu novo inimigo: O Homem Nuclear. Este deveria ter sido o momento de maior brilho de Lex diante de seu arquiinimigo Superman. Pelo que, o lógico seria que o sentido da música fosse de muito drama. Não foi assim e Courage optou por uma interpretação muito mais acelerada do tema, mas sem esse sentido dramático. A interpretação, que é muito variada e com diversos arranjos do Tema de Lex, nunca dá à cena o tom ameaçador e de perigo (que é o que se supõe que está ocorrendo). Dentro do tema também se intercalam segmentos do Tema do Homem Nuclear. Em resumo, creio que o tema não funcionou e não provocou o clima esperado.

Os segmentos não incluídos na versão final foram os seguintes:

Smoke the Yokes

Este tema deveria aparecer imediatamente antes de Nefarious. É um tema muito curto com a interpretação da Marcha dos Vilões, com trombones e tuba.

First Nuclear Man

Supostamente corresponde ao momento do nascimento do primeiro Homem Nuclear. Corresponde a uma combinação do Tema de Lex (interpretado por toda a variedade de metais) mais o Tema do nascente primeiro Homem Nuclear. Trata-se de um tema bem tenso, de caráter obscuro e sem muita vitalidade.

Two-Faced Lex/Missile Buildup

Lex recorrendo ao mundo, argumentando sua postura frente ao risco nuclear. O Tema de Lex interpretado de forma mais tênue e um pouco mais acelerada por clarinetes, para logo ir avançando em crescendo até uma interpretação bem mais intensa do tema por toda a orquestra.

10.  Abducted/Mutual Distrus

Esta é uma das faixas não utilizadas da película, e não tenho certeza quanto ao momento do filme a que corresponde. Foi incluído porque é um tema que combina quase todos os temas principais do filme, de forma coerente e harmoniosa. A habilidade de Courage para os arranjos fica aqui demonstrada. A ordem cronológica dos temas que aparecem na faixa é a seguinte: Tema de Lacy, Tema do Homem Nuclear, Tema de Lex, Fanfarra do Tema de Superman. Os três primeiros se repetem várias vezes dentro da faixa. Se há uma certeza, é de que na cena correspondente participam Lacy, Lex Luthor e o Homem Nuclear.

11.  To Work/Train Stopper

Fresh Air

Lacy’s Place

Down With Flu

Estes são os temas em que aparece o Tema de Amor ou Can You Read My Mind, e que pelo que se pode notar não foram mutos. Em dois deles aparece combinado com outros temas principais do filme: Em To Work/Train Stopper com o Tema B de Superman e em Lacy’s Place com o Tema de Lacy y Superman.

Fresh Air

Este tema é uma reedição da seqüência de vôo do primeiro filme. A orquestra está perfeita na execução do Tema de Amor, sobretudo as cordas que soam maravilhosamente. O tema é mais curto, já que foi adaptado à duração da cena. A versão do disco não é exatamente igual à do filme, contendo um par de segmentos que não são ouvidos nele. Adicionalmente o disco traz uma versão alternativa chamada Fresh Air (album version) que tem a mesma duração qua a anterior (era para a mesma seqüência) mas apresenta algumas diferenças no segmento intermediário e no final da seqüência de vôo. O resto é igual

Lacy’s Place

Bela melodia que combina alternadamente o Tema de Lacy com o Tema de Amor, mais algumas aparições menores do Tema de Superman. Cada vez que algum dos temas foi interpretado novamente, sempre foi com um arranjo orquestral diferente. Um dos bons temas do álbum.

Down With Flu

Seqüência em que Lois visita um enfermo Clark em seu departamento. É um tema bastante obscuro e triste, tal como é a seqüência. Uma das boas pistas que compôs Courage, já que reflete o drama da cena. A combinação da Fanfarrea do Tema de Superman com o Tema de Amor funciona muito bem. A tonalidade que Courage dá a ambos os temas cria uma atmosfera muito apropriada.

12.  Come Uppance/Lifted/Quarried/Flying With Jeremy/End Credits

Esta suíte corresponde à música das cinco últimas seqüências do filme original de 134 minutos. O detalhamento é o seguinte:

Come Uppance Quando Perry White anuncia a David Warfiel que conseguiu o apoio de financiadores para retomar o controle do Planeta Diário, mais a despedida de Clark e Lacy.

Lifted Corresponde à seqüência em que Superman captura Lex e Lenny enquanto fugiam por uma auto-estrada, deixando Lenny em uma instituição para menores.

Quarried Corresponde à seqüência onde Superman leva Lex de volta ao campo junto aos outros presos, mais a cena em que Superman se dirige novamente ao mundo no lado de fora do prédio das Nações Unidas.

Flying With Jeremy Superman vai em busca de Jeremy e o leva a voar ao redor do mundo, para desembocar nos créditos finais do filme.

End Credits Créditos finais do filme.

Análise de cada uma delas:

Come Uppance

a.       Perry White anuncia a David Warfiel que conseguiu o apoio de financiadores para retomar o controle do Planeta Diário.

Este tema soa exatamente igual ao filme e corresponde a uma versão festiva e alegre do Tema de Amor.

b.      Despedida de Clark e Lacy.

Esta cena foi eliminada da montagem final e corresponde a uma breve versão do Tema de Lacy.

Lifted

Novamente o Tema de Lex numa versão mais cômica, para continuar com a Fanfarra do Tema de Superman quando Lex e Lenny são capturados. O Tema B de Superman irrompe quando Superman entrega Lenny a uma instituição de menores.

Quarried

a.       Superman deixa Lex novamente no campo de trabalhos forçados, com os demais presos.

É a mesma música que se escuta na versão final do filme, e que também corresponde à última seqüência antes dos créditos finais. O tema está baseado no Tema de Lex , combinado com uma suave Fanfarra do Tema de Superman

b.      Superman se dirige novamente ao mundo no lado de fora do prédio das Nações Unidas.

A música desta seqüência é completamente diferente da que ouvimos na versão final do filme. Em primeiro lugar o tema abre com una melancólica versão do Tema de Amor, que é interrompida pela melodia que acompanha a descida de Superman na praça exterior das Nacões Unidas, que é a mesma que se escuta no filme. Já o tema que supostamente acompanha o discurso de Superman não tem nada a ver com o do filme (que é uma repetição da música utilizada no discurso de Superman no salão principal das Nações Unidas), sendo uma melancólica versão da Fanfarra do Tema de Superman.

Flying With Jeremy

Uma bela melodia baseada integralmente no Tema de Jeremy, e que dá lugar à seqüência dos créditos finais.

End Credits

Os trombones anunciam a Fanfarra do Tema de Superman para passar ao ostinato prévio da Marcha e começar diretamente com o tema conhecido por todos. Esta versão dos créditos finais tem duas diferenças com relação à ouvida no filme:

a.       No início,  no duplo segmento de Fanfarras, a versão do filme é mais curta, omitindo uma das ligações que conectam ambos segmentos;

b.      Na versão do filme se omite a repetição da Fanfarra, porém a versão do disco a considera integralmente.

Não obstante, a interpretação é absolutamente adequada a toda a orquestra.

13.  Tema de Superman

Deixei para o final uma pequena análise do tratamento que Courage dá ao Tema de Superman ao longo da trilha sonora. Diria que Courage é de longe o compositor que mais arranjos criou para o Tema de Superman. Podemos encontrar uma considerável variedade de arranjos na maioria das faixas em que aparece o herói. Como nenhum outro (incluindo até mesmo Williams) Courage utiliza abundantemente o Tema B de Superman (o que surge a marcha e a repetição da Fanfarra) e em cada utilização recorre a diferentes componentes da orquestra, atribuindo a ele uma sonoridade muito boa.

Envie comentários e sugestões para o autor:
hugomoyaarancibia@hotmail.com

Apesar disto, muitas vezes estes inovadores arranjos não fornecem a emotividade necessária para uma cena heróica. O salvamento dos astronautas, a cena do vulcão, a estátua da liberdade, o resgate dos mísseis, etc., são exemplos de como, mesmo estando presente este tema, não se obteve a emoção necessária. O que em outras seqüências similares dos outros filmes se conseguiu. O uso da Fanfarra nas distintas seqüências nunca foi o suficientemente majestosa para fazer-nos saltar da cadeira - apesar de que as próprias cenas tampouco ajudam. Contudo, às vezes a música ajuda a salvar algumas cenas.

Bem, dediquei um pouco mais de atenção a esta trilha sonora pela qualidade e a novidade de suas composições. Creio que foi um trabalho correto, de bons arranjos e muito bem interpretado. Em geral a música funciona em conjunto com as imagens, porém creio que o Tema de Superman não foi suficientemente aproveitado, como aconteceu nos filmes anteriores, ao menos em Superman The Movie e Superman II.

Leia também:

A MÚSICA DE SUPERMAN II, III E IV
A Música de Superman: O Retorno

VOLTAR À PÁGINA INICIAL