A música de Superman II - III - IV 

Hugo Moya Arancibia 

Introdução

É provável que vários de vocês estejam se perguntando porque vou escrever sobre as trilhas sonoras das seqüências de Superman e não sobre a do filme original, a qual definitivamente é a melhor e que inspirou diretamente a de pelo menos duas continuações (II e IV). A razão é muito simples: muitas pessoas, em diversas mídias, já comentaram, criticaram e louvaram esta monumental obra musical (talvez a melhor de John Williams), e estas opiniões já atingiram todos os espectros possíveis. Basta navegar pelas diversas páginas da Internet dedicadas a trilhas sonoras, John Williams ou Superman para comprovar que a trilha sonora de Superman The Movie é uma referência unânime. Por outro lado, também é evidente que quase não existem referências acerca das trilhas sonoras das continuações, a não ser para estabelecer que foram inspiradas total ou parcialmente no trabalho original de John Williams.

De qualquer forma e sem prejuízo do que foi acima assinalado, gostaria de fazer uma breve reflexão sobre a transcendência que foi obtida por esta partitura, através da seguinte pergunta: O que tem esta música para provocar tamanha fascinação? Na minha opinião, duas são as causas que produzem tal efeito. A primeira é o fato desta ser a mais épica e majestosa das trilhas sonoras já compostas para filmes de super-heróis. Escutar o tema principal imediatamente evoca o personagem, sendo esta uma das melodias cinematográficas mais facilmente reconhecíveis de toda a história do cinema. A segunda refere-se diretamente ao mito criado em volta da trilha sonora original, devido ao pobre tratamento dado ao álbum, o qual foi prejudicado principalmente pela ausência de vários temas chaves utilizados no filme.

Estas omissões foram parcialmente remediadas em 1998 com a regravação que John Debney fez da obra. Mesmo assim este trabalho não foi muito bem recebido pelos aficionados. Ainda por cima o mito cresceu e se consolidou em 2000, quando a Rhino Records lançou uma edição remasterizada da trilha sonora original completa, incluindo todos os temas ausentes no disco original e em suas versões genuínas interpretadas pela London Symphony Orchestra. Este lançamento foi um dos mais celebrados no mercado especializado, o que demonstrou que existia a demanda pela versão completa deste trabalho. A nova edição, inclusive, foi mais comentada que a versão original. Como conseqüência deste êxito, aumentou o apetite pelo lançamento das versões completas das trilhas sonoras das seqüências. Esta aspiração tem, adicionalmente, a fundamentação de que hoje em dia é praticamente impossível de se obter uma cópia dos álbuns de Superman II e III, mais o fato de que a trilha sonora de Superman IV nunca foi lançada em qualquer formato.

Longo foi o caminho percorrido para que pudéssemos ter algum dia, em nossas estantes, a trilha original completa do primeiro filme. Mais longo e difícil será o caminho para que possamos conseguir o mesmo com as outras três trilhas sonoras. Pessoalmente não estou muito otimista a respeito do êxito desta nova empreitada. Desde que iniciei a apreciar a música do cinema, foram muito poucas as ocasiões nas quais pude ler comentários ou críticas sobre a música das três seqüências de Superman, e quando o fiz, estes comentários não foram muito favoráveis. Com este trabalho, que irá para o ScoreTrack em partes, pretendo efetuar a análise mais objetiva possível, não apenas baseado em minhas próprias impressões, mas também em outros antecedentes sobre os quais me referirei durante seu desenvolvimento.

Aspectos Gerais da Análise

A seguir destaco alguns antecedentes básicos para poder compreender a análise que se seguirá:  

1. Os álbuns com as trilhas sonoras de Superman II e III são praticamente impossíveis de serem adquiridos. Além do mais, estas duas trilhas não foram preparadas com o cuidado devido, o que significou que não obtiveram muito sucesso ou avaliações positivas. A principal característica de ambas, em disco, é a sua curta duração e a ausência de uma porcentagem importante da música ouvida em cada filme. Esta limitação significa que minha análise será baseada exclusivamente na música efetivamente escutada nos filmes, e não em suas versões em discos e fitas de áudio.

2. A trilha sonora de Superman IV nunca foi editada, mais uma razão pela qual estou obrigado, neste caso, a basear-me na música constante no filme.

Para fazer a seleção dos temas, considerei a quase totalidade da música utilizada em cada filme. Somente deixei de fora da seleção aqueles temas cuja duração é inferior a 30 segundos. Na continuação:

A MÚSICA DE SUPERMAN II
A MÚSICA DE SUPERMAN III

A MÚSICA DE SUPERMAN IV

Superman: The Music (The Blue Box)
VOLTAR À PÁGINA INICIAL