Compositores
www.scoretrack.net

MIKIS THEODORAKIS

por Jorge Saldanha

Mikis Theodorakis nasceu na ilha grega de Chios no dia 29 de julho de 1925. Ainda criança ele foi atraído pela música folclórica da Grécia, e após ouvir a "Nona Sinfonia" de Ludwig von Beethoven, decidiu tornar-se compositor. Ele recebeu uma formação musical tanto no seu país natal como no Conservatório de Paris, onde estudou com Olivier Messiaen. Seu talento natural para a música foi imediatamente reconhecido, e logo solicitaram que compusesse partituras cinematográficas e música para balés. Em 1959 seu balé Antígona foi apresentado no Covent Garden em Londres. A morte de um jovem grevista e os poemas que musicou sobre o incidente fizeram com que retornasse ao seu país. Theodorakis nunca foi indiferente à política.

 

A ocupação alemã da Grécia, a Guerra Civil em seu país e as intermináveis tensões entre a Turquia e a Grécia sobre a disputa de Chipre marcaram profundamente Mikis Theodorakis. Ele sempre tentou manter uma posição conciliatória, mas eventualmente defendia fortemente seus pontos de vista. Como resultado, chegou a ser preso mais de uma vez, e até mesmo foi torturado. Quando os militares assumiram o poder em 1967, ele primeiramente ficou detido em seu país, mas em 1970, graças à pressão de um movimento internacional, foi libertado e exilou-se em Paris.

 

Theodorakis tornou-se famoso graças aos seus scores para Zorba - O Grego, de Michael Cacoyannis (1964) e Z, de Costa-Gavras (1969). Ele também compôs a música de As Mulheres de Tróia, O Dia em que os Peixes saíram do Mar e Iphegenia in Aulis, três filmes de Cacoyannis. Com o diretor Costa-Gavras ele igualmente desenvolveu uma parceria, e logo após Z compôs a trilha original de Estado de Sítio. Entre suas sessenta trilhas sonoras, também não deve deixar de ser mencionada a de Serpico, do diretor Sidney Lumet.

 

Nas décadas de 1960 e 1980, Mikis Theodorakis atuou na política grega - foi membro do Parlamento e ministro. Foi até mesmo convidado a ser presidente da Grécia, mas recusou por sua já avançada idade. Apesar de algumas de suas declarações políticas serem controversas, ele recebeu vários prêmios pela paz. No dia 20 de outubro de 2007 Mikis Theodorakis receberá um prêmio pelo conjunto de sua obra na cerimônia do World Soundtrack Awards, ocasião em que a Flemish Radio Orchestra, regida por Dirk Brossé, interpretará a música de Zorba - O Grego.

Filmografia de Mikis Theodorakis, cortesia de Internet Movie Database

VOLTAR PARA COMPOSITORES