ANJOS DA NOITE - UNDERWORLD (Underworld, EUA, Alemanha, Hungria, Inglaterra, 2003)
Gênero: Aventura, Terror
Duração: 121 min.
Elenco: Kate Beckinsale, Scott Speedman, Michael Sheen, Shane Brolly, Bill Nighy, Erwin Leder, Sophia Myles, Robbie Gee
Compositor: Paul Haslinger
Roteiristas: Kevin Grevioux, Len Wiseman, Danny McBride 
Diretor: Len Wiseman

Velhos monstros para os novos tempos

UNDERWORLD é um filme divertido para os fãs de vampiros e lobisomens, que entram no século 21 com força total

De tempos em tempos o cinema recicla os tradicionais monstros da tela, a fim de adequá-los ao momento e ao gosto das novas platéias. O atual ciclo iniciou no final dos anos 90, em filmes bem sucedidos como BLADE - O CAÇADOR DE VAMPIROS e A MÚMIA, onde o terror cedeu espaço à ação. Alvo de opiniões controversas, este ANJOS DA NOITE - Underworld, um dos mais recentes títulos a seguirem por essa linha, mostra uma guerra entre vampiros e lobisomens, aparentemente baseada em dois famosos RPGs.
 
Dirigido por Len Wiseman e estrelado por sua noiva, a bela atriz britânica Kate Beckinsale (que divide a tela com Hugh Jackman em outro novo filme do gênero, VAN HELSING - O CAÇADOR DE MONSTROS), e por Scott Speedman, mais conhecido por seu papel na TV como o Ben, do seriado Felicity, Underworld tem por núcleo a batalha travada entre as duas espécies mais populares de monstros da cultura ocidental, mostrada de maneira moderna e "videoclíptica", seguindo a trilha do sucesso de filmes como Matrix. A fotografia dark, as roupas de couro preto e as brigas travadas com o uso de armas de fogo - em que balas de prata batem de frente com balas de líquido ultra-violeta - são parte do efeito causado pelo sucesso da série dos irmãos Wachowski.
 
Na trama, a vampira Selene, vivida por Beckinsale, descobre o interesse dos lobisomens por um médico humano, Michael Corvin (Speedman), com o qual acaba desenvolvendo uma espécie de ligação amorosa que incomoda seu clã. A partir dessa "relação" entre os dois se desenrola a história do filme, e acontecem as revelações que vão responder às questões que começam a aparecer à medida que Underworld inicia.
 
O filme gerou opiniões divididas já antes de sua estréia. Há os que o consideraram apenas mais um blockbuster em meio a inúmeros títulos do gênero. Mas há aqueles que, apesar de quebras de convenções do estilo feitas por Wiseman (os vampiros se refletem no espelho e entram sem serem convidados, por exemplo), foram capazes de entender o que parece ser a real proposta de Underworld: ser um filme divertido para os fãs de vampiros e lobisomens, que entram no século 21 com força total.

Cotação:
Luis Fernando Volkweis Filho
FILME EM DESTAQUE